Origem da Ginástica Artística: quais os movimentos e quais os seus objetivos?

Desconhece sobre a origem da Ginástica Artística e não sabe o que estes atletas fazem? Você aprenderá os movimentos básicos, o que é exigido para ser um ginasta e os objetivos do esporte. Veja abaixo:

Qual a origem da ginástica artística?

A origem da Ginástica Artística veio pelas mãos de Friedrich Ludwig Jahn, um alemão responsável por fundar aparelhos para a prática do esporte e um clube próprio às práticas. Os jovens que frequentavam o local se exercitavam regularmente, gostavam da atividade e do que lhes era oferecido.

Qual a origem da ginástica artística
Fonte/Reprodução: original

No entanto, tempos depois da origem da Ginástica Artística, Ludwig foi preso com argumentos de que aquele esporte e os seus instrumentos ofereciam perigos a saúde das pessoas. Aqueles que praticavam o esporte decidiram levá-lo a outras partes da Europa que não na Alemanha.

Durante 1881, anos depois da origem da Ginástica Artística, fundaram a Federação Europeia de Ginástica e já em 1896, o esporte foi integrado nas Olimpíadas em que está presente até os tempos atuais.

Quais são os movimentos básicos da ginástica artística?

Ao longo da origem da Ginástica Artística, muitos movimentos foram inseridos no esporte e outros modificados e há os que se extinguiram ao longo dos anos. Se você não sabe quais seriam estes movimentos, falaremos agora:

  • Avião: braços abertos;
  • Parafuso: rotação em torno do corpo, mas no solo;
  • Flic-Flac: estica-se os braços para ganhar impulso;
  • Roda: apoio invertido na hora de saltar;
  • Salto Pak: salto da barra baixa para a alta;
  • Selada: formato de arco corporal, em que as costas ficam arqueadas.

Cada um dos movimentos, conforme explicamos, desde a origem da Ginástica Artística, sofreram algumas modificações e, atualmente, se exige muito mais precisão e agilidade para os realizar.

O ginasta precisa ter força, coordenação motora, muito equilíbrio, flexibilidade e trabalhar com passos graciosos. Os movimentos não podem ser executados grosseiramente, pois isto faz com que se perca ponto em competições válidas.

Como se classificam as diferentes modalidades de ginástica?

Anos após a origem da Ginástica Artística, houve a inserção de modalidades como a Rítmica e Trampolim. Cada uma das três tem as suas variâncias e o atleta fica responsável por se adequar às exigências da prática.

Como se classificam as diferentes modalidades de ginástica
Fonte/Reprodução: original

Os atletas devem se adaptar conforme o que escolheram fazer, visto que as categorias se modificam entre mulheres e homens. Os esportistas demonstram mais força, enquanto as ginastas apresentam agilidade na realização dos seus movimentos.

O que é preciso para se tornar um ginasta profissional?

Agora que você aprendeu sobre a origem da Ginástica Artística, saiba que este é um esporte que exige a procura de um clube ou instituição que atue com a modalidade desejada. Você precisará trabalhar com um professor ou professora que tenham realmente conhecimento no esporte a fim de melhorar o condicionamento físico.

É neste processo de procura e conversas com os profissionais, que você entenderá a importância de ter bons cuidados com a alimentação e o sono. Duas questões essenciais dentro do esporte, pois sem ambos você arrisca entregar resultados negativos.

Quais são os principais objetivos da ginástica artística?

Durante a evolução desde a origem da Ginástica Artística, os movimentos bem executados, que apresentem força, agilidade, flexibilidade e grande coordenação motora são exigidos pela equipe técnica. Todos os jurados analisam os mínimos detalhes de cada execução e indicarão o que saiu errado e no que poderia melhorar.

Não é à toa que os ginastas treinam o tempo inteiro, pois querem atingir sempre a perfeição. É o esperado por quem realizará as avaliações, portanto, não é aguardado falhas bobas e simples de atletas já experientes.

1 comentário em “Origem da Ginástica Artística: quais os movimentos e quais os seus objetivos?”

Deixe um comentário