Qual a origem da Lua?

Saiba a Origem da Lua e qual a importância dela para nós aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do satélite natural, leia aqui!

Certamente você conhece muito bem o satélite natural da Terra, mas você conhece a origem da lua?

A lua é alvo das especulações humanas muito antes da resposta para essa pergunta. Aliás, muito antes de qualquer estudo sério baseado nos métodos científicos a lua já era analisada, comentada, cantada e alvo da poesia e literatura. Se você quer aprender mais sobre esse astro e a origem da lua, continue com a gente!

O que é a Lua?

O satélite natural da Terra já foi chamado de muitos nomes. Luminar, de planeta, de astro, de satélite, mas independente ela sempre foi a lua. Inúmeras mitologias, religiões e culturas já atribuíram personalidade à lua, já a trataram como deusa ou como deus e já relacionaram o astro a muitos elementos realistas ou fantasiosos. Mas afinal, qual a origem da lua?

O que é a Lua
Fonte/Reprodução: original

É o que tentaremos identificar aqui. O que por hora sabemos é que a lua orbita ao redor da Terra, aparece sempre a noite depois que o sol se põe, mas em alguns momentos pode ser vista de dia também. E esse astro é visível em 3 fases, a lua cheia, a lua minguante e a lua crescente. Há uma fase extra conhecida como lua nova, mas essa não é visível.

Qual é a origem da lua e como ela se formou?

Com o avanço da tecnologia e até mesmo por meio do envio de homens ao satélite, nós conseguimos descobrir um pouco mais sobre a origem da lua. E tirando as teorias religiosa e cosmogônica que existem aos montes, a astronomia moderna oferece pelo menos 3 principais teorias. Vamos conhecê-las!

  • Teoria do co-acréscimo: segundo essa teoria, a origem da lua se deu com restos da Terra que se acumularam e orbitam em volta do planeta;
  • Teoria da grande colisão: essa teoria reza que a origem da lua se deu por causa de uma colisão de um asteroide com a Terra e os destroços se acumularam formando a lua;
  • Teoria da captura: por fim a teoria da captura diz que a origem da lua veio de um asteroide longínquo que atraído pela gravidade de nosso planeta acabou orbitando como nosso satélite.

Como podemos ver, a astronomia moderna não tem uma resposta definitiva sobre a origem da lua.

Do que a lua é formada?

Desde os anos 60 a lua já tem seus destroços estudados por nossos cientistas. Esses estudos demonstraram que as rochas da lua é formada principalmente por basalto, e alimenta bastante algumas das teorias que dizem que a origem da lua veio a partir da terra, pois as rochas são vulcânicas.

Qual a importância da lua sobre a terra?

Imagine você na seguinte situação: perdido em uma floresta escura de noite tendo como uma única luz guia o brilho da lua cheia. Esse acalento dado pela luz da lua foi imensamente importante não só para a sobrevivência de nossos antepassados, mas também como fator cultural, uma lembrança, um símbolo e até mesmo em algumas religiões: um objeto de devoção.

Como a lua influencia as marés na terra?

Uma das influências mais antigas da lua sobre nosso planeta, sabida do velho lobo-do-mar, é a que tem sob as marés. Vamos conhecer!

Maré alta ou viva

Devido ao tamanho do satélite natural da terra, a sua força da gravidade incide sobre o mar fazendo com que a maré esteja alta na direção do planeta apontada para a lua.

Maré baixa ou morta

Já a maré baixa acontece justamente nas regiões do planeta afastadas do satélite natural da Terra.

Quais outras influências da lua sobre à terra?

Mas você se engana, ao pensar que é somente na maré que a lua afeta. A lua também pode influenciar até no formato da Terra. Além disso, inúmeras correntes esotéricas e outras religiões afirmam que a lua tem uma influência espiritual e psíquica sobre nós. E também não podemos esquecer da influência em partos e menstruação feminina, até hoje não explicada.

Quais outras influências da lua sobre à terra
Fonte/Reprodução: original

Como podemos ver, não só a origem da lua é cheia de mistérios como o próprio astro carrega tesouros desconhecidos!

Deixe um comentário