Conheça a origem da psicologia: história, objetivo e significados

Conheça a Origem da Psicologia e toda a sua história aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da psicologia leia aqui.

A psicologia é uma das áreas mais importantes do saber humano, e talvez uma das que mais tenha sofrido preconceito também. Desde os primórdios da humanidade muitas pessoas se perguntaram por que nós agimos da maneira que agimos, por que nós temos medo das coisas que temos, e é isso que a psicologia busca investigar. Sendo essa área de tanta importância, é de igual importância também conhecer a origem da psicologia.

Psicologia: onde se originou o estudo da personalidade e comportamento humano

 A origem da psicologia ocorreu na Grécia antiga. A palavra psicologia vem das palavras gregas “psico” e “logía”. Psico significa alma e logía significa estudo, portanto, psicologia nada mais significa do que “estudo da alma”, um nome que combina muito bem com a origem da psicologia. A psicologia aparece inicialmente como um ramo da filosofia, e só muito tempo depois tornou-se uma área de estudos distinta. 

Psicologia onde se originou o estudo da personalidade e comportamento humano
Fonte/Reprodução: original

As principais contribuições da filosofia grega para a psicologia vieram por meio da figura de Alcmeão de Cretona, que estabeleceu a psicologia como a área que estuda a vida mental, bem como estudou as áreas do pensamento, memória e imaginação, e esses estudos foram de colossal importância para a origem da psicologia.

Como se deu o desenvolvimento histórico da psicologia como ciência?

Até o ano de 1878, a psicologia permaneceu sendo apenas uma área da filosofia destinada a estudar de maneira mais específica a mente e o comportamento humano, tendo sido fortemente influenciada por Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, São Tomás de Aquino, entre outros. 

No ano de 1879, porém, a psicologia conseguiu o impulso necessário para tornar-se uma ciência distinta, e muito disso se deu graças ao surgimento do Instituto de Psicologia, fundado na Alemanha por Wilhelm Wundt em Leipzig. 

O Instituto fez com que a psicologia fosse mais bem vista e respeitada, bem como aprimorou o método da psicologia enquanto ciência. Isso permitiu o surgimento de diferentes abordagens, como a Psicanálise e o Behaviorismo. 

A partir do ano de 1960 mais mudanças ocorrem e a psicologia mais uma vez começa a ganhar novos ares, com a Psicologia Cognitiva passando a substituir a Psicanálise e o Behaviorismo como as abordagens psicológicas maiores. Até o momento, essa é a abordagem que permanece dominante.

Como a psicologia se originou no Brasil?

A origem da psicologia enquanto ciência começou a ganhar força no século dezenove. Com o passar dos anos, a psicologia foi adquirindo mais visibilidade e laboratórios para o estudo desta área do saber foram surgindo, mas foi somente no século vinte com Wacław Radecki que o primeiro plano de ensino de Psicologia para o ensino superior foi criado no Brasil. 

Em 1952 o curso recebeu o aval do MEC e em 1971 os conselhos regionais e federais de Psicologia surgiram a fim de regularizar a profissão no país.

O que objetiva a psicologia?

A psicologia tem por objetivo o estudo e a compreensão do comportamento e da mente humana, bem como a influência do meio nestas áreas. Desde a origem da psicologia o objetivo é este, e com o passar dos anos, os meios de estudo vêm apenas aumentando e novas áreas vêm surgindo, como a Psicologia Esportiva e a Psicologia Forense.

O que são a psicologia positiva e a terapia cognitivo comportamental?

A Psicologia Positiva e a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) são ramos da psicologia que embora sejam muito semelhantes, possuem objetivos distintos e pode-se dizer até que se complementam. 

A TCC, por meio de perguntas e observações, pretende mostrar ao paciente as causas dos seus problemas e como ele pode superá-las – a Psicologia Positiva, por sua vez, usando-se também de perguntas e observações, pretende mostrar ao paciente os pontos positivos que ele tem, os pontos fortes de sua saúde mental, como maneira de fortalecê-lo ainda mais. De mãos dadas, ambas modalidades produzem excelentes resultados e se ajudam.

O que significa o símbolo da psicologia?

O símbolo da psicologia está ligado também à origem da psicologia, e nada mais é do que a primeira letra da palavra “psicologia” em grego. Tratando a indagação de forma mais simbólica, alguns pensadores afirmam que o símbolo da psicologia remete a tríade do consciente, subconsciente e do inconsciente, além também de todo o simbolismo que remete ao tridente e ao número três nas mais diversas culturas.

A psicologia é uma área do conhecimento humano bastante subestimada, mas felizmente, isso vem mudando. Muitas pessoas ainda acreditam que psicólogo e psicologia são coisas “para loucos”, e têm preconceito com a ideia de buscar ajuda desse tipo de profissional. 

Entretanto, a psicologia é uma das áreas mais importantes do saber humano, pois nos permite conhecer quem somos de fato e por que agimos da maneira que agimos, além de nos permitir solucionar problemas que às vezes nós nem somos capazes de perceber que temos. 

Conhecer a origem da psicologia é de suma importância para todos aqueles que possuem interesse nessa área. Se você precisar de ajuda, não tenha vergonha de procurar um profissional da área, pois o verdadeiro louco é aquele que recusa ajuda quando sabe que precisa dela.

4 comentários em “Conheça a origem da psicologia: história, objetivo e significados”

Deixe um comentário