Conheça a origem da moto e como funciona aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do veículo, leia aqui!
Com certeza, você já se perguntou sobre a origem da moto, então siga com a leitura para saber mais sobre esse meio de locomoção. Com a evolução industrial constante na nossa história, é óbvio que aos poucos o ser humano perceberia a necessidade de uma locomoção rápida e não cansativa, e então, criaram os carros.
Então, depois de alguns anos da criação do carro, duas mentes de distintos continentes começaram a trabalhar na primeira concepção que hoje podemos chamar de moto! A história de sua criação é fantástica, e também pode lembrar muito de outras invenções com “dois” criadores.
A origem da moto é fascinante, por isso, vamos abordar ponto a ponto sobre esse instrumento fundamental na vida de tantas pessoas e trabalhadores – e também de apaixonados pelo veículo, confira.
Como funciona uma moto?
Vamos começar pelo básico, a origem da moto não começou com as pessoas sabendo de cara como funcionava. Todas são equipadas com um motor que realiza a conversão do movimento alternado entre os pistões em um movimento rotativo, exatamente como o carro.
Assim, a função segue para sua transmissão, que acaba enviando até os pistões traseiros e faz as rodas funcionarem. Na moto, a roda traseira quem impulsiona para frente e cria a velocidade.

Já para dar a partida, temos o guidão, que dá a liberdade das manobras ao motociclista e também para a embreagem e o travão dianteiro. Os pedais duplos possibilitam que a marcha da moto possa ser alternada, e também o controle essencial do travão.
O motor por si só é enorme e cheio de componentes muito específicos, nele se tem óleo, água, cabeçote, duto de admissão, cárter, comando de válvulas, ignição e vários outros. Mas, acaba sendo que esse é o essencial sobre o funcionamento da moto. Depois disso tudo, o piloto pode comandar tudo, desde a velocidade, movimento e freio.
Qual a origem da moto?
As primeiras pistas quanto a origem da moto vem do alemão Gottlieb Daimler, com auxílio de Gottlieb, instalaram um motor a gasolina de um cilindro em uma bicicleta de madeira. O piloto foi Paul Daimer, o filho do alemão Gottlieb, de 16 anos.
Mesmo Daimler sendo um dos maiores nomes na criação dos automóveis, ele nunca mais criou nenhum ou focou em outro depois do seu experimento com a bicicleta. Assim, ele criou o motor perfeito.

Mas mesmo antes disso, em 1869, um alemão e um estadunidense estavam já pesquisando sobre essa nova invenção. Sylvester Roper nos Estados Unidos e Louis Perreaux da França começaram a criar a moto a vapor – que já era muito utilizada em barcos, carros e vários outros.
Mas, com o passar do tempo, o motor feito pelos alemães ganhou espaço no mercado e foi nele, que criaram o que hoje chamamos a origem da moto. Mas, ainda tinham dúvidas entre onde era o melhor lugar para se colocar o motor, e se seria melhor uma versão menor. Só no século XX, que tal decisão foi concretizada por todas as fabricantes, na parte interna do triângulo.
A fabricação começou de fato em 1895, pela Hildebrandt & Wolfmüller. Já no ano de 1896, a famosa Stern começou a fabricar, com a Bougery. No começo do século, já era calculável uma média de 43 fábricas europeias de motocicletas. Em 1910, 394 empresas ao redor do globo.
Nos Estados Unidos, nomes como Columbia e Orient apareceram, e assim muitas outras fecharam. Após a Segunda Guerra Mundial, os japoneses começaram a entrar com peso no mercado, o fechou muitas fábricas famosas, restando praticamente apenas a icônica Harley-Davidson. Na atualidade, o mercado já está mais regularizado e estável.
Quem inventou a moto?
Podemos dizer que, de certa maneira, a origem da moto foi uma invenção do tempo por vários gênios da automobilística, como Gottlieb Daimler, Gottlieb Daimler, Sylvester Roper e Louis Perreaux.
Quais os tipos de moto mais usada?
Existem inúmeros tipos de modelos de motos pelo mundo, mas definitivamente, as mais utilizadas são:
- Street: voltada para a rua, com conforto e acessibilidade para diferentes classes econômicas.
- Scooter: com agilidade e voltada para passeios e trabalho, sua elegância é unânime.
- Naked: que é muito parecida com as esportivas, são feitas para quem aprecia o design.
- Custom: com o visual extremamente clássico e icônico, é voltado para o público estradeiro.
- Big Trail: para quem ama andar na terra e um motocross!
Esses são apenas alguns tipos de motos, sem contar que dentre de cada tipo há um modelo, que são únicos, principalmente de grande marcas como Harley-Davidson, Suzuki, BMW e entre outras.
Gostou de saber sobre a origem da moto? Então, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as origens das coisas!
1 comentário em “Qual a origem da Moto?”