Entenda a origem da pamonha e algumas curiosidades só aqui no Origem das coisas. Para saber mais do surgimento da pamonha leia aqui!
Assim como diversas outras receitas, a origem da pamonha também vem de uma mistura de culturas e adaptações sofridas com o passar do tempo. Um prato saboroso que pode ser feito salgado ou doce, que representa muito da culinária regional do Brasil, principalmente das nossas famosas festas de São João.
Descubra a origem da pamonha e como fazer esse prato delicioso na sua casa.
De onde é a origem da pamonha?
A origem da pamonha é motivo de discussão entre diversos pesquisadores. Assim como muitos pratos da nossa culinária, ele tem origem indígena, embora algumas pessoas afirmem que os africanos foram os responsáveis por trazer essa delícia para o nosso país.

Esse é um prato comum em diversas regiões brasileiras, mas é muito consumido nos estados de Goiás, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.
A pamonha no São João
A pamonha tem presença marcada na tradicional festa de São João, independente do estado! Na época de junho, a safra do milho é uma das maiores e por isso a pamonha não fica de fora da festa. Além dela, outras receitas como cuscuz, curau e bolo de milho também são tradicionais nessa festa brasileira.
Ingredientes da pamonha de São João
Para fazer a pamonha doce para sua mesa de São João, você precisa de, em média, doze espigas de milho verde, água, açúcar, coco ralado, sal e as palhas para fazer a embalagem.
Já para a pamonha salgada, você vai usar, além do milho, queijo ralado, margarina, leite e sal.
Preparo da pamonha de São Joã
O primeiro passo é bater o milho no liquidificador até que ele fique bem triturado. Aí será necessário misturar com a água no caso da pamonha doce ou com o leite, no caso da salgada. Batendo até que fique bem incorporado.
Esse creme vai ficar bem grosso e deve ser passado por uma peneira para remover qualquer pedacinho que esteja presente.
Misture os demais ingredientes em uma vasilha, junte com o creme e mexa até que tudo esteja cremoso e com ótima consistência.
E aí vem a hora de fazer a embalagem utilizando as palhas do milho, utilize um barbante para deixar tudo bem preso.
Curiosidades: Cidade referência da pamonha
Outra curiosidade é que a origem da pamonha é Patos de Minas, localizada em Minas Gerais. É nessa cidade do interior que vive a cultura do milho e onde a pamonha é consumida durante o ano inteiro, não só nas festas juninas.

Ao entrar na cidade você já encontra um monumento, para lembrar que aquela cidade é considerada como a capital do milho. Em todo canto você encontra referências ao sustento da cidade, o que deixa o local ainda mais conhecido.
Sem dúvidas a origem da pamonha e seu sabor único são uma referência do Brasil pelo mundo inteiro.
A pamonha teve origem no centro oeste kkkkkkkkkkkkkk q minas oq moss