Conheça a origem da psicologia: história, objetivo e significados

Conheça a Origem da psicologia, sua história e objetivos aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da psicologia leia aqui!

A psicologia é fundamental na nossa vida atualmente, e a cada dia que passa, a necessidade dela na sociedade é ainda maior.  Ele surgiu para que se compreendesse o comportamento mental humano. A falta do entendimento sobre algumas situações anormais fizeram com que um estudo fosse feito para determinar os acontecimentos daquelas situações, o que originou a psicologia.

Psicologia: onde se originou o estudo da personalidade e comportamento humano

A psicologia como um todo em relação ao estudo da personalidade e do comportamento humano, data dos gregos antigos. Também há evidências dessa mesma questão nos tempos do Egito, esse estudo continuou até os anos de 1870 como uma forma de filosofia. Após isso foi denominada como um ato científico e independente na Alemanha, o que se concretizou como fato.

Psicologia onde se originou o estudo da personalidade e comportamento humano

Fonte/Reprodução: original

Como se deu o desenvolvimento histórico da psicologia como ciência?

O desenvolvimento da psicologia se tornou ainda mais forte em 1879, quando na Alemanha foi fundado o primeiro instituto. Nessa mesma ocasião, diversos profissionais foram formados para utilizar do mesmo pensamento.

Ao longo desse tempo, a psicologia vem se tornado ainda mais presente na vida das pessoas. E graças aos estudos antigos e progressos que foram estabelecidos antigamente, temos o mapeamento de diversos comportamentos psicológicos.

Como a psicologia se originou no Brasil?

No Brasil a origem da psicologia se deu por dois caminhos diferentes, uma dessas formas foi pelos cursos de formação de professores na matéria. E após isso, pela psicologia industrial, como uma industrialização muito grande nos centros urbanos. Isso fez com que nesse tempo a modalidade ganhasse vida.

O que fez com que diversos cursos colocassem como uma matéria de entendimento para a formação de outro curso, como a pedagogia. O entendimento sobre o comportamento humano passou a ser ainda mais importante para que fosse aplicado a disciplina por exemplo para os formados para professores.

O que objetiva a psicologia?

A psicologia nada mais é do que o estudo do comportamento e ação humana com a interação com o ambiente físico e social. Ele tem como objetivo entender o que uma pessoa, por exemplo pode estar passando ao agir de determinada forma.

Isso faz com que exista formas de “burlar” esses pensamentos que estão por atrapalhar a vida do indivíduo e tratar para que consiga voltar a viver normalmente. Então tem como objetivo mais concreto, o entendimento psicológico de cada pessoa e como ela age em relação a situações diferentes. O que faz com que seja possível o mapeamento da situação e o estudo do nível em que isso ocorre com as pessoas.

O que são a psicologia positiva e a terapia cognitivo comportamental?

A psicologia positiva tem semelhanças com a terapia de bem estar, mas ela envolve algumas técnicas e alguns exercícios em apenas um tratamento. O foco desse formato é o exercício de pensamentos positivos, para que o paciente possa ter um significado sobre a vida.

Já a terapia cognitivo comportamental serve para que o paciente consiga desenvolver a flexibilidade cognitiva, ou seja, poder fazer com que a pessoa consiga se permitir a efetuar mudanças na forma de pensamento e comportamento. Para essa situação será usado uma análise de crenças e exercícios para conseguir reestruturar os pensamentos daquela pessoa.

O que significa o símbolo da psicologia?

O desenho do tridente se deve aos três pilares que são formatos, como o comportamentalismo; humanismo e psicanálise. Ou para denominar a palavra psique no alfabeto grego que se assemelha bastante ao tridente.

A psicologia atualmente é muito importante, e mesmo que não tenha nenhuma questão é sempre bom ir até os profissionais deste estudo para compreender ainda mais a sua própria mente e estabeleça melhores metas na vida.

Deixe um comentário