Conheça a origem da Paçoca e como fazer aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do doce famoso leia aqui!
A paçoca é aquele docinho que está presente em todos os lugares do país e que todo brasileiro ama. A simplicidade de seus ingredientes, aliada ao tamanho faz com que esse doce seja o melhor para levar na bolsa, fazer parte de receitas e, claro, para abrilhantar as comemorações de São João.
Mesmo que seja uma das comidas brasileiras mais populares, e até de fama internacional, muitos ainda desconhecem a origem da paçoca. Até mesmo o seu nome tem uma história curiosa por trás. Portanto, veja a seguir o que é a paçoca e por que levou esse nome, suas origens, os ingredientes que a compõem e como os indígenas preparavam esse doce.
O que é a paçoca?
A paçoca é um doce típico do Brasil, que possui uma curiosidade muito interessante. Existem duas versões desse alimento. A mais conhecida é a paçoca doce, feita de açúcar e amendoim. Já a versão salgada é uma mistura de carne seca com farinha de mandioca.
Por que o nome paçoca?
A paçoca recebeu esse nome devido ao termo indígena “pasoka”, o qual significa “esmigalhar”. A versão tupi “poçoc” quer dizer “esmagar com as mãos”.
Qual a origem da paçoca?
A origem desse alimento vem dos tropeiros nordestinos que comiam paçoca em suas viagens, cuja finalidade era o envio de encomendas e cartas entre distritos afastados. Montados em seus burros, os tropeiros se alimentavam não da famosa mistura de açúcar e amendoim, mas de carne seca amassada com farinha de mandioca.

A embalagem prática e o apelo cultural fazem com que a paçoca doce seja a mais popular, mas, historicamente, é a paçoca salgada a mais antiga.
Como a paçoca é feita?
A paçoca doce é feita de uma mistura de ingredientes básicos: amendoim, sal e açúcar. Para chegar até o docinho embalado, consumido nas festas juninas, há um processo de várias etapas.
Na primeira etapa há a colheita do amendoim nos campos. Essa colheita é feita majoritariamente em São Paulo, responsável por cerca de 80% da produção nacional de amendoim. Quando chega à fábrica, o amendoim ainda está fresco e com casca. É preciso secar e descascar cada amendoim.
Uma vez seco e descascado, o amendoim é moído e misturado ao sal e ao açúcar. A mistura passa por uma prensa, onde adquirirá seu formato final, que pode ser quadrado ou parecido com uma rolha.
Como fazer paçoca: receita simples e fácil
É fácil fazer uma paçoca em casa. Basta misturar duas xícaras de açúcar a meia xícara de farinha de milho, meio quilo de amendoim torrado sem casca, além de uma colher de sal. Todos os ingredientes devem ser triturados no liquidificador para formar uma espécie de massa. Só resta pegar a passagem e colocá-la em forminhas. É preciso deixar a paçoca bem comprimida para desenformar corretamente.
Como os indígenas faziam paçoca?
Além dos tropeiros do Nordeste, os indígenas também faziam paçoca na versão salgada, que era feita com farinha de mandioca e carne seca.

A paçoca, além de ser uma queridinha tanto na época de São João quanto em todos os dias do ano, é consumida em todo o Brasil. Nas mesas de Norte a Sul, sempre há espaço para a paçoca de amendoim ou a de carne seca.
Quais os tipos de paçoca?
Devido a origem da paçoca salgada se dar em diversos locais do país, a receita pode ser encontrada em algumas versões diferentes. Em algumas a receita leva bacon, outra variação comum é ser encontrada em outros tipos de farinha, a tradicional é mandioca mas pode variar para milho, por exemplo.
Agora que você já conhece bem a origem da paçoca salgada não deixe de testar a receita em casa e também saborear o delicioso prato!
Qual tipo de carne é usada na paçoca salgada?
Como os tropeiros precisavam também de uma comida que os sustentasse, a farofa de paçoca salgada continha proteína. Essa proteína era de carne bovina mas que passava por algum processo de cura para assim permitir ser carregada por mais tempo sem a preocupação de estragar.
Então as carnes mais tradicionais utilizadas na paçoca salgada desde sua origem são a carne de sol e a carne seca.
Quais os ingredientes da paçoca salgada?
Agora que já conheceu a origem da paçoca salgada e quer experimentar, vamos conhecer quais os ingredientes para você tentar fazer em casa:
- Carne de sol ou carne seca;
- Farinha de mandioca ou de milho;
- Manteiga;
- Coentro;
- Cebola.
Viu como é uma lista modesta? Realmente além de saborosa a paçoca salgada também é muito simples!