Conheça a origem da Festa Junina e como ela é comemorada

Conheça a Origem da Festa Junina e algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do feriado, leia aqui!

Você conhece a origem da festa junina e quando é comemorada? Ela é uma das datas mais aguardadas pelos brasileiros desde 2020, já que as medidas de segurança proibiam reunião entre muitas pessoas.

Dessa maneira, o público que frequentava há anos a festividade o farão neste ano, e se divertirão com brincadeiras, comidas e muita dança.

Mas, que tal conhecer a origem da festa junina e muitas curiosidades sobre essa data tão especial. Confira tudo isso abaixo!

O que é a Festa Junina?

Trata-se de uma festividade que ocorre anualmente no mês de junho, muito famosa na região Nordeste e em outras localidades do Brasil.

O que é a Festa Junina
Fonte/Reprodução: original

É comum que as pessoas saiam a noite para comemorar, vestidas de caipiras para comerem, brincarem e dançarem em quermesses.

Além disso, a festa junina é uma data aguardada por milhares de brasileiros, e só fica atrás do Carnaval, pois a festividade de junho é uma das mais famosas no Brasil e tudo tem a ver com quem a trouxe ao país.

Qual é a origem da festa junina?

A origem da festa junina está ligada diretamente para com o solstício de verão, muito comemorado pelos povos europeus durante a Idade Média. Estas pessoas agradeciam a deusa Juno pela fartura com festas, a fim de pedir que fossem afastados pragas ou espíritos ruins das plantações.

No entanto, a festa junina, que tem inclusive origem no nome de Juno, começou a fazer parte da Igreja Católica. Dessa maneira, a festividade é inserida no calendário cristão como uma comemoração a ser feita pelos praticantes da religião.

Como a Festa Junina chegou no Brasil?

Como explicado, desde a origem da festa junina a comemoração passou por modificações na Europa, e os portugueses, durante a colonização, trouxeram a festividade ao Brasil. Isto ocorreu no século XVI e, inicialmente, se denominava por festa joanina em referência a João Batista, mas essa nomenclatura permaneceu por muito pouco tempo, e logo deu lugar ao nome que todos conhecemos hoje.

A festa junina, embora tenha suas raízes cristãs, sofreu inúmeras modificações com o decorrer dos séculos até chegar no que vemos no século XXI.

Quais as características da Festa Junina?

As características da festa junina, atualmente, se baseiam em canções de sertanejo, forró e gêneros similares para animar as pessoas e dar aquela cara à festividade. Além disso, a data é marcada por decorações coloridas e chamativas, feitas com balões, bandeirolas, mastros e fogueiras.

Quais as características da Festa Junina
Fonte/Reprodução: original

Todos se vestei como vaqueiros ou caipiras, para dançarem, comerem, participarem das brincadeiras e se divertirem. Por este motivo, muitas pessoas gostam de participar da festividade nos dias em que é comemorada popularmente: dia 13 de junho em homenagem a Santo Antônio, 24 de junho aniversário de João Batista e 29 de mesmo mês, São Pedro é homenageado.

Como a festa junina é comemorada?

A festa é comemorada com danças, comida, muitas brincadeiras e boa música que pode variar desde as clássicas até as mais recentes. Todos se reúnem perto das barracas para conversarem ou escolherem uma brincadeira para participar, por exemplo.

Em escolas, é comum assistirmos à apresentação da quadrilha, que dá início a comemoração junina e permite que todos possam se aventurar nas barraquinhas de jogos ou de comida.

Quais as comidas típicas da festa junina?

Milho, pipoca, pamonha, pé de moleque, paçoca, amendoim, bolos de fubá, cachorros-quentes, canjica, curau, cuscuz e pastéis são as comidas que marcam essa época.

Há também o bolo de aipim ou macaxeira, maçã-do-amor, cocada, caruru, vatapá, quentão, pinhão e arroz carreteiro de comidas na festa.

Quais as brincadeiras da Festa Junina?

Pescaria, tiro ao alvo, arremesso de argolas, cadeia, correio elegante e corrida do saco fazem parte das principais e mais famosas brincadeiras da festividade. Muitas delas garantem prêmios ao vencedor que, na maioria das vezes, pode escolher o que deseja.

Conhecer a origem da festa junina é conhecer parte da nossa história, pois essa festividade é uma das maiores representações nacionais, principalmente na região nordeste. Para saber muito mais sobre nossa história, continue conosco no Origem das Coisas!

Deixe um comentário