Conheça a origem da Farofa de banana Cuiabana e quais são seus benefícios aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do prato típico do Brasil leia aqui!
A origem da farofa de banana cuiabana, bem como o nome já nos alerta, remete aqui ao Brasil, na capital do estado do Mato Grosso: Cuiabá. Tempos atrás, sua origem se deu devido à escassez. Conheça mais dessa história a seguir!
O que é a farofa de banana cuiabana e para que serve?
A farofa de banana cuiabana é um prato típico do Brasil, no qual teve origem na cidade de Cuiabá, que a capital no estado do Mato Grosso.

Ela tem como composição a farinha de mandioca pré torrada, bananas da terra, as quais devem ser caramelizadas com o seu açúcar natural junto de algum tipo de óleo.
Dessa maneira, o prato é uma mistura de sabores, entre o doce das bananas e o salgado da farinha de mandioca, na qual é convertida em farofa pela manteiga, que são tipicamente apreciados no almoço.
Quando surgiu a farofa de banana cuiabana?
A origem da farofa de banana cuiabana se deu há mais de 150 anos, quando o Brasil ainda era um império na América do Sul, a escravidão era legalizada, e o país era governado por Dom Pedro II.
Nesse contexto, a farofa de banana cuiabana surgiu durante a Guerra do Paraguai, no século XIX, entre os anos de 1864 a 1870, entenda mais desse contexto a seguir.
Qual a origem da farofa de banana cuiabana?
O conflito entre o Brasil e seus aliados contra o Paraguai, isolou o estado do Mato Grosso do resto do Brasil, ao ter em vista o fechamento da bacia do rio Paraná pela marinha brasileira durante o conflito. Isso impossibilitou o abastecimento de alimentos na região, o que fez com que os moradores se alimentassem com a produção de alimentos locais.

Acontece que, na época, o estado do Mato Grosso produzia muitas bananas e mandioca, nesse sentido, a origem da farofa de banana cuiabana se dá justamente por causa da escassez de alimentos e o uso da criatividade por parte dos habitantes do local.
Fábrica de farofa de banana cuiabana: onde ela está?
A farofa de banana cuiabana é tão famosa e apreciada que a demanda por esse alimento aumentou tanto que hoje em dia existe até fábrica, que fica em Rondonópolis, cidade localizada a mais de 200 quilômetros da capital Cuiabá, a qual é especializada na complexa produção artesanal da deliciosa farofa de banana cuiabana.
Helena Scaff Pedrosa, cuiabana da gema, de 57 anos, aprendeu a cozinha bem cedo, na infância, junto de seus familiares, e entre todos os pratos no qual ela aprendeu a fazer estava a tradicional farofa de banana cuiabana. Então, quando ela participava de almoços com amigos e família, preparava esse prato e era alvo de muitos elogios, e foi nesse momento em que a Helena deve a ideia de abrir uma fábrica de farofa de banana cuiabana.
Quais os benefícios da farofa de banana cuiabana?
Os benefícios da farofa de banana são muito! O primeiro deles é a praticidade de ser fazer esse maravilhoso prato, pois além dos ingredientes serem facilmente encontrados em qualquer mercadinho de esquina ou hortifrúti, todos os ingredientes são baratos.
Também há a praticidade do preparo desse prato, visto que não se trata de um alimento complexo de ser feito. Em adição disso tudo, há a questão da harmonização da farofa de banana cuiabana com vários outros alimentos, como: carne seca, carne de sol, carnes à milanesa, peixes. Sem falar na possibilidade de customização, pois podem ser adicionados legumes, ervas e temperos os quais customizam o sabor do prato.
Por fim, nós podemos dizer que a farofa de banana cuiabana é mais um dos tradicionais pratos brasileiros nos quais possuem uma história fascinante, que remonta os anos do império brasileiro. O prato mostra a criatividade do povo cuiabano em meio a escassez de alimentos durante uma guerra, na qual durou mais de cinco anos, não só isso, além de história e tradição, apresenta sabor e valor culinário.