A origem da Química foi fundamental para o avanço da tecnologia, visto que muitas descobertas foram feitas nessa área de conhecimento. Siga com a leitura deste conteúdo e, saiba mais sobre a origem da Química e suas contribuições para a sociedade, confira!
O que é a química?
A Química faz parte das Ciências da Natureza, com o objetivo estudar a matéria, suas transformações, propriedades e sua constituição. Considerada uma ciência experimental, visto que é baseada em observações de experimentos.

A matéria é tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço. Ela é formada por átomos, constituindo as diferentes substâncias químicas. Assim, a química desempenha um papel fundamental na sociedade, pois auxilia no desenvolvimento de todos os ramos da ciência.
Qual a origem e a sua história?
A origem da Química moderna ocorreu no século XVIII, mas antes disso tivemos a prática da Alquimia, que foi precursora da ciência. Com o objetivo de criar a “Pedra Filosofal”, os alquimistas desenvolveram diversas técnicas e experimentos, que resultaram na descoberta de alguns elementos químicos.
Robert Boyle foi a primeira pessoa a executar experimentos planejados, mas Antoine Lavoisier é tido como o pai da química moderna. Suas contribuições em relação ao conceito de conservação de massa é considerado o grande marco da química moderna. Esse conceito foi referência para a criação do primeiro modelo atômico, proposto por John Dalton no início do século XIX.
Qual a importância da química?
Agora que sabemos a origem da Química, é importante entender qual é a sua importância para o desenvolvimento da sociedade. Afinal, é através da Química que podemos estudar as transformações sofridas por determinada substância, e assim usar esse conhecimento em nosso benefício.

Ao longo da história da humanidade, inúmeras foram as contribuições dessa ciência. Entre elas, podemos citar:
- Aumento da eficácia de cosméticos;
- Aumento do prazo de validade de produtos de todos os tipos;
- Desenvolvimento de medicamentos;
- Desenvolvimento de combustíveis alternativos;
- Soluções para problemas ambientais.
Saiba que a Química possui ainda três níveis fundamentais: macroscópico, microscópico e simbólico.
Quais são as áreas de atuação?
As áreas de atuação de uma pessoa formada em Química são as mais variadas. É possível atuar em diversos tipos de indústrias, na gestão e controle de qualidade. Além disso, a área forense é uma das mais buscadas, assim como o trabalho em instituições públicas.
Quais os tipos de química?
A origem da Química possibilitou o surgimento de cinco grandes áreas: Inorgânica, Orgânica, Bioquímica, Físico-Química e Analítica.
Química Inorgânica
A Química Inorgânica é responsável pelo estudo da matéria inorgânica, como ácidos, bases, sais e óxidos e, suas reações químicas.
Química Orgânica
A Química Orgânica é responsável pelo estudo dos compostos de carbono, suas reações e isomerias. É a maior área da Química, visto que 90% dos compostos químicos conhecidos são orgânicos.
Bioquímica
A Bioquímica é responsável pelo estudo da composição e reações que ocorrem em organismos biológicos. São reações que não são visíveis a olho nu, mas são importantes para entender os processos que garantem a sobrevivência dos seres vivos.
Físico-Química
A Físico-Química é responsável pelo estudo dos processos energéticos dos sistemas químicos.
Química Analítica
A Química Analítica é responsável pela análise de materiais, compreendendo assim a composição, estrutura e quantidade.
Conhecer a origem da Química e quais foram as suas contribuições para a sociedade, é importante para entender que suas descobertas foram fundamentais até mesmo para o avanço de outras ciências, como a física e a biologia.