Qual a origem da farofa?

Conheça a Origem da Farofa e o que é aqui no origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da farofa, leia aqui!

A farofa é um amor do povo brasileiro, mas você conhece a origem da farofa? Certamente você já provou que esse acompanhamento, e muito provavelmente você ama! Seja a farofa doce ou salgada, ela é com certeza um dos alimentos mais clássicos nas mesas brasileiras.

Em jantares, churrascos, almoços de domingo, não importa a ocasião a farofa estar presente enriquece a refeição. Mas muita gente ainda não conhece a origem da farofa e como ela foi criada. Venha descobrir!

O que é a farofa?

Para analisarmos a origem da farofa primeiro temos que saber exatamente o que é a farofa. A farofa provém da farinha, seja de milho ou mandioca, que é então misturada com algum tipo de gordura animal como banha ou manteiga e depois torrada até adquirir uma cor mais forte e ter um sabor muito mais pronunciado.

O que é a farofa
Fonte/Reprodução: original

As farofas também podem ser misturadas com outros tipos de proteína, que podem ser moídas juntas com a farinha de mandioca e milho, isso faz com que possamos chamar a farofa de farinha temperada ou farinha torrada. Enfim, há inúmeros preparos relacionados à origem da farofa.

Qual é a origem da farofa?

Agora que já sabemos o que é a farofa, estamos mais livres para investigarmos qual a origem da farofa. E já temos uma pista aqui! Se sabemos que a farinha e a farofa têm ligações íntimas, então não seria absurdo supor que a origem da farofa está ligada de alguma forma às farinhas.

E de fato é assim! A farofa entre diversos tipos de pratos nós podemos dizer que é 100% brasileiro! Ela não veio importada de nenhum lugar e nem trazida por imigrantes, mas sim produzida pelos brasileiros nativos: os povos indígenas.

A farinha de mandioca e de milho já era um preparo bastante comum entre as comunidades indígenas. Mas claro que esse alimento não é exatamente saboroso e nem tão nutritivo. Na tentativa de encorpar a farinha os índios combinaram com gordura animal, muitos relatos citam gordura de tartaruga, e esquentaram a farinha. Assim conseguiram a primeira farofa! Um alimento gostoso, nutritivo e que também resiste ao tempo.

Qual a importância da farofa para os indígenas?

A origem da farofa se deu para trazer mais substância a farinha que pode ser desagradável ao paladar e não muito satisfatória para o corpo humano. Já a farofa é deliciosa e nutritiva e certamente deu aos indígenas muito mais força e energia para realizarem suas atividades e sobreviverem em condições desfavoráveis.

Quais os pratos que a farofa mais combina?

O Brasil de hoje tem muito a agradecer aos indígenas pela origem da farofa, pois ela é certamente um dos pratos mais tradicionais em nossa culinária! Um acompanhamento clássico para feijões, principalmente feijoada, sarapatel, dobradinha, churrasco e uma série de outras refeições!

Como preparar uma farofa simples e rápida?

A farofa hoje já é encontrada prontinha no mercado! Mas para aqueles que gostam de preparar a sua própria, podem caprichar na criatividade e torrar farinha de milho, mandioca ou ambas com alguma gordura, seja animal ou vegetal!

Como preparar uma farofa simples e rápida
Fonte/Reprodução: original

Há também a excelente opção de adicionar proteína moída ou em pedaços na farofa, uma das mais comuns é linguiça ou bacon.

Qual o valor nutricional da farofa?

Embora as farinhas tenham sido essenciais para a cultura indígenas as farofas industrializadas podem apresentar muito sódio e gordura. Mas claro, você pode preparar a sua própria farofa em casa e realizar uma versão mais saudável da mesma!

Agora que já conhece a origem da farofa e como essa receita é importante para nosso país, não deixe de aproveitar com ainda mais gosto esse acompanhamento em suas refeições.

Deixe um comentário