Qual a Origem da Primeira Revolução Tecnológica?

A origem da Primeira Revolução Tecnológica teve destaque não apenas em um momento da história da humanidade, mas em eras. Quando a comunicação e conexão foram sendo desenvolvidas.

Afinal, consideramos as revoluções tecnológicas como parte do processo que hoje resultou na Era Digital. Mas, é interessante questionarmos de onde veio o acesso à tecnologia e como ele foi desenvolvido até atingirmos o nível atual.

Entenda mais sobre a Primeira Revolução Tecnológica e como ela influenciou a humanidade para o desenvolvimento das tecnologias atuais.

O que foi a Primeira Revolução Tecnológica?

Foi o fenômeno que transformou o mundo desde a Era Industrial, pois, permitiu o andamento da revolução tecnológica durante a Primeira Revolução Industrial, seguindo até a nossa Era Digital.

O que foi a Primeira Revolução Tecnológica
Fonte/Reprodução: original

Então, se pudermos dividir a história da humanidade através de eras, para entendermos a origem da primeira Revolução Tecnológica, temos:

  • Revolução Agrícola;
  • Revolução Industrial;
  • Revolução Digital.

Estas não são apenas divisões da tecnologia por eras, mas sim transformações concretas na forma como evoluímos e vivemos como sociedade organizada.

Qual a origem da Primeira Revolução Tecnológica?

A pré-história e as técnicas de plantio são marco histórico a respeito do melhor uso da tecnologia agrícola, porém, como nos referimos ao fator digital, os estudiosos consideram a origem da Primeira Revolução Tecnológica o período da Primeira Revolução Industrial, em 1760.

Tida como a Era Industrial, tal momento teve como epicentro o surgimento não apenas das fontes de energia, combustão interna e substituição da manufatura, mas também do surgimento de formas de comunicação, como o telégrafo.

História da Primeira Revolução Tecnológica

A Primeira Revolução Tecnológica foi uma evolução mecânica, em que se utilizava primeiro a água e o vapor na produção de energia e força, e depois atingiu capacidades de incluir mais máquinas nas indústrias.

Marcando a origem da primeira Revolução Tecnológica, passamos para 1870 quando a 2ª Revolução Industrial trouxe a parte elétrica. Nikola Tesla, Thomas Edison e James Maxwell foram os pesquisadores que exploraram a eletricidade e acabaram com a dependência do carvão e da água para as máquinas funcionarem.

Em seguida, por volta de 1970 na linha da evolutiva desde a origem da Primeira Revolução Tecnológica, houve o advento da automação. Considerada a 3ª Revolução Industrial, esse momento foi de fato o primeiro contato com equipamentos eletrônicos.

Tivemos as pesquisas científicas acerca dos transistores e a comprovação da Lei de Moore (Gordon E. Moore), que diz sobre o aumento dos transistores em 100% para a criação de processadores ainda mais potentes.

Onde aconteceu?

Vimos que a Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, local onde o contexto econômico liberal estava forte, com acúmulo de riquezas e grandes recursos naturais. Posteriormente, a origem da Primeira Revolução Tecnológica e os avanços na Era industrial tiveram lugar nos demais países europeus, bem como EUA, Japão e Rússia.

Existe a 4ª Revolução Industrial?

Do século XX em diante, a história e origem da Primeira Revolução Tecnológica tomou rumos como nunca antes vistos. Como é o caso da internet. Você provavelmente conhece o termo Indústria 4.0, que se refere exatamente a 4ª Revolução Industrial, que será melhor explicada a seguir.

Quais são os tipos de revoluções tecnológicas?

O avanço da tecnologia foi fundamental para o desenvolvimento das mais diversas áreas, como eletrônica, informática, telecomunicações, e para a interação entre mundo real e mundo digital. Esse novo formato de indústria e produção, que atualmente integra praticamente todas as áreas da sociedade, se divide em algumas vertentes. Conheça melhor cada tipo:

Internet das Coisas (IoT)

Do inglês Internet of Things, esse tipo de revolução tecnológica se refere a conexão de objetos cotidianos com a internet, como último resultado da origem da Primeira Revolução Tecnológica.

Aqui, o trabalho e a produção fica por conta de robôs e máquinas, juntamente com as pessoas, para aprimorar os processos ou realizar tarefas com mais agilidade e facilidade. Como exemplo, podemos citar o smartwatch que auxilia no monitoramento de dados relacionados a saúde e práticas diárias de seus usuários.

Computação na Nuvem

Agora tornou-se quase exclusivo armazenar arquivos, fotos e outras mídias na nuvem. Assim, esse formato de tecnologia permite guardar qualquer dado ou informação em um ambiente online e tem sido bastante utilizado até para transferência e armazenamento de documentos importantes.

Uma vantagem do armazenamento na nuvem é a maior segurança e acessibilidade para empresas e profissionais que precisam manipular grande número de dados.

Nanotecnologia

E quem diria que o uso da Nanotecnologia em cirurgias, construções e outras ações seria possível? Porém, o que parecia apenas ficção científica se tornou uma realidade.

Considerado um dos mais importantes tipos de tecnologia, a nanotecnologia permite resolvermos problemas com ferramentas microscópicas e até menores, numa escala atômica e molecular (de 1 a 100 nanômetros).

Grande exemplo são cirurgias menos invasivas ou óculos com películas de antirreflexo, que “colorem” mais a visão do paciente.

Inteligência Artificial

Se na história e origem da Primeira Revolução Tecnológica tivemos o avanço principal das máquinas, para as tecnologias mais atuais a I.A. toma a dianteira no processo de evolução tecnológica. Ela possibilita aos equipamentos serem geridos por uma inteligência que toma decisões independentes, com capacidade de aprender e se aprimorar.

Ela atua muito bem ao lado da computação de nuvem, por exemplo, ou em atividades autônomas em carros, atendimentos hospitalares, smartphones, etc.

Qual foi a importância da Primeira Revolução Tecnológica?

A tecnologia transformou o mundo com o passar das eras agrícola, industrial e a digital — em plena quarta revolução, com o total uso da internet. Não podia se imaginar que a história e origem da Primeira Revolução Tecnológica traria tantos benefícios e soluções de problemas, apesar de seu início partir desta necessidade.

Qual foi a importância da Primeira Revolução Tecnológica
Fonte/Reprodução: original

Hoje, qualquer tipo de tecnologia, dados e informações chegam mais rápido e para muitas pessoas ao mesmo tempo. Bem como as construções e produções industriais conseguem ter escalas maiores.

A Primeira Revolução Tecnológica abriu espaço para uma série de desenvolvimentos, que otimizaram desde ferramentas, a procedimentos e mecanismos para resolver problemas e facilitar dinâmicas cotidianas da vida em sociedade, o que moldou a sociedade humana.

Deixe um comentário