A origem da matemática é, provavelmente, um dos eventos mais importantes para a humanidade. Afinal, essa ciência é indispensável para a vida em sociedade e contribui para a realização de inúmeros processos e atividades desenvolvidas pelos humanos, desde as mais simples até as complexas.
Saber um pouco mais sobre a origem da matemática é também conhecer um pouco melhor a história da humanidade e o seu desenvolvimento. Ao longo dos próximos parágrafos, são mostradas as principais informações sobre este campo do conhecimento de uma forma geral. Aproveite a leitura!
O que é a Matemática?
A matemática, de uma maneira mais ampla, é considerada uma ciência numérica. Mesmo assim, não pode ser reduzida a isso. Na verdade, ela é muito complexa e pode ser aplicada na criação e utilização de técnicas, métodos e estratégias diversas, que servem para entender melhor o mundo.

Desde a origem da matemática, inclusive, essa ciência é usada dessa forma, ou seja, como ferramenta para compreender o mundo, bem como para facilitar a realização de inúmeros tipos de processos do cotidiano.
Ela pode, basicamente, ser dividida em dois tipos: a matemática pura e a aplicada. A primeira, atém-se ao ofício de elaborar, explicar e analisar os métodos que devem ser usados; a segunda, por sua vez, diz respeito à aplicação do conhecimento matemático em contextos práticos.
É importante lembrar que essa divisão é meramente conceitual e que, na prática, trata-se de uma única ciência.
Qual a origem e a história da matemática?
Normalmente a origem da matemática tem lugar na chamada pré-história. Foi nesse período que os humanos, ainda que de forma primitiva, passaram a contar e estabelecer sistemas numéricos simples. O objetivo era o mais pragmático possível: contar animais, objetos, ferramentas e outras coisas.
Dessa forma, é fácil inferir que a origem da matemática está diretamente ligada a uma necessidade básica do ser humano social. Por isso, alguns pesquisadores defendem a ideia de que a origem dessa ciência numérica foi tão natural quanto o desenvolvimento da linguagem.

O fato é que os humanos da pré-história tiveram a primeira experiência matemática, mas ela se desenvolveu efetivamente na Antiguidade. Aqui, povos como os gregos, egípcios e babilônicos, promoveram o grande avanço dessa ciência, e áreas como a geometria e a álgebra passaram a existir.
Após isso, a matemática continuou sua evolução, e permanece assim até os dias atuais. Hoje, ela ainda está em pleno desenvolvimento e não existem perspectivas disso ser interrompido.
Qual a função da matemática?
Desde a origem da matemática, essa ciência sempre se relacionou com números e contagens, mas não é só isso, pois ela é muito ampla e sua função abrange o desenvolvimento e resolução de problemas em várias áreas. Alguns dos temas abraçados pela matemática, são:
- Operações com números;
- Raciocínio lógico;
- Geometria;
- Estudo de grandezas;
- Apuração, estruturação e análise de dados.
Além dessas, ainda existem muitas outras coisas que se relacionam ou mesmo dependem da matemática. Isso comprova que essa ciência é bastante abrangente e necessária.
Quais são as áreas de estudo da matemática?
Por ser tão antiga e tão rica em aplicações, a matemática é dividida em algumas áreas. Cada uma delas, no entanto, possui grande importância e não convém hierarquizá-las. Confira abaixo que áreas são essas:
Aritmética
Essa área existe para direcionar os esforços e aplicar os conhecimentos matemáticos no estudo dos números e das operações que os envolvem.
Álgebra
Um pouco mais complexa que a aritmética, a álgebra é focada em estudar estruturas e representações de caráter generalista, como as funções e equações.
Geometria
Nesta área, a matemática lida com as diversas formas geométricas e as suas propriedades. Triângulos, quadrados, linhas, ângulos, pontos e superfícies são exemplos de elementos abordados na geometria.
Estatística
Aqui, os conhecimentos matemáticos são usados para contribuir na coleta, estruturação e análise de dados das mais diferentes naturezas.
Qual a importância da matemática na sociedade?
Vimos, anteriormente, que a origem da matemática é considerada por alguns algo natural, tamanha é sua importância para a vida humana. Nos dias de hoje, isso não poderia ser mais verdadeiro.
Muitas das coisas usadas pelas pessoas em seus cotidianos envolvem matemática. O GPS do carro, o algoritmo do aplicativo do celular, a dosagem dos ingredientes da receita, a percepção espacial na hora de manobrar um carro, a contagem do dinheiro durante as compras e a utilização de diferentes unidades de medidas são alguns exemplos práticos disso.
Mesmo assim, ainda há muitas outras situações em que essa ciência se faz presente, de modo que é inegável sua importância e indispensabilidade na atualidade. Ou seja, não se vive sem matemática!
Bem, essas são as principais informações sobre a origem da matemática e também sobre suas principais características. Mesmo tão antiga, ela ainda é fundamental atualmente e, provavelmente, sempre será.