Qual a origem da Meteorologia?

A origem da meteorologia vem de tempos remotos, a qual era usada para necessidades básicas dos homens primitivos, porém a necessidade do homem em interagir de formas benéficas com o tempo e clima, levou ao aprofundamento do tema. 

Elevando os estudos atmosféricos a ser uma ciência, com muitas áreas, a meteorologia, conhecida como o estudo dos fenômenos atmosféricos, segue em desenvolvimento contínuo, pois a atmosfera nunca será um estado estático e sim dinâmico devido às interferências pelas quais passa, por questões naturais ou criadas pela humanidade.

Interessante não é mesmo?! Então, confira aqui mais sobre a origem da meteorologia, o que é e outras curiosidades!

O que é a meteorologia?

Antes de falarmos sobre a origem da meteorologia, precisamos entender o que é. A Terra é composta por camadas gasosas, são essas camadas que garantem a vida no planeta e os fenômenos atmosféricos são referentes a interação desses gases. 

O que é a meteorologia
Fonte/Reprodução: original

Assim, a meteorologia realiza os estudos do comportamento dos fenômenos atmosféricos por determinados períodos, para prever quando irão ocorrer e desenvolver um plano de ação para lidar com as situações decorrentes desses fenômenos.

Um exemplo de estudo da meteorologia é a previsão do tempo, bem conhecida por qualquer pessoa, pois impacta diretamente nosso cotidiano: ao sairmos de casa ou planejar uma viagem. Costumamos nos orientar pela previsão do tempo para sabermos como nos vestir, se precisaremos levar o guarda-chuva ou se nosso voo vai atrasar por causa do mau tempo.

Mas os estudos da meteorologia são bem mais amplos que o exemplo citado. Ela atua em diversos campos e é dividida por áreas em que se pode aplicar o estudo da meteorologia, desde a origem da meteorologia já eram apresentadas as ramificações para estudo dos fenômenos atmosféricos.

Qual a origem da meteorologia?

A origem da meteorologia surge pela necessidade natural do homem primitivo, que precisava entender como o tempo e o clima se comportavam para plantar, caçar e se abrigar. 

A meteorologia, inicialmente era baseada em dados empíricos, ou melhor, na observação do dia a dia, era como o homem compreendia o tempo e o clima para organizar sua vida.

A meteorologia como ciência inicia, com um material publicado por Aristóteles: Meteorológica, por volta de 347 a 355 a.C. O livro trazia aprendizados sobre ciências naturais, astronomia e clima. Esse livro foi referência para estudos por um bom tempo.

Qual a história da meteorologia?

Embora os apontamentos de Aristóteles sejam considerados os primeiros estudos da meteorologia como ciência, a origem da meteorologia aconteceu em um período anterior às suas aplicações, veremos além do homem primitivo, outros povos que aplicavam a meteorologia.

Existe um registro da Babilônia Antiga, guardado no museu de Londres, explicando fenômenos da chuva.

Na Grécia, Tales de Mileto, com interesse no monopólio do mercado do azeite de oliva, conseguiu realizar uma grande colheita de azeitonas, por estudar o tempo e o clima. Na mesma época, Anaximandro nomeia o vento como fluxo de ar, e Parmênides atribui o clima como tórrido, temperado e frio, quando se trata da latitude do clima.

Então chegamos em Aristóteles, depois dele teremos o filósofo grego Teosfrato, discípulo de Aristóteles, que fica com os estudos de seu mestre sobre meteorologia e com base neles, escreveu um livro sobre previsão das chuvas. O Livro dos Sinais aborda oito formas para previsão das chuvas, cinquenta para prever tempestades e mais sete de se prever o tempo. 

Na Roma antiga, Plínio monta uma compilação de estudos dos autores gregos e cria a enciclopédia de ciências naturais e Ptolomeu monta uma enciclopédia, a Tetrabíblios contendo um compilado de sinais meteorológicos.

Qual a história da meteorologia
Fonte/Reprodução: original

Descartes (França) escreveu o livro Discurso do Método, no qual continha três tratados científicos, A Dióptrica, Os Meteoros e A Geometria. No tratado, Os Meteoros tinham algumas afirmativas incorretas, e três escritores, corrigiram em seus livros essas incoerências, foram: Boyle, Hooke e Halley.

A partir do século XVI as invenções de instrumentos usados na meteorologia foram desenvolvidos: o termômetro de Galileu, o barômetro de Torricelli, o termômetro de mercúrio de Fahrenheit e o higrômetro de Saussure. 

As aplicações de teor mais científico e os estudos sobre o tempo se ampliaram de acordo com trabalhos científicos como os de Boyle, Halley, Franklin e Lavoisier.

Curiosidades da meteorologia

Além da teoria em si, preparamos uma lista com algumas curiosidades sobre essa área da ciência, confira: 

  • Em Praga, na República Tcheca, está a estação meteorológica mais antiga, fica no Clementinum College e segue ativa;
  • No ano de 1853 aconteceu a primeira Conferência Meteorológica Internacional em Bruxelas;
  • A OMI – Organização Meteorológica Internacional foi fundada em 1873, em Viena;
  • A primeira previsão do tempo detectou uma tempestade, no ano de 1860 na Holanda;
  • TIROS I foi o primeiro satélite lançado em 1960, ele tinha por missão medir as variantes meteorológicas.

Estas são apenas algumas e as principais curiosidades sobre a meteorologia.

Quais os tipos de meteorologia e a função de cada uma?

Embora na origem da meteorologia já tivesse divisões de estudos, com o avanço da mesma, as áreas de funcionamento da meteorologia ganham escalas territoriais e denominações. 

Esses tipos são tratados como: micrometeorologia, meteorologia de mesoescala, meteorologia sinótica, meteorologia de escala global (nessa área encontramos ramificações das quais trataremos no artigo) e meteorologia física.

Micrometeorologia

Estuda os fenômenos atmosféricos, considerando escalas temporais e espaciais muito pequenas. As medições acontecem em tempos inferiores a uma hora, enquanto a medição espacial é inferior a um quilômetro.

Os fenômenos podem ser observados na micrometeorologia são as rajadas de vento, redemoinhos de poeira e tornados.

Meteorologia sinótica

Nesse tipo, os estudos estão relacionados à grandes proporções da atmosfera terrestre, obtendo o apoio de imagens de satélites, inclusive. Aqui serão observados ciclones, anticiclones e deslocamento de massas de ar, por exemplo.

Meteorologia de mesoescala

Os estudos nessa área da meteorologia abrangem um espaço médio, ficando entre a micrometeorologia e a meteorologia sinótica. Sua extensão de abrangência para os estudos atmosféricos varia de uma a centena de quilômetros. 

As brisas marítimas, terrestres e de vale ou montanha são parte da meteorologia de mesoescala.

Meteorologia de escala global

Na escala global engloba o movimento atmosférico do transporte de calor dos trópicos até os polos e suas oscilações, podem ter duração acima de um ano, como El Niño.

Dentro dos estudos atmosféricos da meteorologia de escala global encontramos subdivisões, as quais são:

  • Meteorologia física: Nela são estudadas a atmosfera termodinâmica, a dinâmica de fluidos e a teoria do caos;
  • Hidrometeorologia: Investiga as variadas formas da água nos estados líquido (chuva e orvalho), gasoso (ciclo do vapor) e sólido (gelo, neve e granizo);
  • Agrometeorologia: Os fenômenos atmosféricos referentes à agronomia para utilizar o tempo e o clima em favor das plantações;
  • Biometeorologia: Responsável por observar a relação entre seres vivos e a atmosfera, os impactos de nossos feitos humanos sobre a biodiversidade do planeta;
  • Meteorologia aeronáutica ou náutica: Verifica os fenômenos atmosféricos que interferem no voo de aeronaves ou navegações marítimas para aperfeiçoamento em ambos os setores.

Essas subdivisões costumam ser as mais exploradas, porém como o assunto é vasto a cada estudo dos fenômenos atmosféricos, outros nichos aparecem delimitando as áreas e subdivisões do tema.

Quais os benefícios da meteorologia?

Como pudemos perceber, os estudos atmosféricos hoje não apenas afetam nosso dia, no sentido de se chove ou faz frio, como aconteceu na origem da meteorologia. Agora a meteorologia exerce um papel importante em muitas das áreas de desenvolvimento de um território. 

Lemos acima que ela impacta a área agrícola, de locomoção aérea e marítima, além desses setores a meteorologia atua também em setores hidrelétricos que geram nossa energia, dentre outros exemplos abordados. Seu benefício para a sociedade é grande e a todo tempo estamos conectados a ela de alguma maneira.

Com isso, conseguimos afirmar que a origem da meteorologia e seu desenvolvimento, sempre favoreceu a humanidade a buscar meios cada vez mais aprimorados de interagir com o tempo e clima que nos rodeiam e nos beneficiarmos do que eles nos proporcionam.

Deixe um comentário