Conheça a Origem da queijadinha e algumas curiosidades sobre o prato abrasileiro aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento da queijadinha leia aqui!
Você sabe qual a origem da queijadinha e como ela é preparada? A queijadinha é um xodó nacional, que mistura dois ingredientes muito utilizados na nossa culinária: o queijo e o coco.
Essa é mais uma das receitas herdadas de colonizadores, porém, que foram transformadas com o passar do tempo, tornando-se única. Conheça mais a respeito dela a seguir!
O que é queijadinha?
Para quem não identifica, a queijadinha é um doce brasileiro, que apesar do nome, nem sempre possui queijo em sua receita, pois na verdade, ela é um doce feito à base de coco, que em alguns casos, pode ser adicionado o queijo.

Fonte/Reprodução: original
Por que se chama queijadinha?
O nome do doce vem por conta da versão original, que se chamava queijada. Quando desembarcou no Brasil, recebeu outros ingredientes e adaptações na receita, então, o doce foi rebatizado e passou a se chamar queijadinha.
Qual a origem da queijadinha?
A origem da queijada vem de Portugal, mas quando chegou no Brasil, sofreu grande influência pelos escravos africanos que moravam na região. Existe uma lenda que conta que um escravo foi o responsável por substituir o queijo pelo coco, o que deu origem à queijadinha que conhecemos hoje.
Qual a diferença entre quindim e queijadinha?
Apesar de parecidos, o quindim e a queijadinha são doces diferentes. Ambos têm origem portuguesa e são feitos com ovos, mas o quindim, em sua receita original, era feito com amêndoas, e quando chegou no Brasil, foi substituído pelo coco. Sua consistência mais se assemelha com a de um pudim, pois é extremamente macia.

Já a queijadinha, mais parece um bolinho, principalmente por conta da presença da farinha de trigo. Ela é considerada um doce de tabuleiro, pois era comercializado dessa forma tempos atrás.
Quais os tipos de queijadinha?
Desde a origem da queijadinha, ela se divide entre a que leva queijo e a que não leva queijo em sua receita. Hoje, ainda é possível encontrar receitas que utilizam outros ingredientes como baunilha e até mesmo leite condensado, o que deixa o famoso doce ainda mais cremoso.
Qual queijo usar na queijadinha?
Para quem deseja fazer sua receita com queijo, existem algumas opções que podem ser utilizadas na fabricação da queijadinha. Na maioria das vezes, o utilizado nesse tipo de doce é o parmesão, porém, queijos como o meia-cura também são muito usados na queijadinha.
A queijadinha é um doce extremamente fácil e rápido de preparar, por isso, pode até mesmo se tornar fonte de renda de diversas famílias, que podem fazer o doce e comercializar.
Você pode fazê-los também em tabuleiros e vender como doce de corte, o que dispensa as famosas forminhas de papel.
Ao contrário de algumas receitas, que se tornam típicas de determinadas regiões, a queijadinha é uma verdadeira paixão nacional. Presente em todos os estados brasileiros, esse é um doce perfeito para ser consumido na companhia de um café da tarde bem quentinho.
Receita tradicional de queijadinha
Ficou com vontade de comer queijadinha? Existe uma receita simples, que só precisa de 4 ingredientes e fica pronta em pouquíssimo tempo.
- 4 ovos inteiros
- 3 xícaras de coco ralado
- 4 colheres de queijo ralado
- 1 xícara de leite condensado
Você deve bater tudo no liquidificador até que ganhe uma consistência uniforme. Depois disso, é só distribuir em forminhas e levar ao forno por, em média, 35 minutos.
Interessante a origem da queijadinha, não é verdade? Se gostou, acompanhe os outros conteúdos do Origem das Coisas e fique por dentro de várias curiosidades!
Que tipo de bebida devo servir a queijadinha?