Pode parecer que não, mas a origem da fralda foi algo de extrema importância para a higiene de bebês e adultos. Essa peça existe desde a antiguidade e já passou pelas mais diversas transformações e materiais de fabricação.
Hoje, ela é algo insubstituível e de extrema importância, não só para bebês, mas também adultos que necessitam desse item. Por isso, confira neste conteúdo qual a utilidade fralda e sua origem.
Qual a origem da fralda?
A origem da fralda é algo incerto, pois é algo que existe desde a antiguidade. Foi possível identificar por pesquisas que crianças da idade média já utilizavam os famosos cueiros nos mais variados materiais. Já os povos esquimós durante o século XI fabricavam e usavam para suas crianças fraldas com a utilização de musgo.
Durante o século XIII, para que não houvesse vazamentos, as pessoas fabricavam com pelo de coelho um tipo de fralda, que era forrada por grama. Também há relatos de que peles de animais e folhas foram usadas para criação das fraldas, assim como eram as roupas durante a antiguidade.

Somente em 1800 iniciou-se de fato a origem da fralda que conhecemos hoje. As primeiras eram fabricadas no formato retangular e eram feitas em tricô, linho ou flanela. Para que o tecido se ajustasse ao corpo do bebê, alfinetes eram utilizados.
A partir de 1807, a Revolução Industrial fez com que a fabricação dessas fraldas avançasse. Assim, iniciou-se a produção e venda em massa das fraldas de pano. Essas fraldas eram reutilizáveis, bastava lavá-las após o uso e colocá-las para secar em um varal.
A fralda foi inventada para ser usada somente pelas crianças?
De fato, a origem da fralda aconteceu inicialmente com o foco apenas em bebês e crianças. Porém, com o passar dos tempos e principalmente com a invenção da fralda descartável que conhecemos hoje, tornou-se de extrema importância para pessoas de todas as idades, principalmente idosos que dependem de cuidados médicos, pós-operados e pessoas portadoras de deficiência.
Hoje, as chamadas fraldas geriátricas, ou seja, fraldas em tamanhos maiores, são encontradas facilmente em supermercados e farmácias. Existem dezenas de marcas especializadas nesse tipo de fralda. No Brasil, essas fraldas são disponibilizadas para diversos grupos através do SUS.
Por que as fraldas são úteis?
Desde a origem da fralda, esse item é considerado um item de higiene íntima essencial para bebês, crianças em fase de crescimento e alguns adultos que não conseguem controlar suas necessidades fisiológicas por algum motivo, como o caso de idosos, pessoas pós-operadas ou portadores de deficiência.
Durante a época que se deu a origem da fralda, existiam apenas modelos mais rústicos, feitos em pano ou outros materiais. Porém, com os avanços tecnológicos, começaram a surgir modelos descartáveis, com géis absorventes e materiais desenvolvidos para proporcionar o bem-estar e a higiene de quem depende do seu uso.
Quem inventou a fralda?
Não se sabe ao certo quem deu a origem a fralda no mundo. Isso porque, existem dados que comprovam o uso desse item de higiene na antiguidade. Já a fralda descartável que conhecemos hoje, foi criada em 1951 pelas mãos da americana Marion Donovan.
A primeira fralda que Marion criou era feita ainda de pano, porém com incorporação de um forro plástico. Durante a origem da fralda descartável, o item de higiene não foi bem recebido e não obteve um número de vendas satisfatório. Mesmo assim, a inventora Marion Donovan resolveu abrir uma empresa e fortaleceu ainda mais a divulgação da fralda.

Ao longo dos anos, esse item foi melhorado pelas empresas de higiene até conseguir dar origem da fralda que conhecemos atualmente. A fralda é algo importante, não só para bebês, mas como para adultos e idosos.
Por isso, a origem da fralda descartável que conhecemos hoje é tão importante. Foi ela que proporcionou higiene e praticidade para a vida de quem depende dela diariamente.