Conheça a origem da pizza americana e quais as diferenças da comum aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do alimento leia aqui!
A pizza é um alimento favorito de muita gente, e a pizza americana é talvez mais conhecida que sua versão original, mas você sabe qual a origem da pizza americana e por que houveram as mudanças em sua composição?
A pizza e sua massa permite por si mesma diferentes tipos de preparo, ingredientes, recheios e uma série de modificações. Mas a pizza americana é realmente única e hoje iremos descobrir qual é a origem da pizza americana!
Qual a origem da pizza americana?
A origem da pizza americana está evidentemente ligada ao fato da América ser a terra da oportunidade! Se a pizza é tão conhecida internacionalmente e fora da Itália como é hoje, devemos isso aos americanos.
Claro, a origem da pizza tradicional veio da Itália, mas da pizza altamente comercial veio dos Estados Unidos e isso é inegável. E quando falamos da origem da pizza americana devemos citar o Genaro Lombardi. Genardo veio com os inúmeros imigrantes italianos que desembarcaram nos Estados Unidos no século 20.

Os italianos obviamente trouxeram suas receitas e pratos tradicionais de sua terra natal, e a pizza teve um papel de destaque entre todos, e Genaro apostando no sabor dessa tradicional receita, abriu a primeira pizzaria dos Estados Unidos em Nova York. Não demorou para que a moda realmente crescesse por toda a cidade de Nova York e pelo território dos Estados Unidos.
Além de Genaro ter atuado diretamente na origem da pizza americana, outro fator que consagrou a refeição foi a Segunda Guerra Mundial, pois os soldados que voltaram da Europa estavam maravilhados com a pizza que provaram na Itália e queriam mais! O momento não poderia ser mais propício, pois justamente na mesma época o serviço de delivery ficava realmente mais acessível e era mais utilizado pelos estabelecimentos.
Tudo isso pareceu ser um alinhamento estelar que consagrou a origem da pizza americana como um dos negócios mais rentáveis do mundo!
Qual a diferença da pizza americana para a pizza italiana?
Há um motivo para a origem da pizza americana ter sido distinguida da origem da pizza italiana. Pois há algumas diferenças quase inconciliáveis entre as duas receitas do mesmo alimento. Vamos conhecer!
Pizza americana?
A pizza americana é muito mais “despojada” que a pizza italiana. Dá mais liberdade para que o pizzaiolo brinque com os sabores, invente e coloque mais seu toque particular no preparo. Há pizzas doces, com carnes e molhos especiais, algo quase impensável para um italiano.
Pizza italiana?
A pizza italiana é feita com o rigor da lei, como mandam os clássicos. Sem muita firula ou sem muita invencionice, a pizza italiana é sóbria e utiliza embutidos em seu preparo e geralmente não conta com molhos mas sim com tomates frescos.
Quando a pizza americana chegou no Brasil?
A pizza chegou ao Brasil ao mesmo tempo que chegou também nos Estados Unidos, pois no século 20 também recebemos inúmeros imigrantes italianos. Mas a pizza americana especificamente chegou ao Brasil junto com as famosas franquias de restaurantes e outras marcas muito famosas como a Pizza Hut.
Qual a origem da expressão tudo acaba em pizza?
Uma das expressões mais esquisitas no Brasil é a de que “tudo acaba em pizza” para situações com um desfecho anticlimático, aquém do esperado ou simplesmente sem desfecho algum. Essa expressão divertida acabou sendo consagrada em uma reunião do time palmeiras com seus dirigentes que durou incríveis 14 horas.

Após todo esse tempo antes da reunião acabar foram pedidas 18 caixas de pizza. A situação recebeu então o seguinte comentário da Gazeta Esportiva: “a reunião acabou em pizza”.
Agora que você já conhece a origem da pizza italiana e as diferenças entre as receitas da pizza, não deixe de experimentar cada vez mais novos sabores do prato!