Descubra a origem da proclamação da república que aconteceu em 15 de novembro de 1889 só aqui no origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da república leia aqui!
A República do Brasil existe há quase 133 anos e mesmo sendo um modelo político recente, passou pelas mais diversas mudanças. Por isso, vamos falar de sua origem e as consequências do fim de quase meio século de um Império, no qual era o único da América Latina naquele momento.
Além disso, vamos explicar o motivo que levou o Marechal Deodoro da Fonseca há quase dois séculos a se tornar o primeiro presidente do Brasil.
Origem da Proclamação da República e suas causas
Após a Guerra do Paraguai, onde o Brasil saiu vitorioso, os militares começaram a pressionar o Império para que tenham mais reconhecimento e melhores condições. Além disso, o Dom Pedro II também estava em conflito com a Igreja Católica, uma vez que obteve o direito de intervir no funcionamento da instituição no Brasil.

Sem contar que as ações abolicionistas intensificaram e no dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, onde aboliu a escravidão. Como resultado, os fazendeiros também ficaram insatisfeitos e eles queriam uma indenização pela perda da mão de obra, que não aconteceu.
Por isso, os opositores começaram a divulgar ideias a favor da República e a finalizar o Império do Brasil. Inclusive, surgiu o Partido Republicano, que juntou políticos e intelectuais que queriam o surgimento deste regime de governo.
Em novembro de 1889, republicanos se reuniram com Deodoro da Fonseca, para que ele aderisse ao movimento. Então, ele liderou um levante na capital, que na época era o Rio de Janeiro.
O que foi o positivismo na Proclamação da República?
Os republicanos eram adeptos da filosofia do positivismo. É uma corrente filosófica criada por Augusto Comte e inspirou a formação do que os historiadores chamariam de Velha República. A ideia era trazer à sociedade sem precisar a utilização de reformas bruscas. Além disso, era baseado na liberdade individual e responsabilidade moral, uma vez que isto formaria o progresso.
Por isso, a bandeira do Brasil tem a frase ”Ordem e Progresso”, uma vez que os políticos republicanos acreditavam que o Brasil precisasse de ordem, uma organização, para que pudesse virar um grande país.
Quais foram os acontecimentos do dia 15 de Novembro de 1889?
As tropas do Exército lideradas pelo Marechal Deodoro da Fonseca chegaram ao Rio de Janeiro e ele se declarou como presidente provisório da República do Brasil, surgindo uma nova forma de governo.

Além disso, Dom Pedro II renunciou ao poder e toda a família imperial foi forçada a sair do país em direção à Europa, onde ele viveu os últimos dias da sua vida. De acordo com os historiadores, o então imperador resolveu renunciar para evitar uma guerra civil.
Assim, surgiu o fim de quase meio século de império no Brasil.
Por que o dia da Proclamação da República virou feriado?
O feriado nacional não surgiu logo após a Proclamação da República, aconteceu somente através da Lei Federal 662, que foi assinada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra no ano de 1949.
Nesta mesma lei, o Gaspar Dutra também decretou feriado o 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados) e 25 de dezembro (Natal).
Compartilhe este texto para as pessoas que ainda estão com dúvida sobre a Proclamação da República aconteceu no Brasil
1 comentário em “15 de Novembro de 1889: A origem da Proclamação da República”