Qual a origem da Renault

A origem da Renault é, sem dúvidas, uma das mais interessantes de se conhecer. Ao ver ou dirigir um dos carros da Renault, as pessoas não têm noção dos desafios que a empresa enfrentou para se desenvolver e se consagrar como uma das maiores produtoras de veículos do mundo. 

Durante mais de 100 anos, desde a origem da Renault, a empresa francesa teve que enfrentar duas guerras mundiais, além da perda de um de seus principais fundadores, assassinado em uma delas. 

Quer saber mais sobre a origem da Renault? A seguir, conheceremos um pouco mais sobre a empresa e veremos quais são os seus carros mais famosos, além de saber também quem são os seus donos atuais. Confira! 

O que é a Renault?

A Renault é uma empresa francesa de veículos. A sua produção inclui veículos pequenos e médios, ônibus, vans e caminhões. Uma referência no desenvolvimento de protótipos, a Renault é a fabricante de veículos que possui os melhores resultados em testes de colisões.

O que é a Renault
Fonte/Reprodução: original

Com a sua sede localizada na França, a Renault está presente em mais de 100 países pelo mundo e emprega em torno de 180.000 pessoas. Agora que temos uma melhor noção do que é a empresa, vamos conhecer a origem da Renault. 

Qual é a origem da Renault?

Embora a origem da Renault seja atribuída a Louis Renault, os seus irmãos, Fernand e Marcel também tiveram um papel importante na origem da empresa. Enquanto Louis pilotava um carro que tinha construído na garagem da sua casa, algumas pessoas o desafiaram ao afirmar que o seu carro não tinha capacidade de subir uma ladeira. 

Como esperado, Louis venceu a aposta e recebeu uma encomenda de 12 unidades de seu veículo. Financiado pelos seus irmãos, Louis começou a produzir os carros. Apenas dois anos depois, a empresa iniciada pelos irmãos Renault já tinha mais de 100 funcionários.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Renault se dedicou a fabricação de artigos de guerra, principalmente de caminhões, motores de aviões, bombas e armas. Após o fim da guerra, a Renault tinha se tornado a maior montadora de toda a França. 

Já na Segunda Guerra Mundial, a fábrica da Renault foi invadida pelo exército alemão, que tomou a empresa a fim de fabricar veículos para si. Assim, sob acusação de manter relações com o inimigo, Louis Renault, o principal fundador da empresa, foi preso e morto logo depois.

Após isso, o governo francês assumiu a posse da Renault. Depois de passar por uma fase de reconstrução, a Renault continuou a se desenvolver, até chegar ao patamar que conhecemos hoje. 

Quais os mais conhecidos carros da Renault?

Desde a origem da Renault ela é uma das maiores fabricantes de carros populares do Brasil e possui milhões de veículos espalhados por todo o país. Dentre os mais populares podemos destacar: 

  • Logan: Por ser um carro espaçoso, o Logan se tornou o carro ideal para aqueles que gostam de fazer viagens em família;
  • Sandero: O Sandero continua sendo um dos carros mais vendidos da Renault até hoje. Mesmo com uma pegada mais urbana, ele também possui uma versão Sport;
  • Clio: Já o Renault Clio é lembrado por ser o primeiro carro do mercado no Brasil a contar com Airbags;
  • Scenic: Mesmo sendo um modelo mais antigo, o Scenic possui uma estrutura similar aos atuais SUVs; 
  • Oroch: O Oroch é um dos carros mais populares da Renault por ser um dos pioneiros no segmento de picapes monobloco. 

Esses são alguns dos carros mais populares e vendidos da Renault aqui no Brasil, mas e quanto ao dono atual da empresa? Vamos ver. 

Quem é o dono da Renault atualmente?

A maior parte da Renault pertence aos acionistas, mais precisamente, 62% dela. O governo da França e a Nissan detêm mais 15%. Já o restante pertence a Daimler, a dona da Mercedes Benz. 

Quem é o dono da Renault atualmente
Fonte/Reprodução: original

Conhecemos então a origem da Renault, e pudemos ver como é realmente interessante saber como essa empresa foi moldada a medida que enfrentava desafios, até se tornar o que é hoje. 

4 comentários em “Qual a origem da Renault”

Deixe um comentário