Saiba qual a origem da Geologia e sua importância

Veja a Origem da geologia e o que é aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento deste tipo de ciência!

Conhecer a origem da geologia nos ajuda a compreender a tamanha importância que essa ciência tem para nós. Com ela, podemos entender melhor o nosso passado, presente e ter uma noção de como será o nosso futuro. Sendo assim, a geologia é algo muito importante para o desenvolvimento da humanidade.

Mas algumas pessoas têm algumas dúvidas relacionadas a importância e a origem da geologia. Por isso, veremos a seguir qual é a origem da geologia, além de entender como essa ciência foi evoluindo ao longo dos anos, até ter a importância que tem hoje.

O que é a Geologia?

A geologia é um tipo de ciência, que se dedica a estudar tudo que esteja relacionado a crosta terrestre, como o seu mecanismo de formação, quais as matérias que o compõem e identificar alterações que ocorreram ou que ainda vão ocorrer na estrutura da terra.

O que é a Geologia
Fonte/Reprodução: original

Foi através da Geologia que conseguimos importantes informações relacionadas à terra, como, por exemplo, a sua idade, estimada em 4,6 bilhões de anos. Além de nos mostrar que a litosfera é formada pela crosta e manto superior, dividido em várias partes chamadas de placas tectônicas.

Agora que sabemos o que é, e vimos alguns dos seus feitos, vamos conhecer a origem da geologia.

Qual a origem da Geologia?

Durante toda a história, os homens precisaram interagir com as rochas. No período neolítico as rochas eram usadas para moer os alimentos. Já na idade dos metais, os homens descobriram minerais como cobre e estanho que, ao serem fundidos, formam o bronze, permitindo a fabricação de materiais e armas mais resistentes.

Com isso, vemos que a exploração e manipulação dos materiais encontrados na terra foram importantes para o nosso desenvolvimento. Daí temos a origem da geologia, com o homem entendendo que era necessário ter um conhecimento maior sobre as rochas e outras matérias da terra, para melhorar a sua condição de vida.

Mas o primeiro trabalho científico relacionado a terra só veio surgir no século IV A.C. Quando um homem chamado Teofrasto criou uma obra com o título ‘’sobre as pedras’’. Deixando claro que já havia interesse por parte do homem em compreender melhor as estruturas terrestres.

Sendo assim, a origem da geologia vem de milhares de anos, devido a necessidade que o homem tinha em interagir com as rochas. Vamos conhecer mais sobre a história da geologia.

História da Geologia

No século XVIII os homens começaram a tentar realmente ordenar a história geológica da terra. A primeira ideia era a do netunismo, que tinha a teoria de que as rochas teriam vindo do mar primordial.

História da Geologia
Fonte/Reprodução: original

A segunda teoria era do plutonismo, com a afirmação de que as rochas da superfície da terra eram de origem vulcânica. Esse conceito foi elaborado por James Hutton, que através dos seus trabalhos consolidou a geologia como ciência.

Já no século XIX surgiu o uniformitarismo, que afirmava que a situação atual da terra era igual a do passado. O atualismo surgiu como uma evolução dessa ideia, concluindo que através da situação atual da terra podemos entender o passado, mas levando em conta as mudanças que a terra enfrentou durante as eras.

Quando aconteceu o marco da geologia?

O grande marco da geologia ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. Com a necessidade de orientar os submarinos militares, aparelhos como o sonar e o GPS foram criados, acelerando muito o desenvolvimento da geologia.

Através desses aparelhos, o oceano foi melhor conhecido e diversas montanhas foram descobertas, além das fontes de petróleo encontradas.

Qual a importância da Geologia até os dias de hoje?

A geologia continua sendo uma ciência fundamental para a sociedade. Além de nos esclarecer basicamente tudo relacionado sobre a história e estrutura geológica da terra, ela também é importante para a economia, garantindo que a extração de minerais e substâncias como o petróleo, sejam seguras.

Conhecemos então a história e a origem da geologia, que nos possibilita entender a importância que essa ciência teve e ainda tem no desenvolvimento da humanidade.

Deixe um comentário