A Origem da História e o seu estudo oferece uma perspectiva real de como chegamos até o estágio em que nossa sociedade se encontra atualmente. O que nos faz entender mais a sua importância.
Sendo a história uma ciência social, que retoma o distante passado da humanidade — desde o surgimento da escrita —, podemos também usá-la na era moderna.
Mas quais são as áreas de destaque da história? Como se deu a origem da História e a sua importância para o mundo? Acompanhe essa leitura em que investigaremos o assunto!
O que é a História?
É uma área do conhecimento que estuda os eventos ocorridos no passado afim de compreender a trajetória da humanidade. Porém, os historiadores dizem que a origem da História se deu de distintas formas. Então, há um lado que se volta para a ação humana através do tempo, estudando as consequências desta.

Há outra vertente de estudo que usa esse conhecimento para pesquisar as mudanças de diversas sociedades e culturas no mundo. Assim, o estudo da História se desenvolve conforme o método que o profissional utiliza.
Qual a origem da História?
A origem da História é um tópico que comumente os historiadores concordam em ser dividida nos seguintes períodos:
- Pré-História: todo o período de desenvolvimento do ser humano até a invenção da escrita, contam-se cerca de 3.500 a.C.;
- Idade Antiga: a partir das novas formas de escrita até a queda do Império Romano Ocidental, aproximadamente 476 d.C.;
- Idade Média: conta-se da queda do Império Romano à queda de Constantinopla, grande centro da civilização ocidental. Abarca os séculos V até o XV;
- Idade Contemporânea: vai da Revolução Francesa até os dias atuais.
Nesse caminho da origem da História, alguns nomes se destacaram, como o grego Heródoto que é lembrado como o “pai da História”. Então, foi ele quem iniciou o uso de métodos nessa área.
Posterior a ele, Tucídides, também grego, foi quem realizou os primeiros estudos mais avançados com uso de várias fontes históricas (você pode conferir um de seus trabalhos no livro A História da Guerra do Peloponeso).
Qual foi a sua importância?
Estudar todos os eventos passados e como as sociedades se comportavam, é uma perspectiva de vermos a origem da História e sua importância. Afinal, podemos questionar “como nossos antepassados viviam?”, “como eles se sentiam, pensavam e agiam?” e partir daí para compreender suas motivações e evolução.
Ou seja, preservar a memória do que foi vivido e construído em períodos anteriores ao que vivemos nos ajuda a compreender determinados aspectos da vivência em sociedade atual, bem como a projetar questões futuras.
Construir um futuro aprendendo com os erros do passado nos guia para caminhos mais promissores e assertivos.
Quais são os conceitos da história?
A origem da História e seu estudo compreende 3 conceitos: a historiologia, a historiografia e os eventos históricos em si.
Historiologia, por ter uma abordagem mais crítica sobre o estudo da história, estuda os conceitos, princípios e métodos utilizados na produção de conhecimento. Assim, o conceito está ligado ao questionamento de narrativas dominantes, o que suscita discussões acerca da descolonização do conhecimento histórico e inclusão de outras perspectivas na escrita da história.

A historiografia busca estudar a escrita e interpretação de fatos históricos para que seja possível aprender com eles, como um exercício social. Ela nos ajuda a refletir sobre os fatos e seus registros, a fim de ajudar a compreender os limites e a importância da história para a sociedade.
Já os eventos históricos se tratam de fatos ocorridos que marcam determinado período ou grupo social. Esses eventos podem incluir aspectos positivos (como descobertas científicas, marcos da humanidade e transformações cultuais) ou negativos (como guerras, catástrofes, etc.) que causam grande impacto científico, cultural, econômico, político ou social.
Quais as áreas de atuação da história?
Hoje, observamos a origem da História graças às fontes históricas que estão ainda mais apuradas do que nos tempos de Heródoto e Tucídides. Então, podemos confirmar a veracidade dela por meio das seguintes áreas:
- História Científica: estuda e apresenta os fatos, datas, análises críticas e outros;
- História Narrativa: ouvir ou assistir relatos históricos;
- História Pragmática: uma forma um pouco mais didática.
Historiadores de formação, professores, pesquisadores, profissionais da área de documentação e outros, podem atuar na disseminação dos conhecimentos históricos.
A origem da História e seu estudo até aqui só é possível graças às fontes históricas reunidas após relatos, filmagens, escritos, gravações e achados arqueológicos. Assim, o estudo da História e sua importância significa compreender os fatos e a convivência social. Suas culturas e grupos que agem de tal forma.
Você pode aprender mais sobre a origem da História e pensar na utilidade dela sem complicações ao continuar acompanhando nosso portal.