Saiba qual a origem da paçoquinha de rolha

Conheça tudo sobre a origem da paçoquinha de rolha aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento de um dos aperitivos mais queridos do Brasil leia aqui!

Para todos os amantes da clássica paçoca de rolha, para os amantes da culinária brasileira, ou para os curiosos, porque não. O texto de hoje fala sobre paçoca de rolha, a sua origem e suas curiosidades.

O que é a paçoca de rolha?

Paçoca de rolha é o doce, em formato cilíndrico, que é um dos aperitivos mais queridinhos do Brasil. É a mistura de amendoim, açúcar e farinha de mandioca, por isso aos alérgicos a amendoim, cuidado! A paçoca é majoritariamente feita com amendoim.

O que é a paçoca de rolha
Fonte/Reprodução: original

Aos não alérgicos a amendoim e que podem comer a paçoca de rolha, o sabor desse tradicional prato brasileiro é uma mistura de doce e salgado, se trata de uma harmonia entre esses dois sabores. A textura é algo macio que esfarela e derrete na boca.

Por que o nome paçoca de rolha?

Como a maioria dos pratos nacionais, a paçoca de rolha apresenta uma história única e muito interessante! A palavra “paçoca” vem da língua Tupi-Guarani que significa esmigalhar, facilmente podemos perceber o porquê desse nome, justamente pela textura da paçoca. Já o nome rolha, se refere ao formato do doce, em formato cilíndrico, como a rolha que tapa garrafas de vinho, por exemplo.

Qual é a origem da paçoca de rolha?

A paçoca de rolha tem a sua origem nos garimpeiros do Paraná, nos quais precisavam fazer longas jornadas para alcançar jazidas de diamantes e ouro, e por isso andavam semanas e até meses.

Qual é a origem da paçoca de rolha
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, esses garimpeiros necessitavam de uma alimentação na qual fosse simples de ser feita e que durasse muito tempo antes de estragar. Assim surgiu a paçoca de rolha, pois ela atendia as necessidades desses garimpeiros. Com o tempo, esse doce se popularizou e se espalhou por todo o país, virando um prato típico e amado por todo o Brasil.

Quem criou a paçoca de rolha?

A paçoca de rolha é provavelmente um alimento de origem indigena na qual o conhecimento para a feitura desse doce foi passado para os colonizadores portugueses que chegaram aqui no Brasil e precisavam de alimentos nos quais aguentacem o rigor do clima tropical do Brasil.

Haja vista que os indígenas eram especialistas em como sobrevivência no ambiente inóspito do Brasil, com isso passaram o conhecimento de como fazer a paçoca de rolha para esses exploradores portugueses.

Quais os tipos de paçoca?

Entretanto, como o texto trata da paçoca de rolha, vale lembrar os outros tipos de paçoca, como por exemplo as paçocas em outros formatos: retangulares, quadrados e até triangulares. Também existem outros tipos de paçoca como a paçoca inteiramente salgada na qual acompanha pratos com carnes, como a carne seca e a carne de sol.

Além disso, existe a paçoca inteiramente doce, a qual serve para compor recheios de doces e bolos. Em adição a tudo isso, há as paçocas com texturas diferentes, como a paçoca em creme, paçoca em bala, paçoca em sorvete. Ou seja, a paçoca é um prato extremamente versátil, seja para compor pratos doces, salgados, das mais diversas texturas e sabores.

Portanto, a paçoca de rolha é realmente um prato tradicional do Brasil, seu status é sem dúvidas como um dos doces mais apreciados tanto dentro do Brasil como fora, apreciado por ricos e pobres. Por ano, são produzidos mais de 400 milhões de paçocas de rolha por ano em São Paulo, e isso é incrível!

Deixe um comentário