A origem da indústria é, sem dúvidas, um grande marco na história da humanidade. As indústrias possuem uma grande importância nas nossas vidas, já que praticamente tudo que consumimos ou utilizamos passam por um processo industrial.
Ao longo deste artigo, vamos conhecer a origem da indústria, entendendo como ela começou e se desenvolveu ao ponto de se tornar parte fundamental para o desenvolvimento da sociedade em geral.
O que é a Indústria?
Podemos definir uma indústria como um determinado local cujo objetivo é transformar matérias-primas em produtos prontos para serem consumidos. Esse processo ocorre com o auxílio de energia, máquinas, mão de obra humana e transportes.

Esse conceito é muito amplo e aborda dezenas de afazeres, já que qualquer atividade coletiva que visa a transformação de matéria-prima em um determinado produto pode ser considerada uma atividade industrial. Agora que entendemos o seu conceito, vamos conhecer a origem da indústria.
Qual a origem da Indústria?
A origem da indústria se deu no século XVIII, em conjunto com a primeira revolução industrial. Durante este período foi desenvolvida a primeira máquina a vapor, que tinha como fonte de energia o carvão mineral. A partir daí, as atividades industriais se desenvolveram continuamente, a medida que a ciência e a tecnologia também avançavam.
Com a segunda revolução industrial, temos a origem da indústria automobilística, petroquímica e metalúrgica, que se tornaram figuras importantíssimas para a economia mundial.
Após isso, tivemos também a terceira revolução industrial, período em que surge a internet, que contribuiu de forma muito significativa no avanço da globalização. Dessa forma, os processos industriais evoluíram e deram a indústria caráter fundamental na sociedade.
Qual foi a importância da Indústria no passado?
Foi graças a origem da indústria que a humanidade conseguiu se desenvolver até o ponto em que está. Ou seja, a produção em massa permitiu uma mudança total na economia global, impulsionando o crescimento do comércio e a disseminação das manufaturas. Com isso, oportunidades de emprego surgiram, pessoas migraram dos campos para os centros urbanos e conseguiram melhores oportunidades de se desenvolver.
Quando uma transformação industrial ocorre, centros comerciais são construídos, gerando novos empregos e causando transformações, não só no cenário econômico como também geográfico. Foi dessa forma, que grandes cidades, como São Paulo, surgiram.
E atualmente?
A origem da indústria causou grandes transformações ao longo da história e continua sendo muito importante atualmente. As indústrias geram empregos, movimentam a economia, auxiliam no crescimento das cidades e contribuem no desenvolvimento de novas tecnologias, sendo consideradas partes fundamentais para o contínuo desenvolvimento da sociedade.
Quais são os tipos de Indústria?
Existem diferentes tipos de indústrias, que recebem a sua classificação de acordo com aquilo que produzem. Vamos conhecer alguns desses tipos.
Indústrias de base
São as responsáveis por realizar a transformação da matéria-prima bruta em processada, deixando-as prontas para serem utilizadas por outras indústrias. São exemplos de indústria de base: as mineradoras, metalúrgicas ou industrias petroquímicas.
Indústrias de bens intermediários
Esse tipo de indústria funciona de forma similar as indústrias de base, produzindo matérias-primas processadas que serão utilizadas por outras. Podemos citar como exemplos de indústrias de bens intermediários as produtoras de papel, plástico, borracha ou componentes eletrônicos.
Indústrias de bens de consumo duráveis
São industrias que focam em produzir diretamente para o mercado consumidor. As produções dessas industrias são feitas para durar muito tempo, recebendo o nome de bens de consumo duráveis, como os automóveis, aparelhos eletrônicos, moveis, etc.
Indústrias de bens de consumo não duráveis
As produções dessas industriais também são voltadas para o mercado consumidor, porém, possuem um prazo de validade menor. Os alimentos, produtos farmacêuticos e os cosméticos são exemplos de bens de consumo não duráveis.
Como foi a evolução da Indústria ao longo dos tempos?
Desde a pré-historia o homem já realizava o processo de transformar matérias-primas em armas e utensílios que ajudassem na sua sobrevivência. Essa ação esteve presente durante toda a história da humanidade, e evoluiu com o tempo.
Com o avançar das civilizações, os homens que dominavam a arte de transformar matéria-prima integravam um grupo social chamado de artesãos. Eles tinham a função de criar equipamentos, armas e utensílios decorativos para os palácios.

Todo esse trabalho era realizado manualmente e costumava demorar. Esse trabalho continuou por diversas gerações e só veio a ser modificado após a primeira revolução industrial no século XVIII, que trouxe as maquinas e a divisão de trabalho, revolucionando assim todo o processo industrial.
Com as outras duas revoluções industriais que aconteceram, o trabalho foi se tornando cada vez mais automatizado, até atingir a produção em massa, facilitada pelo uso de maquinários desenvolvidos para estes fins, o que acelerou o processo de industrialização em todas as partes do mundo.
Qual é o impacto das Indústrias atualmente no meio ambiente?
Quando falamos de meio ambiente, as ações das indústrias continuam sendo um grande problema. Os seus métodos de produções geram consequências negativas para o meio ambiente como o aquecimento global, a poluição do ar e também das águas.
Por serem fundamentais em nossa vida, as indústrias não podem simplesmente ser erradicadas, portanto, é preciso buscar formas de reduzir esses impactos. Atitudes como reduzir e reciclar os resíduos, buscar alternativas de energia que substituam o carvão e o petróleo já estão sendo tomadas por algumas empresas.
Na sociedade?
Apesar dos efeitos gerados no meio ambiente, as indústrias são partes fundamentais da sociedade. É graças a industrialização que as cidades conseguem se desenvolver. Quando uma determinada área começa a receber novas industrias, elas atraem muitos migrantes em busca de trabalho.
Isso movimenta atividade comercial da área, gerando, dessa forma, novos postos de trabalho. Assim, essa área consegue se desenvolver, beneficiando a sociedade em geral.
Na economia?
A indústria tem um papel indispensável para a economia mundial. Além de gerar milhões de empregos para as mais diversas áreas, as indústrias também auxiliam em outras áreas da economia como o comércio, agricultura e transportes, produzindo novas tecnologias que permitem que essas áreas se desenvolvam.
Como vimos, a origem da indústria revolucionou completamente a humanidade, permitindo que grandes cidades se desenvolvessem e novas tecnologias, que facilitam a nossa vida, surgissem.