Qual a Origem da Escola?

Desde a Origem da Escola, esse lugar desempenha um papel importante na sociedade. É nela que crianças e jovens desenvolvem suas habilidades, percepções de mundo e aprendem sobre seus direitos e deveres dentro de uma sociedade. O ambiente escolar também é especializado em preparar o aluno para uma futura carreira.

Para ser o que é atualmente, as escolas se moldaram. Hoje, é possível perceber diversas transformações metodológicas, que esses lugares passaram ao longo dos anos. Aprenda, a seguir, qual a Origem da Escola e outras curiosidades surpreendentes.

O que é uma escola?

Uma escola é um estabelecimento que visa o ensino, seja ele público ou privado. Dentro de um edifício, são ministradas aulas coletivas, com divisão de matérias e programas de ensino determinados pela idade e grau de aprendizado dos alunos.

O que é uma escola?
Fonte/Reprodução: original.

A palavra escola originou-se do grego “Scholé”, que tem o significado de “discussão ou conferência” e também “lazer e tempo livre”. Na Origem da Escola, conforme a tradição greco-romana, esses lugares tinham o intuito de formar homens conforme a exigência da sociedade grega.

Qual a sua importância?

A escola é um ambiente que desempenha o papel de auxiliar o aluno em seu desenvolvimento crítico, social e político. Além disso, é através dela que é possível fortalecer as habilidades, conhecer os direitos e deveres como cidadão e ampliar as percepções sobre o mundo.

Para realizar um bom trabalho, as escolas precisam desenvolver bons métodos de ensino e um consolidado sistema de atividades. É necessário que o aluno tenha curiosidade nas aulas e também desfrute de atividades extracurriculares, que normalmente vão além da formação intelectual, focam no emocional e social.

Quais os tipos de ensino que uma escola possui?

Dentro de uma escola há cerca de sete diferentes tipos de ensino, o tradicional, construtivista, sócio-construtivista, progressista-humanista, democrática, Waldorf e Montessori.

No ensino tradicional, utilizado desde a Origem da Escola, elas utilizam o modelo onde toda forma de ensino é transmitida por um professor em sala de aula. Ele é considerado a figura mais importante, que repassa todo o conhecimento. Nesse tipo, os estudantes passam por provas e outros tipos de avaliações.

Já no ensino construtivista, difundido por Jean Piaget, o aluno deve participar de seu aprendizado e utiliza do educador apenas como suporte e facilitador. No sócio construtivista, o aluno deve conseguir construir sua linha de raciocínio com a ajuda de práticas estimulantes e criativas, colocadas em sala de aula.

Quais os tipos de ensino que uma escola possui?
Fonte/Reprodução: original.

O ensino progressista-humanista é uma forma de ensino que valoriza as individualidades dos alunos. Nessas escolas, há o incentivo para a criança assumir uma postura autônoma com base em seus conhecimentos.

No ensino democrático, os professores agem como facilitadores e devem escutar o interesse de todos em sala de aula. Diferentemente do Waldorf, que trabalha o ensino de dentro da sala no formato conjunto, com foco no desenvolvimento social, individual e também o físico.

Por último, há a escola Montessori, uma linha criada por Maria Montessori. Nela, deve ser considerado o ritmo individual dos alunos e sua vivência livre na escola, com tudo ao alcance dos estudantes.

Qual a origem de uma escola?

A Origem da Escola ocorreu durante a Idade Média dentro de Mosteiros. Nesses ambientes, as pessoas tinham o costume de ensinar as outras. Com uma sociedade mais complexa, os primeiros professores surgiram, que eram pessoas especializadas em passar o conhecimento.

Durante a Origem da Escola, a educação era de difícil acesso. Apenas famílias com uma boa condição econômica conseguiam educar seus filhos em escolas ou com professores. Na Grécia, a educação foi considerada um privilégio e era tratada como uma atividade de lazer, para uma parcela mínima da população.

Qual foi a primeira?

Segundo estudos, a origem da Escola mais velha do mundo aconteceu na China com a Chengdu Shishi, construída no ano de 143 a.C. A escola foi batizada com esse nome por conta da sua construção realizada apenas com pedras. Shishi em chinês significa câmara de pedra.

Qual a história?

A Origem da Escola Chengdu Shishi aconteceu em 143 a.C. O interessante dessa escola é que mesmo sendo considerada a mais antiga do mundo, ela ainda desempenha suas atividades no mesmo local.

No decorrer da Dinastia Han, a Chengdu Shishi sofreu um incêndio. Assim, o prédio teve que sofrer uma reconstrução em 199 a.C. Mesmo diante desse acidente, a escola seguiu em funcionamento.

Porém, esse não foi o único evento que sofreu a escola, durante o colapso da Dinastia Ming, a Chengdu novamente teve seu prédio destruído. E em 1661, a escola se restabeleceu no mesmo local e ganhou o título de destaque em Sichuan, sua província.

Quem criou a primeira escola?

O responsável pela criação da primeira escola do mundo foi o governador da Dinastia Han Wén Weng. Sua criação se deu pelo fato da necessidade de uma escola pública chinesa na província de Sichuan.

Qual o papel do governo com a escola?

O governo federal, segundo a constituição, deve financiar todas as instituições públicas do país. Além disso, fica a cargo do governo toda a organização desse sistema de ensino, para os alunos terem a mesma oportunidade nas escolas.

Mesmo com os municípios e estados sendo responsáveis por suas escolas, o governo ainda deve garantir suporte e um padrão de qualidade. Para a garantia desses serviços, há dois órgãos que atuam na educação: o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Desde a origem da escola, ela é necessária para que todos os jovens e crianças consigam se desenvolver, amadurecer intelectualmente e garantir um bom convívio social. Por isso, em uma sociedade, as escolas são consideradas pilares insubstituíveis. No Brasil, a educação básica é obrigatória e gratuita para todos.

Deixe um comentário