Saiba a origem da palavra ética: o que difere da moral e outros conceitos

Conheça aqui a Origem da Palavra ética e saiba diferenciar entre moral e outros conceitos aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento da palavra ética leia aqui!

A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que significa modo de ser, costume ou hábito. O objetivo desse campo de estudos da filosofia é analisar as relações que existem entre os seres humanos em uma sociedade partindo dos valores do próprio indivíduo. 

Todos nós pautamos nossas vidas em valores individuais bem como herdados de gerações anteriores. A origem da palavra ética diferencia-se do conceito de moral, principalmente pela sua origem objetiva. Vamos entender mais sobre elas? 

Onde se originou a palavra ética e seu significado?

Surgida na Grécia Antiga, a origem da palavra ética provavelmente derivou de um contexto onde buscava-se entender como aconteciam as relações humanas. A ideia era compreender o comportamento humano baseado nos valores de cada pessoa. 

Onde se originou a palavra ética e seu significado
Fonte/Reprodução: original

Ao passo que os anos avançavam, normas precisaram ser criadas no que diz respeito à lei e a ordem. Dessa maneira, valores foram atrelados ao significado da palavra ética para uma melhor condução do meio que viviam. O que são e quais foram esses valores éticos?

O que são valores éticos?

Valores éticos são normas gerais definidas em uma época para orientar pessoas no convívio em sociedade. Existem diversos valores éticos, alguns deles são: o conceito de bem, de justiça, de liberdade, de verdade, de respeito, de solidariedade e o conceito de paz. 

Os valores éticos são maneiras racionais e específicas de se viver em harmonia com outras pessoas visando o bem estar coletivo. 

Conceitos de ética na filosofia

O conceito de ética na filosofia estuda, principalmente, a origem das ações humanas e como elas podem afetar outras pessoas. Esse campo de análise busca identificar padrões de comportamentos que as pessoas possuem nas relações interpessoais, assim como em relações mais íntimas. 

Durante o período da Revolução Industrial, esse conceito de ética filosófica acaba tomando outros contornos, reforçando assim que para cada momento na história há valores que fazem sentido, podendo ao longo dos anos serem ressignificados. 

Distinção entre ética e moral 

A origem da palavra ética se confunde muitas vezes com o conceito de moral. São termos que estão ligados mas não são a mesma coisa. A palavra moral vem do latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. Esse conceito está ligado à ideia de coletividade. Enquanto a ética parte da decisão racional própria de cada indivíduo, a moral visa as regras que foram produzidas por um grupo de pessoas. 

 Quais as aplicações da ética nos dias atuais?

Agora que sabemos a origem da palavra ética e sua diferenciação de moral, é importante saber onde a ética é aplicada. A ética e suas diretrizes podem ser encontradas em vários âmbitos: político, escolar, na saúde dentre outros. 

Cada lugar possui suas próprias “normas éticas”, cada lugar segue um certo decoro. Devido à desigualdade existente em vários países, o conceito de ética é bastante discutido nos dias atuais objetivando uma melhor “igualdade social”. 

Quando há confusão entre alunos de uma escola, o que é posto para conciliação são conceitos ligados à ética, moral, cidadania (que seria os direitos de um cidadão membro de um Estado), por exemplo.

Para haver harmonia entre os seres humanos, é importante que haja consciência desses conceitos. Entender a origem da palavra ética é de fato um exercício de reflexão dos nossos próprios atos e como lidamos com eles. É saber dessa forma a melhor maneira de se portar frente às diversidades existentes no outro. 

Deixe um comentário