Qual a origem da pamonha?

Conheça a Origem da Pamonha e os seus tipos aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do alimento leia aqui!

A origem da pamonha é peculiar, pois é muito provável que os povos indígenas tenham sido os principais responsáveis por tornarem esta receita popular pelo Brasil. Este é um dos alimentos mais gostosos e consumidos por todo o país, e absolutamente ninguém consegue deixar a iguaria passar batido.

O que é a pamonha?

Antes de sabermos juntos sobre a origem da pamonha, sabia que essa iguaria saborosa trata-se de um petisco de milho cremoso extremamente comum ao redor do Nordeste? Inclusive, podemos encontrar o doce em SP, MG, PR, TO, MT, GO e RO.

O que é a pamonha
Fonte/Reprodução: original

Há diferentes tipos de sabores, porém os mais comuns seriam o feito com sal ou açúcar. Há quem prefira, portanto, um sabor mais adocicado e outros que gostem de saborear alimentos salgados que é bem comum pela região centro-oeste brasileira.

Qual a origem da pamonha?

Sabia que a origem da pamonha está ligada diretamente com os indígenas brasileiros? Sim, este saboroso alimento era produzido pelos índios, juntamente de canjica, pirão e até mesmo pipoca. Não é à toa que estas iguarias são gostosas e consumidas a todo momento no Brasil.

Além disso, é interessante comentar com vocês que a escrita da pamonha em tupi seria pamuña, e que, muito provavelmente, sua origem tenha acontecido pelo centro-oeste do Brasil. A iguaria é muito comum por estes estados e absolutamente nenhum morador deixa de comer o petisco.

Quais são os tipos de pamonha?

Agora que sabemos sobre a origem da pamonha, saiba que existem duas variações do alimento. Dentre elas, o bolo de pamonha que é feito com milho, manteiga, ovos, leite condensado, fermento e leite.

No caso da pamonha assada, esta é feita com auxílio do forno de um fogão ou forno elétrico. É possível gratinar o alimento e até mesmo acrescentar algumas fatias de queijo por cima, a fim de lhe dar um sabor mais salgado do que doce. No entanto, há a possibilidade de ingerir a variação adocicada basta trocar a receita.

Como foi a introdução da pamonha no São João?

A origem da pamonha no São João se dá por conta da quantidade de milho produzido durante o mês de junho. Dessa forma, a culinária trabalha a trazer os diferentes pratos para a festividade, e proporcionar às pessoas alimentos saborosos.

Como foi a introdução da pamonha no São João
Fonte/Reprodução: original

Cuscuz, bolo de milho, curau, espigas de milho e demais alimentos feitos com este ingrediente aparecem facilmente por muitas barracas da festa. Por este motivo, acredita-se que a pamonha esteja inserida dentro dos pratos juninos pelo milho ter uma safra maior justamente nesta época.

Como é feita a pamonha?

Sabemos juntos sobre a origem da pamonha, e a sua receita consiste em:

  • 12 espigas de milho;
  • Água;
  • Açúcar;
  • Coco Ralado;
  • Leite de coco ou leite condensado;
  • E uma pitada de sal.

Não podemos esquecer das palhas que servem para embalar o alimento e o tornar com o aspecto visual que conhecemos e gostamos.

Todas as espigas precisam ser raladas ou batidas com ajuda do mixer, ou liquidificador com água. Posteriormente, deve-se fazer a inclusão dos demais ingredientes e bater para se tornar uma massa homogênea que será posta nas palhas. Após acrescentar as misturas dentro de cada palha, é necessário inseri-las em panelas com água extremamente quente, e as deixar por um período de 40 minutos.

Valor nutricional da pamonha

Para uma porção que contenha 100g, as calorias são de 171 e mais 30g de carboidratos. No entanto, se você gosta de comer pamonha nos finais de semana, não há com o que se preocupar!

Este é um alimento de extremo sabor, que pode ser consumido em qualquer época do ano, ou até mesmo ser feito em casa por sua simplicidade imposta pela receita. E agora você sabe a origem da pamonha, um dos pratos mais tradicionais do São João.

Deixe um comentário