Muita gente não sabe qual é a origem da fotografia, mesmo que essa prática esteja tão presente no cotidiano de todos. Registrar momentos por meio das fotos é um hábito amplamente difundido ao redor do mundo atualmente, mas isso começou muito tempo atrás.
Não é algo exclusivo dos dias atuais o interesse em “congelar” e eternizar situações diversas e momentos vividos pelas pessoas. Esse é, inclusive, um dos motivos ligados à origem da fotografia, lá no passado.
Assim, continue a leitura, deste texto, e saiba mais sobre a origem da fotografia e como ela se desenvolveu ao longo do tempo.
O que é a Fotografia?
Uma maneira simples de definir esse conceito é a seguinte: uma técnica utilizada para gerar reproduções iconográficas da realidade, tendo como base, para isso, o uso da luminosidade.

Essa acepção é ampla, mas ajuda bastante a formar o entendimento sobre o que é a fotografia. Desde a origem da fotografia, a propósito, que a ideia era essa, ou seja, o objetivo sempre foi “congelar” momentos e gerar representações impressas da realidade. Veja, abaixo, como tudo isso começou.
Qual a origem da Fotografia e quem criou?
Estabelecer com objetividade qual é a origem da fotografia não é fácil, pois essa prática é fruto de séculos de evolução do conhecimento sobre a gravação de imagens com a utilização da luz.
Dessa forma, pode-se dizer que o pontapé inicial para a origem da fotografia se deu ainda na Antiguidade, especificamente, com químicos e alquimistas por volta de 350 a.C. Eles já realizavam experimentos que, hoje, são considerados fotográficos, mas ainda iria demorar muito até a primeira fotografia ser feita realmente.
Por isso, veja algumas datas e personagens considerados importantes para a origem da fotografia e seu desenvolvimento:
- Século X: o árabe Alhaken de Basora entende melhor a natureza das imagens projetadas em sua barraca com o auxílio da luz solar;
- 1525: é dominada a técnica de escurecimento de sais de prata;
- 1604: o italiano Ângelo Sala entende melhor que compostos da prata oxidam quando expostos à luz solar;
- 1725: Johann Henrich Schulze projetou, em uma superfície, uma imagem durável;
- 1777: o sueco Carl Wilhelm Scheele reforça a descoberta do italiano Sala, e também explora o enegrecimento dos sais em contato com a luz solar;
- Início do século XIX: o inglês Thomas Wedgwood repete experimentos semelhantes aos do alemão Schulze.
Todos esses eventos deram condições para a origem da fotografia no século XIX pelo francês Joseph Niépce. Foi ele que, de fato, fotografou algo pela primeira vez. Seu nome é lembrado como o do criador da fotografia impressa.
Como funcionava as primeiras fotografias?
A primeira fotografia impressa foi tirada por Niépce em 1826. Para realizar tal feito, ele recorreu ao uso de alguns produtos químicos, como o chamado “betume da judeia”, um material derivado do petróleo, que endurece quando exposto à luz solar.
Ao posicionar seu aparato fotográfico rudimentar no quintal de casa, o francês teve que esperar cerca de oito horas até o betume ser gravado em uma placa de estanho e reproduzir, assim, a primeira imagem fotográfica do mundo.
Como eram os equipamentos e quanto tempo demorava para ver o resultado?
Nos anos seguintes à primeira fotografia impressa, e com a valiosa contribuição de outro francês, Louis Daguerre, Niépce aprimorou a técnica para gravar as imagens. Deixou-se de lado o betume e passou-se a usar prata polida e vapor de iodo.
Essa mudança tornou o processo de “impressão” da foto bem mais rápido e possibilitou a criação de um equipamento chamado Daguerreótipo (nome derivado de Daguerre), considerado uma das primeiras máquinas fotográficas do mundo.
Isso também fez com que o tempo para tirar uma foto fosse diminuído. No primeiro experimento de Niépce, como dito acima, foi necessário a espera de oito horas até que todo o betume estivesse gravado na placa de estanho. Com o Daguerreótipo, no entanto, esse tempo passou a ser de alguns minutos.
Quais foram as evoluções da Fotografia?
Depois da origem da fotografia impressa, em 1826, e da criação do Daguerreótipo, em 1839, o processo de tirar fotos evoluiu bastante nas décadas seguintes. Em 1840, por exemplo, um inglês chamado Fox Talbot criou o calótipo, uma espécie de negativo que facilitava a reprodução da imagem e sua impressão em papel.
Nos anos posteriores, a tecnologia de fotografia se aprimorou, tornou-se menos complexa e mais barata. Graças a isso, surge, nos Estados Unidos, a empresa Kodak em 1886. Essa companhia revolucionou a maneira de tirar fotos, pois vendia câmeras a preços acessíveis e garantia a revelação das imagens.

A criação da fotografia colorida, outro marco importante, se deu em 1861, ainda que de maneira rudimentar e pouco eficiente. Ela foi aprimorada em 1908, quando os irmãos Auguste e Louis Lumierè criaram o Autochrome.
Depois disso, outro momento marcante para a evolução da fotografia aconteceu não tem muito tempo: a digitalização das fotos. A responsável por isso foi, mais uma vez, a empresa Kodak, que colocou à venda a primeira câmera digital do mundo nos anos 1980.
Quais são os tipos de Fotografia?
Após conhecer a origem da fotografia e seu desenvolvimento, vale a pena também destacar alguns dos tipos mais comuns de fotografia. Por isso, confira abaixo quais são os principais.
Comercial
É a fotografia tirada com fins puramente comerciais. Com ela, é possível anunciar um produto ou um serviço.
Documental
Como o nome sugere, esse tipo de fotografia serve para documentar eventos com um olhar mais realista. É muito comum seu uso em documentários ou reportagens.
Eventos
Também existem as fotografias tiradas especificamente para retratar eventos, como festas, festivais musicais e colações de grau.
Moda
O mundo da moda recebe muita atenção, principalmente, devido ao trabalho fotográfico, que é feito dela. Revistas de moda, outdoors e fotos para redes sociais são exemplos de sua aplicação.
Paisagem
Fotografar paisagem também é um recorte temático no mundo da fotografia. Ela, inclusive, rende imagens muito bonitas.
Minimalista
Esse tipo de foto valoriza o simples em termos de composição da imagem. Coisas como cores, luminosidade e enquadramento são pensadas de maneiras pouco complexas aqui.
Fotojornalismo
Diferente da foto documental, o fotojornalismo busca retratar imagens que ajudem a explicar e contar acontecimentos recentes. É indispensável para o trabalho de jornais e páginas de notícias na internet.
Científica
Aqui, as fotografias permitem representar fenômenos científicos e, assim, contribuir para o estudo e a pesquisa.
Esportiva
As diversas práticas esportivas mundo afora também contam com a representação por meio de fotos. Esse tipo de fotografia é muito usada para divulgar e registrar eventos esportivos.
Como visto ao longo dos parágrafos acima, a origem da fotografia e todo seu desenvolvimento, bem como seus tipos, são temas amplos e muito interessantes. Certamente, tirar fotos agora vai ter um significado diferente para você.