Muito se fala sobre a origem da escova de dente, quem foi realmente o responsável por difundir o objeto e qual o país originário. Por ser extremamente antigo, gera confusões em pessoas curiosas que desconhecem sobre a sua produção.
Juntos aprenderemos sobre como foi criada a primeira escova e as suas modificações ao decorrer de todos esses anos, confira.
Qual a origem da escova de dente?
Os egípcios, há 5 mil anos, possuíam um artefato muito parecido com uma espécie de escova dental. Este item havia sido construído com um raminho de planta com as pontas bem desfiadas, a fim de fazer com que as fibras atuassem como cerdas.

Etruscos, os babilônios e povos extremamente antigos já usavam o objeto para tentarem escovar os dentes. É o que realmente chama atenção de qualquer pessoa, pois não se espera que os primitivos fossem realmente se interessar tanto pela higiene quanto nós, povos mais atuais.
Além disso, a origem da escova de dente mais evoluída para a época, veio pelas mãos dos chineses durante o século XV. Eles construíram um objeto com ossos, marfim, varas de bambu e pelos de javalis e porcos. Estes itens unidos e bem montados davam uma função especial ao material: limpar os dentes.
Qual foi o primeiro material usado para fazer uma escova de dentes?
Um dos primeiros materiais usados na origem da escova de dente, foram os raminhos de plantas desfiadas para trabalharem como boas cerdas. Falamos no primeiro tópico que este objeto foi criado pelos egípcios, e foi um dos métodos de se manter a boa higiene.
A evolução e origem da escova de dente, como, de fato, já conhecemos no século XXI, aconteceu em 1780, feita por William Addis. Ele ficou um tempo específico pela prisão e se inspirou em vassouras para fazer a criação das escovas. Era usado, ao invés dos pelos de javali, as crinas de cavalos nas cerdas.
Durante 1935, muito tempo após a origem da escova de dente, Wallace Hume Carothers produziu um material sintético chamado nylon. A sua empresa começou a realizar uma produção em escala para a Wisdom, que se tornou tendência por conter cerdas que não feriam as gengivas.
Quando a escova de dentes foi introduzida no Brasil?
A origem da escova de dente no Brasil ocorreu na década de 60, com a marca TEK que foi lançada pela Johnson & Johnson. Haviam outras marcas como a York, Bukol, Prophylactic e Kolynos.
Com o decorrer dos anos, com a inserção e origem da escova de dente aqui no Brasil, muitas marcas surgiram e fazem sucesso até hoje. Colgate, Boni Natural, Johnsons, Sensodyne, Oral-B, Curaprox e KESS são algumas delas.
Qual é a marca de escova de dentes mais antiga do mundo?
A primeira escova de dente foi feita por William Addis, em 1780. Tempos depois de sua criação, ela passou por modificações com o uso do nylon na composição das cerdas para fornecer maciez. Garantiu, portanto, que as pessoas tivessem conforto na hora de escovar os dentes.

Desde a origem da escova de dente muito se fala sobre quem realmente criou o produto. Pela aparência mais parecida com o que já usamos hoje em dia, Addis é o verdadeiro percursor do produto que passou, claro, por muitas modificações para evoluir e melhorar.
Agora que você aprendeu sobre a origem da escova de dente, por que não permanece conosco para conhecer mais informações interessantes em nosso site?