Origem da Iveco: Quando surgiu e qual foi seu primeiro carro?

Conheça a origem da Iveco e como surgiu aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da empresa, leia aqui!

Você sabia que a origem da Iveco aconteceu através de 5 empresas? Três delas italiana, uma alemã e outra francesa, que se uniram para contornar a crise europeia em que todos viviam na época e trazer veículos inovadores, úteis e que fossem diferentes.

Qual a origem da Iveco?

A origem da Iveco aconteceu nos anos 70, em um período econômico problemático a Europa, que atravessava um momento difícil causado pela crise petrolífera. Mas é justamente neste momento em que cinco marcas se unem para trazer novidades no mundo automobilístico.

Qual a origem da Iveco
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, no dia 1 de janeiro de 1975, a Fiat Veicoli, OM, e Lancia, Unic e Magirus-Deutz se juntam e criam a Iveco, que se tornaria uma das maiores novidades da época. Inclusive, o seu nome é uma abreviação para “Industrial Vehicle Corporation”.

Por mais que desde a origem da Iveco, esta empresa permanecesse inserida em um cenário pouco favorável, com líderes de diferentes países, a formação de excelentes estratégias aconteceu. O setor automobilístico carecia de veículos melhores e avançados, principalmente para transporte.

A Iveco surge com uma proposta inovadora, atrativa e que compôs, naquele período, cerca de 200 modelos, 600 versões dos primeiros modelos básicos, que se alternavam entre os de 2.7 toneladas, a veículos pouco pesados, a outros extremamente potentes e que tinham um peso de 40 toneladas.

Quando surgiu a Iveco?

Explicamos que durante a origem da Iveco, a empresa foi criada, de fato, no dia 1 de janeiro de 1975 por cinco empresas. Três delas provenientes da Itália, uma da França e outra da Alemanha. Por mais que pudesse realmente ser um desafio, as empresas fizeram um trabalho inovador na área.

Pouco tempo depois, cerca de 2 anos, a Iveco decide se expandir e atinge a região norte-africana que recebeu uma quantia de 25 mil veículos. No mesmo ano de 1977, a Iveco Trucks of North America é criada e faria o fornecimento de caminhões entre 10 a 13 toneladas.

Em 1978, é apresentado os carros mais leves e comerciais, chamados Daily. Desde a origem da Iveco, é a primeira vez que inserem a logo da marca na frente dos veículos. Anos antes, era posto apenas a letra “I” que fazia com que fosse reconhecido mas não transparecesse tanta propriedade.

Onde surgiu a Iveco?

A origem da Iveco ocorreu pela Europa, especificamente entre empresas de três países: Itália, Alemanha e França. A unificação do trio fez com que os veículos fossem um enorme sucesso a época em que viviam, justamente em um momento de crise petrolífera.

Onde surgiu a Iveco
Fonte/Reprodução: original

As empresas atravessaram este sério problema, e a origem da Iveco foi um enorme sucesso. Permanece fortificada até hoje, e é muito provável que você tenha visto um caminhão da marca pelo menos uma vez na sua vida.

Qual foi o primeiro carro da Iveco?

Após a origem da Iveco, apenas em 1978 é que a empresa decide investir em carros mais leves e comerciais. O seu nome é Daily, e é um projeto onde as empresas se reuniram para o constituir, e é um grande marco.

Estes são justamente os carros que tem Iveco na frente da lataria. Fácil de identificar, de ler, e ligar os modelos a empresa de caminhões, ônibus e furgões. Um processo inovador para a época, de fato, e que caiu no gosto das pessoas, fez muito sucesso e evoluiu até conhecermos os modelos mais atuais.

Deixe um comentário