Conhecendo a origem da palavra Olimpíadas! Confira!

Conheça a Origem da palavra olimpíadas, o que significa e de onde realmente vem aqui no Origem das coisas. Para entender mais das olimpíadas leia aqui!

As Olimpíadas são a maior celebração esportiva comemorada em todo globo. Os jogos têm sua origem na Grécia Antiga, cerca de 2.500 a.C. é justamente na Grécia Antiga que podemos encontrar a origem da palavra Olimpíadas! 

É um dos poucos eventos mundiais que consegue realizar um ato único: reunir mais de 200 países entre os 5 continentes num lugar só. Como já dizia Pierre de Frédy, ou o Barão de Coubertin como ficou mais conhecido, “ganhar medalhas não é o objetivo das Olimpíadas, é a participação que conta”. 

Os Jogos Olímpicos têm sua criação datada na Grécia Antiga. Segundo a mitologia grega, os jogos esportivos teriam sido criados por Hércules em homenagem ao seu pai Zeus, considerado deus de todos os deuses.  

Diz-se que Hércules teria plantado a oliveira, planta que daria os ramos para emoldurar e confeccionar a coroa usada por quem ganhasse os jogos. 

Onde se originou o termo Olimpíadas e o que representa? 

A origem da palavra Olimpíadas tem sua origem marcada nos primeiros registros encontrados do festival esportivo. 

Tem-se escrito que em 776 a.C, o rei Iftos de Ilia, aliou-se aos monarcas de Esparta e Pissa, Licurgo e Clístenes, respectivamente, para firmar uma aliança. Nesse período, os três monarcas decidiram através dessa aliança, o acordo que instaurou uma trégua em toda a Grécia durante o período dos jogos.

Onde se originou o termo Olimpíadas e o que representa 
Fonte/Reprodução: original

Com esse acordo, mesmo que uma guerra estivesse acontecendo em alguma das cidades-estados gregas, haveria uma suspensão dos conflitos para que os jogos olímpicos pudessem ocorrer sem interrupções. 

Por essa união entre os reis foi firmada no templo de Hera (deusa da fertilidade), no santuário de Olímpia, o termo “Olimpíadas” foi criado em sua homenagem. 

As Olimpíadas representam o desejo de promoção do esporte como um instrumento de união, paz e de direito entre as nações. Os jogos olímpicos garantem que todos devem ter direito a prática de esportes.

O que foram as Olimpíadas e como evoluiu? 

As Olimpíadas eram competições esportivas voltadas principalmente para rituais religiosos, no período compreendido como a Grécia Antiga. 

Foi durante a Grécia Antiga (cerca de 776 a.C) também que as Olimpíadas passaram a ser celebradas com uma certa regularidade, depois do acordo firmado entre os reis de Ilia, Esparta e Pissa.  

Como esse acordo instaurou uma trégua sagrada entre qualquer conflito que estivesse ocorrendo, as Olimpíadas passaram a ocorrer entro o período de quatro anos, entre os meses de julho e agosto. 

Os números de competidores participantes e de modalidades foi aumentando, até que em 5 a.C, cerca de 10 modalidades eram disputadas entre as 13 cidades-estados gregas. Entretanto, somente os homens livres podiam ser participantes elegíveis.

As mulheres não podiam participar das Olimpíadas, nem mesmo assistir a cerimônia de jogos. Era reservado às mulheres um torneio próprio — o Hearae ou Heraia, realizado poucos dias antes das Olimpíadas. Esse torneio também era feito no estádio de Olímpia, sendo disputado em homenagem a deus grega Hera (esposa de Zeus, por isso seu nome seria um tributo à deusa.

Depois da invasão dos romanos à Grécia em 426 a.C, a tradição das Olimpíadas perdeu força. E em 326 a.C, quando o rei Teodósio I proibiu o culto a deuses em seu reinado, os Jogos Olímpicos também foram cancelados. 

Olimpíadas da Era Moderna: quando se deu a origem

Em 1896, as Olimpíadas da Era Moderna surgiram devido aos esforços do Barão de Coubertin. 

O Barão de Coubertin, ou Pierre de Frédy, era um pedagogo e historiador francês. Seu desejo de retomar os Jogos Olímpicos vinha desde 1894. Em uma convenção realizada em Sorbonne (Paris), com a presença de 13 delegados de países, o Barão conseguiu que a Grécia prometesse sediar a primeira edição da Era Moderna, em Atenas. 

Nessa convenção também se criou o Comitê Olímpico Internacional (COI). Com a promessa da Grécia e dos esforços unidos do COI, em abril de 1896 foi sediada, em Atenas, a primeira edição da Olimpíada da Era Moderna. 

As Olimpíadas de Atenas contaram com a participação de 241 atletas de 14 delegações, e voltaram a ocorrer a cada quatro anos. 

À exceção fica para o período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e da transferência das Olimpíadas de Tokyo 2020 para 2021, devido a pandemia da COVID-19. 

Agora você já conhece sobre a palavra Olimpíadas e um pouco da história desta cerimônia mundial, não deixe de prestigiar ainda mais este grandioso festival esportivo de paz e união entre os países!

5 comentários em “Conhecendo a origem da palavra Olimpíadas! Confira!”

Deixe um comentário