Conheça a Origem da Gripe espanhola o que causou ela aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento da doença leia aqui!
Você sabe qual é a origem da gripe espanhola? Confira neste artigo como foi a origem da gripe espanhola, doença que causou uma das maiores pandemias na história da humanidade.
O que foi a gripe espanhola?
A origem da gripe espanhola surgiu no início do século XX, por volta dos anos de 1918 a 1920, a doença se espalhou rapidamente pelo mundo causando uma pandemia na qual cerca de 50 milhões de pessoas foram vítimas da gripe.
Qual a origem da gripe espanhola?
A origem da gripe espanhola até hoje é um pouco incerta, mas acredita-se que a doença tenha tido sua origem nos Estados Unidos por volta de 1918. A doença seria uma mutação do vírus da gripe no qual foi transmitido dos Estados Unidos com seus primeiros casos em uma base militar do Kansas.

Depois a doença chegou à Europa devido a Primeira Guerra Mundial, e em alguns meses a gripe espanhola já havia se alastrado no mundo todo. Outra teoria sugere que a origem da gripe espanhola teria se originado na China.
E no Brasil?
Após a origem da gripe espanhola, e a doença começar a se espalhar pelos Estados Unidos e Europa, os primeiros casos de gripe espanhola no Brasil foram registrados no mês de setembro de 1918 quando um navio britânico chegou em Recife.
A doença se espalhou rapidamente por todo o Brasil, afetando principalmente grandes cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo. A gripe espanhola matou cerca de 35 mil pessoas no Brasil.
Quais os sintomas da gripe espanhola?
Ao infectar uma pessoa, a gripe espanhola afetava diversas partes do organismo humano, a doença causava os sintomas a seguir em quem era infectado:
- Dores nos músculos e nas articulações;
- Fortes dores de cabeça;
- Insônia;
- Febre alta podendo chegar a 38º;
- Cansaço excessivo;
- Dificuldade na respiração;
- Sensação de falta de ar;
- Inflamação nas regiões da laringe, faringe, traqueia e brônquios;
- Pneumonia;
- Dor no abdômen;
- Aumento ou diminuição da frequência dos batimentos cardíacos;
- Aumento da concentração de proteína na urina;
- Nefrite.
Esses eram os principais sintomas causados pela gripe espanhola.
Quais as causas e as formas de transmissão da gripe espanhola?
O vírus da gripe espanhola era transmitido através do contato entre as pessoas, pela tosse e também era transmitido pelo ar. Outra causa que agravou a transmissão da doença foi a deficiência nos serviços sanitários nos países que vinham sendo afetados pelos conflitos da Primeira Guerra Mundial.
Quais eram os tratamentos da gripe espanhola?
Quando a gripe espanhola teve sua origem, não descobriram uma maneira eficaz de tratar a doença, tendo somente como recomendação o paciente repousar e se manter alimentado e hidratado.

Pela falta de um tratamento, poucos pacientes se recuperaram da gripe espanhola. Além do repouso eram feitos também o uso de aspirina para amenizar os sintomas causados pela doença, como as dores no corpo e a febre.
Como prevenir a gripe espanhola?
Como uma maneira de prevenir a doença, diversos locais no mundo adotaram medidas de isolamento social fechando locais públicos, países como os Estados Unidos passaram a usar máscaras e muitos países também adotaram a quarentena como uma maneira eficaz de prevenção, como por exemplo a Austrália que foi menos afetada pela doença em sua segunda onda graças à quarentena.
Como acabou?
A pandemia da gripe espanhola começou a ter seu fim entre o final de 1919 e o início de 1920 com os números de registros da doença diminuindo com o tempo, não se sabe ao certo o motivo da diminuição, mas pesquisadores acreditam que as sociedades ao redor do mundo passaram a ter imunidade ao vírus, o que levou a diminuição de infectados.
No entanto, o vírus da gripe espanhola não foi erradicado totalmente nos dias atuais, pois muitas de suas características foram encontradas em outras variantes do vírus da gripe comum.
Uma curiosidade, como mencionado já no texto, é que a origem da gripe espanhola não foi no país que a doença possui o nome. O vírus passou a ser conhecido por esse nome devido ao fato de que as mídias jornalísticas de países que estavam participando da guerra eram censuradas, como a Espanha não estava no conflito, sua mídia ganhou bastante espaço com suas matérias sobre a doença.
1 comentário em “Qual a origem da gripe espanhola e suas causas?”