Veja a origem da guitarra elétrica e quem criou aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do instrumento leia aqui!
A origem da guitarra elétrica é muito incerta e seu desenvolvimento passou pelas mãos de muitos fabricantes desde os anos 20 até os anos 40, quando foram criadas as versões mais próximas do que temos hoje.
Com a popularidade do Jazz, muitos instrumentistas e ouvintes começaram a se incomodar com o baixo som do violão, que não tinha forma de amplificação para alcançar a mesma potência de outros instrumentos das bandas. Com essa defasagem e uma clara necessidade evolutiva do instrumento, se iniciou a busca por uma versão que pudesse ser mais alta.
O caminho só ficou mais fácil após a invenção dos captadores elétricos, que permitiam que o instrumento fosse conectado a amplificadores que eram conectados a alto-falantes e assim se iniciava a origem da guitarra elétrica.
O que é a guitarra elétrica?
A guitarra elétrica ou apenas guitarra como é conhecida no Brasil, tem esse nome composto por duas palavras pela tradução do inglês Electric Guitar que se diferencia do violão que se chama apenas Guitar.

A guitarra é um instrumento musical composto normalmente de 6 cordas de aço com afinação padrão de “MI, SI, SOL, RÉ, LÁ e MI” de novo, essa afinação pode variar de estilos musicais ou preferências artísticas.
Diferentemente do violão, a guitarra elétrica precisa de conexão a um amplificador para que seu som saia com qualidade, o que em parte resume a necessidade da origem da guitarra elétrica. Hoje já existem outros equipamentos que podem auxiliar ou modificar o som do instrumento como os pedais de efeito.
Qual a origem e para que serve a guitarra elétrica?
Com a popularidade da música jazz, alguns instrumentos de corda foram ficando obsoletos e atraindo pouco interesse dos consumidores por sua falta de potência sonora se comparado com trombones, sax e outros.
Como uma série de testes para conseguir um instrumento de cordas ainda mais potente a empresa National lançou o Resonator, no fim dos anos 20, ainda longe de ser a guitarra elétrica que conhecemos, o instrumento era um avanço ao violão, com seu interior preenchido por cones de alumínio e seu corpo de alumínio ao invés de madeira como usual alcançava um som mais alto.
Apenas onze anos depois a fabricante Rickenbacker lançou o que pode ser considerado como a origem da guitarra elétrica. O instrumento tinha um longo braço e um corpo pequeno e redondo, era equipado com captadores elétricos o que permitia conexão com amplificadores e alto falantes.
Quem criou a guitarra elétrica?
Após a invenção da Rickenbacker, diversas outras fabricantes começaram sua corrida para buscar o instrumento definitivo que pudesse usar captadores, cordas e um corpo de madeira.
Foi então que nos anos 40, Leo Fender criou a Telecaster, uma guitarra elétrica muito popular até hoje e que já tinha o design e efetividade que o instrumento precisava. Paralelo a Fender, a fabricante Gibson lança suas famosas guitarras Les Paul e o mercado de guitarras elétricas se solidifica e se desenvolve para como conhecemos hoje.

É difícil apontar exatamente quem detém a origem da guitarra elétrica, já que diversas pessoas trabalharam em suas ideias separadamente na mesma época. Até mesmo no Brasil tivemos uma tentativa de criar algo como uma guitarra elétrica, porém adaptada para um cavaquinho.
O instrumento criado por Dodô e Osmar, criadores do Trio Elétrico ficou conhecido como Pau Elétrico e se constituía de apenas um braço com cordas e um captador elétrico, o instrumento não tinha corpo.
Quem foi o primeiro guitarrista?
Apesar do suíço Adolf Rickenbacker ter criado e patenteado a primeira guitarra do mundo (o que o tornaria também o primeiro guitarrista). O título de primeiro guitarrista ficou com Lloyd Loar em 1923, já que foi ele o criador dos captadores elétricos e a primeira Gibson, iniciando a origem da guitarra elétrica.
O instrumento se assemelha muito a uma guitarra elétrica como conhecemos, apesar de consideravelmente menor e com o som menos refinado.
Qual foi a finalidade da criação da guitarra elétrica?
O único problema dos violões antigos era a falta de competitividade sonora com outros instrumentos mais potentes. O seu som era ótimo e já existiam grandes tocadores, porém em um show em banda com diversos instrumentos ao mesmo tempo, o som do violão não soava muito bem.
A origem da guitarra elétrica foi no intuito de potencializar esse som, a partir da criação dos captadores elétricos de Lloyd esse caminho ficou mais óbvio já que agora só era necessário a criação de um corpo com material menos ressoantes já que a madeira usada nos violões causava problemas de microfonia. Nos anos 40 esse problema foi resolvido com o uso de madeira maciça.
O violão ainda é um instrumento popular e nunca foi substituído pela guitarra elétrica, os sons eram muito diferentes e os violões também foram adaptados para versões elétricas.
Além disso, a guitarra é um instrumento que pode ser bem mais caro, já que sempre será elétrica e sempre irá precisar de acompanhamentos como cabos e amplificadores, enquanto o violão acústico ainda é um sucesso por poder ser levado e usado em qualquer lugar sem mesmo ter energia elétrica.
Com a origem da guitarra elétrica e seus aperfeiçoamentos para o que é hoje, pudemos ver incríveis guitarristas que criaram técnicas, ritmos e influenciaram suas épocas até com ideias e estilos de vida.
Hoje é um instrumento imprescindível em diversos estilos musicais e até hoje são lançadas novas versões com melhores materiais, captadores e cordas para todo tipo de músico.
6 comentários em “Qual a origem da guitarra elétrica e quem a criou?”