Origem da Gurgel Motors: conheça mais sobre eles

Conheça a Origem da Gurgel Motors e como surgiu aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da marca, leia aqui!

Você sabia que a origem da Gurgel Motors ocorreu no Brasil, diferente de outras marcas de montadoras de veículos? Em São Paulo, havia um homem com o sonho de construir carros totalmente brasileiros e assim o fez. É graças a ele que temos vários modelos de jipes que são mais resistentes a determinados locais de direção.

Qual a origem da Gurgel?

A fundação e origem da Gurgel Motors ocorreu no dia 1 de setembro de 1969, pelas mãos de um engenheiro-mecânico chamado João Augusto do Amaral Gurgel. O seu maior e mais poderoso sonho era o de construir um carro totalmente brasileiro, e assim o fez.

Origem da Gurgel Motors conheça mais sobre eles
Fonte/Reprodução: original

As suas principais construções, antes da origem da Gurgel, eram karts e minicarros endereçados às crianças logo no começo da década de 60. Ele possuía uma empresa de luminosos, porém não era justamente isto que o fazia desistir do que realmente queria construir.

Não é à toa que entre 1969 a 1971, a origem da Gurgel realmente aconteceu com a construção de um veículo chamado “buggy Ipanema”. Este modelo tinha um motor da Volkswagen e era um carro bem diferente do primeiro criado, o Macan Gurgel 1200, enquanto João fazia parte da sociedade com a empresa Macan Indústria e Comércio Ltda.

Como a Gurgel surgiu?

Conforme explicamos mais acima, a origem da Gurgel veio por intermédio do rompimento de sociedades entre João Gurgel e Macan Indústria. O primeiro modelo feito solo, sem esta marca em conjunto, foi o buggy Ipanema.

Claro, não podemos deixar de contar a você que pouco tempo depois desse modelo, durante a origem da Gurgel, surgiram muitos outros. O Xavante XT apareceu em 1972, com um chassi plasteel, em que João construiu toda a suspensão. Foi o primeiro modelo utilizado pelas Forças Armadas, inclusive.

Além disso, já em 1974, foi construído mais um modelo e este era um jipe maior, quadrado, chamado Xavante XTC. Poucos meses depois, em 74, a empresa lançou mais um modelo conhecido como Xavante X-12, que ganhou o coração de muitas pessoas.

Quais os primeiros carros da Gurgel?

Mencionamos acima que na origem da Gurgel, foram criados diferentes carros como o buggy Ipanema, Xavante XT, Xavante XTC e o modelo Xavante X-12. Se formos contar com a sociedade entre a Macan, há o modelo Macan Gurgel 1200.

Desde a origem da Gurgel, estes são os principais carros feitos durante o período. A evolução foi notória e fez com que diferentes pessoas ficassem realmente interessadas em adquirir um modelo da Gurgel.

Por que a Gurgel se destacou?

Desde a origem da Gurgel, esta marca chamou atenção por praticamente todas as peças serem feitas por João Gurgel. Além disso, não podemos esquecer que os seus modelos quadrados e robustos eram enormes diferenciais que realmente atraíam o público.

Por que a Gurgel se destacou
Fonte/Reprodução: original

Não é à toa que muitos modelos de Xavante chamaram atenção do Exército brasileiro. Muitos dos carros foram encomendados naquele período, pois tinham uma lataria chamativa, inovadora e que serviria para dar a cara ao exército.

Esta é uma das marcas mais importantes do Brasil, independente de estar ou não em atividade. É graças a João Gurgel que muitos veículos ganharam estruturas físicas novas, bonitas e que fossem do agrado dos clientes.

Você conheceu a origem da Gurgel e verá outros posts das principais montadoras mundiais. Gosta da Ferrari ou Ford? Permaneça conosco e saiba como elas surgiram!

Deixe um comentário