Qual a Origem da Física?

Conhecer a origem da Física pode nos ajudar a entender um pouco melhor essa ciência, que já passou por diversas mudanças e avanços, com novas descobertas que a modificaram através do tempo. 

A Física é uma ciência vital para compreendermos muitos aspectos da natureza e tudo que faz parte dela, então, vamos conhecer a sua origem e evolução!

O que é a Física?

Durante a origem da Física, seu nome era “physiké”, que em grego significa natureza. Dito isso, já é fácil compreender que a Física é a ciência que estuda e busca compreender a natureza. 

O que é a Física?
Fonte/Reprodução: original.

No entanto, essa definição se tornou datada, uma vez que houveram separações, com o nascimento de outras ciências como biologia e química, fazendo com que Física se tornasse uma área mais específica de estudo, sendo esse estudo sobre fenômenos que ocorrem com a matéria.

Qual a origem da Física? 

A origem da Física, de forma geral, deu-se na Grécia antiga, porém a Física que conhecemos atualmente surgiu durante a idade média, após as ciências biológicas serem separadas, e a Física passando a assumir o estudo sobre as forças presentes no universo e seus impactos na matéria. 

Para a origem da Física de fato ocorrer, houve uma demanda específica do conhecimento: a necessidade de compreender a mecânica dos objetos, as forças que os influenciam, os movimentos e até a conservação de momento. Galileu foi um grande pivô dessa origem, contribuindo em muito para o conhecimento das forças agentes do universo e seus reflexos na matéria.

Qual a história e a importância da Física?

A Física é uma ciência fundamental para compreendermos e melhor utilizarmos as energias que envolvem o universo, desde temperatura e do reflexo dela em um ferro até, mais atualmente, a compreensão sobre a luz. 

Qual a história e a importância da Física?
Fonte/Reprodução: original.

Tendo em vista que a origem da Física começou com o desejo de aprender sobre essas forças presentes em nosso cotidiano, Galileu Galilei começou a compreender movimentos, através de pêndulos, que o levaram a determinar até o movimento dos planetas.

Isaac Newton, considerado o pai das leis da Física, demonstrou o impacto das forças gravitacionais em seu livro “Principia”. Outro grande físico da história foi Albert Einstein, criador da teoria da relatividade, que mudou nossa perspectiva sobre o movimento da luz no universo.

Quais são os tipos de Física?

Em comparação com a origem da Física, que era uma forma mais geral de perceber a natureza das coisas, atualmente essa ciência estuda diferentes fenômenos. Com isso, existem diferentes ramos na Física, cada um deles voltados a aspectos específicos das forças presentes na natureza.

Física mecânica

Trata-se do estudo da movimentação da matéria, a forma que elas se comportam e suas características, permitindo maior compreensão sobre o movimento.

Física da termologia

Essa Física é relacionada a temperatura e aos fenômenos que a acompanham. Tendo aplicações mesmo no cotidiano, como entender a razão de uma sala estar com uma temperatura maior ou menor do que a temperatura externa, por exemplo.

Física Ondulatória

Relacionada a ondas e os seus comportamentos (comprimento, período, frequência, etc.), com intuito de compreender a natureza por trás dos padrões das ondas, seja como as presentes no mar, ou ondas gravitacionais no universo.

Física Óptica

Essa Física está relacionada ao estudo focado na luz, o impacto que a iluminação exerce sobre a matéria, a sua velocidade e tudo relacionado a essa força.

Física moderna

Uma Física mais nova, que busca compreender aspectos mais atuais observados na natureza, que vemos evoluindo diariamente. Essa ciência abrange novas vertentes como a Física quântica, Física nuclear e até questões sobre a relatividade, com o auxílio de novas tecnologias, assim como gerando novas tecnologias também.

Quais são as áreas de atuação da Física?

A Física abrange uma grande quantidade de assunto, permitindo atuações em áreas que podem ser bastante divergentes, tais como a oceanografia que estuda o mar e áreas costeiras, até astrofísica que estuda os fenômenos relacionados a corpos celestes no universo observável. 

Outros exemplos de áreas que a Física atua são a aerodinâmica e hidrodinâmica, que explicam as forças geradas em objetos em resistência ao ar e à água. 

A origem da Física deu-se pela sede humana de conhecimento, sua história mostra que mesmo através do tempo ela continuou progredindo, permitindo que nossa visão sobre a realidade evoluísse junto dela.

Deixe um comentário