Qual a origem da massa italiana?

Conheça a origem da massa italiana e como fazer aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da comida leia aqui!

A culinária italiana é recheada com os pratos mais tradicionais e consumidos em todo o mundo, mas você conhece a origem da massa italiana?

Essa é certamente um símbolo não só da culinária italiana, mas da Itália como um todo. Isso mostra que conhecer a origem da massa italiana não é apenas um exercício de curiosidade mas também pode ser realmente um aprendizado interessante sobre um dado importante de um dos países mais conhecidos em todo o mundo. Vamos então descobrir qual a origem da massa italiana!

Qual a origem da massa italiana?

Um dos primeiros fatos que devemos falar sobre a origem da massa italiana talvez seja bastante anticlimático, mas pasme você ao descobrir que a massa italiana não é uma invenção dos italianos!

E embora isso seja comprovado, a real origem da massa italiana nunca foi de fato descoberta. Só sabemos que não foi na Itália, e massa italiana é apenas uma forma de especificar a versão italiana das massas que existiam muito antes da própria Itália ser definida como um país.

Qual origem da massa italiana
Fonte/Reprodução: original

A massa existe há muitos anos em civilizações já extintas como a Babilônia. Um dos relatos mais antigos sobre a massa tipo macarrão está nos livros sagrados judaicos, o Talmud. Mas como essa massa acabou emigrando para a região da Itália e passou a ser conhecida por lá?

Bem, uma das teorias é que os árabes, um povo muito mais próximo dos judeus que os europeus, tenham levado a receita para essa região ao conquistarem algumas ilhas da região. Outra teoria bastante conhecida é que Marco Polo, famoso mercador da Itália acabou trazendo a receita da massa após uma passagem na China por volta do século 13, dando assim origem à massa italiana!

Qual a importância da massa italiana na cultura dos italianos?

Como comentamos, a massa italiana é um símbolo da Itália em praticamente todo mundo! Não só no Brasil nós associamos Itália a sua massa, mas em outros países também.

Além dessa associação cultural por muitos anos a massa italiana era uma das principais refeições do povo italiano comum, pois o trigo era barato e a massa era uma opção acessível e que dava bastante sustento.

Quais foram as mudanças ao longo da história da massa italiana?

Na origem da massa italiana o seu preparo era obviamente caseiro, sem a mínima condição de ser industrial. Com o passar dos anos as massas começaram a ser vendidas em alguns estabelecimentos como padaria e hoje já é encontrada facilmente no mercado de modo industrial.

Como a massa italiana chegou ao Brasil?

O nosso país sempre foi bastante receptivo com imigrantes e no século 19 especialmente recebemos bastante imigrantes europeus e italianos em nossas terras. Devemos agradecer bastante aos imigrantes italianos por trazerem esse prato tão delicioso e comum de sua culinária e prestigiar os brasileiros com a massa italiana!

Quais os pratos mais famosos de massa italiana?

Desde a origem da massa italiana até hoje as aplicações da massa cresceram em variedade. Ainda o formato mais conhecido deve ser o espaguete, mas há também as massas para sopas como o paternoster, as massas de lasanha, e outros tipos como fusilli, penne, ravioli, canelone lideram entre os mais famosos usos e formatos da massa italiana para diferentes pratos.

Como fazer uma massa italiana rápida?

Se você quer praticidade, a forma mais fácil de preparar a massa italiana é comprando uma pronta no mercado e respeitando as orientações de cozimento da embalagem. Mas fazer uma massa caseira também é uma saída, mas é bem mais demorado e merece muitos cuidados e processos, principalmente para aqueles que não tem uma máquina de cortar macarrão.

Como fazer uma massa italiana rápida
Fonte/Reprodução: original

Agora que você já conhece a origem da massa italiana, não deixe de se sentir agradecido pelos italianos nos presentearem com esse produto!

1 comentário em “Qual a origem da massa italiana?”

Deixe um comentário