Saiba a origem da Independência do Brasil comemorada no dia 7 de Setembro!

Descubra a origem da independência do Brasil e algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da independência do Brasil leia aqui!

Conheça a origem da independência do Brasil, comemorada no dia 7 de Setembro. Você sabe como foi todo o processo para conseguirmos a independência da coroa portuguesa? Então fique ligado para tirar todas as suas dúvidas.

No dia 7 de Setembro de 1822, D.Pedro I, teria supostamente dado o grito de independência do Brasil as margens do rio Ipiranga, onde hoje é localizada a cidade de São Paulo.

Após esse ato o Brasil teria elevado seu status de colonia para nação livre, reconhecida e independente, agora oficialmente eramos um país para o restante do mundo, foi uma grande felicidade para burguesia do país.

Mas você sabe as vantagens e desvantagens que vieram com essa proclamação para os Brasileiros? Continue acompanhando nosso artigo para saber algumas das maiores causas e efeitos, abaixo vamos deixar alguns exemplos dos maiores impactos da independência no Brasil.

Como foi a origem da Independência do Brasil?

Como já mencionamos acima, D.Pedro que num futuro próximo se tornaria D.Pedro I, teria proclamado nossa independência às margens do rio Ipiranga no dia 7 de Setembro e 1822.

Como foi a origem da Independência do Brasil
Fonte/Reprodução: original

A proclamação da república foi resultado de vários desentendimentos por parte dos nativos e colonos com a coroa Portuguesa, tivemos vários eventos marcantes e até traumáticos dentro do Brasil antes da proclamação da república.

Um dos eventos eventos mais marcantes que está fortemente ligado a nossa tentativa de independência foi a revolução Pernambucana.

Acontecimentos que antecederam a Independência do Brasil

Tivemos vários acontecimentos históricos que antecederam a independência do Brasil, caso você tenha esquecido, tivemos a revolução pernambucana de 6 de março de 1817, um movimento organizado pela elite de Recife para tentar declarar a independência de Pernambuco.

Acontecimentos que antecederam a Independência do Brasil
Fonte/Reprodução: original

A crise do sistema colonial também foi um dos fatores agravantes antes da independência, sem falar das grades ideias inglesas e espanholas que se alastravam pelo mundo e foram fortemente recebidas pela elite do Brasil, pois a geração de pensadores que se formavam aqui quase sempre se formavam nos países onde essas ideias iluministas estavam fervilhando e prontas para estourar.

Chegada da família real portuguesa ao Brasil

A chegada da família real portuguesa ao Brasil foi algo bastante polemico, como mencionamos antes já tínhamos tido pequenos complôs de revolta e outros ainda estavam por vir, a má administração, descaso e exploração dos nativos estava em alta e o povo exigia membros da realeza aqui no país.

O embarque da família real para o Brasil só veio a acontecer de fato por conta do bloqueio continental e as ameaças de invasão e dominação da coroa Portuguesa que Napoleão Bonaparte fez.

A vinda da coroa para o Brasil foi um evento deslumbrante para população que nunca tinham visto pessoas tão diferentes, homens com roupas exuberantes, mulheres com lenços em suas cabeças, um cheiro forte de perfume exalava de todos daquela embarcação.

Mas a realidade foi diferente, por saírem às pressas, muitos não tinham pegado nem utensílios básicos de higiene, portanto mascararam o cheiro no desembarque.

Passar meses dentro de um navio durante o período colonia também não era nada fácil, uma infestação de piolho e pulgas de ratos fizeram com que as mulheres raspassem seus cabelos, por isso os lenços em suas cabeças no desembarque.

Mudanças trazidas pela corte portuguesa ao Brasil

Após a chegada da corte ao Brasil algumas mudanças benéficas foram aplicadas, como a criação do Banco do Brasil, da Real Biblioteca, primeira biblioteca nacional criada em solo Brasileiro (hoje em dia é a Biblioteca Nacional), a criação da Academia Real Militar.

Descontentamento com a corte portuguesa

Com o passar dos dias o povo foi ficando muito descontente com a instalação da coroa português no Brasil, enquanto algumas regiões do país viviam em estado de calamidade a corte instalada no Rio de Janeiro dava grandes festas.

Os portugueses começaram a demitir nativos de importantes cargos públicos para empregar os integrantes da coroa.

Aumentaram os impostos cobrados em toda manufatura, mineração e comercio de escravos.

A revolta contra a coroa

A chegada da coroa portuguesa no Brasil foi vista como “Muito folgada”, não demorou muito para revoltas se intensificarem por todo país.

Tivemos a Revolução Pernambucana, Inconfidência mineira, revolta de beckman, guerra dos emboabas, guerra dos mascates, revolta do Felipe dos Santos e algumas outras, essas revoltas não aconteceram necessariamente nessa ordem.

7 de Setembro: A Independência do Brasil

O dia 7 de Setembro foi marcado por ser o dia que nossa independência foi proclamada, segundo a história contada nas escolas o D.Pedro teria ido às margens do rio Ipiranga e proclamado nossa independência da coroa portuguesa.

Mas sendo bem sincero nossa independência ainda demorou um pouco para ser efetivada, nosso primeiro rascunho da constituição teve a interferência do próprio D.Pedro, tire você suas próprias conclusões.

D. Pedro decide ficar no Brasil

No dia 9 de janeiro de 1822 o D.Pedro foi a público para avisar ao povo Brasileiro que ficaria no Brasil.
Isso foi muito importante, pois o Brasil estava a um passo da independência, e a permanência do D.Pedro garantiria que isso acontecesse sem conflitos.

O grito da Independência do Brasil

Para finalizar, vamos deixar claro uma coisa que é pouco contada nos livros de história, o famoso grito de independência do Brasil não foi algo feito por boa vontade da realeza, como descrevemos no artigo teve bastante pressão do povo, então não se engane a coroa não era boazinha.

Encerramos por aqui um pouco do processo que levou à independência do nosso Brasil, se você gostou do artigo não esqueça de deixar seu feedback, vamos adorar interagir com você.

4 comentários em “Saiba a origem da Independência do Brasil comemorada no dia 7 de Setembro!”

Deixe um comentário