Qual a origem da Pipoca?

Conheça a Origem da pipoca e o que é aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da pipoca, leia aqui!

A origem da pipoca é algo que desperta bastante curiosidade, pois é aquele lanche coringa na casa de toda pessoa, afinal, quem nunca assistiu um filme e comeu uma boa pipoca doce ou salgada?

A pipoca está presente nos momentos mais especiais da nossa vida, de fato, ela faz parte das nossas memórias afetivas da infância e continua presente na nossa rotina, em encontros em família, aniversários e sessões de cinema.

Mas, mesmo sendo muito popular, qual é a real origem da pipoca? Continue lendo até o final para entender e aprender como esse lanche se popularizou tanto!

O que é a pipoca?

A pipoca é um dos lanches mais simples de fazer, pois vem do processo de estouro do milho da pipoca, quando colocado em uma panela sobre o fogo. Rápido e prático, esse lanche pode ser preparado tanto em sua forma salgada quanto doce, agradando todos os públicos, desde os mais novos até os mais velhos!

Qual a origem da pipoca?

Poucos conhecem a origem da pipoca, mas ela está relacionada a algumas teorias curiosas. Sabemos que a origem da pipoca vem do milho estourado, portanto, embora não haja comprovação do consumo da pipoca antigamente, o milho começou a ser cultivado, em média, desde 9 mil anos atrás. Já a pipoca estourada foi feita pelos índios da América, cerca de 2 mil anos atrás.

Qual origem da pipoca
Fonte/Reprodução: original

Uma curiosidade é que, com os índios, a pipoca era usada tanto para comer quanto para enfeitar os cabelos. Como é pequena e delicada, também servia para embelezar os índios, principalmente nos momentos que separavam para realizar os rituais de dança.

Como foi descoberta a pipoca?

Antigamente, a pipoca foi descoberta quando era consumida diretamente do sabugo. Isso porque, ao passarem a espiga no fogo, perceberam que os grãos iam pouco a pouco se transformando em pipoca. É isso mesmo, hoje em dia consumimos a pipoca com o milho já extraído do sabugo, mas, assim que foi descoberta, comiam a pipoca direto do sabugo.

Como é feita a pipoca?

Assim como na origem da pipoca, ela continua sendo feita apenas com o aquecimento do grão. Basta separar uma boa panela, de preferência uma pipoqueira, colocar manteiga ou óleo, despejar uma quantidade de milho proporcional ao tamanho da panela, fechar e esperar ficar pronta. Depois é só colocar sal e um temperinho da sua preferência!

Como é feita a pipoca
Fonte/Reprodução: original

E com o avanço dos eletrodomésticos, já há a famosa pipoqueira elétrica, onde você só coloca o milho e espera por alguns minutos enquanto a maquina faz o seu trabalho, e a pipoca é despejada direto no balde, sem nenhum esforço seu.

Quais os tipos de pipoca?

Existem muitos tipos de pipoca, de fato é um lanche que agrada diversos gostos e cabe em diversos momentos. Desde a origem da pipoca, seus tipos vêm se tornando cada vez mais diferenciados. Os tipos de milhos mais famosos e deliciosos são:

  • Milho doce;
  • Milho amarelo;
  • Milho branco;
  • Milho azul;
  • Milho vermelho;
  • Milho colorido.

Já provou algum desses? Então já anota essas dicas para incluir esses novos sabores da próxima vez que for fazer pipoca!

Quais as vantagens do consumo da pipoca?

Apesar de ser considerado um lanche calórico, devemos lembrar que a origem da pipoca está baseada no sabugo do milho, um alimento natural, colhido da natureza. Por isso, também é importante destacar as vantagens e benefícios que a pipoca traz para a saúde:

  • Auxilia no funcionamento correto do sistema digestivo;
  • Ajuda no controle da absorção do açúcar;
  • Controla o colesterol;
  • Influência na proteção do sistema cardiovascular;
  • Retarda o envelhecimento da pele.

Estes são apenas alguns benefícios da pipoca, mas lembrando que se você exagera em seu consumo ou coloca muito manteiga e outros tipos de gordura, afeta essas vantagens da pipoca, então, cuidado e atenção ao consumir e o modo de preparo.

Agora que você já conhece a origem da pipoca, as principais curiosidades desse lanche, quais seus tipos e até mesmo benefícios à saúde, aproveita para preparar uma pipoca deliciosa e chama os amigos e familiares.

1 comentário em “Qual a origem da Pipoca?”

Deixe um comentário