Deseja saber mais sobre a origem da engenharia florestal? Iremos te mostrar que ela é muito importante por estar ligada não apenas às questões sociais e como também ao meio ambiente.
Quer conhecer melhor esse curso e entender como ele está no mercado de trabalho? Vamos te ajudar a entender melhor sobre a origem da engenharia florestal e história, bem como as possíveis áreas de atuação para quem se interessar por esse curso tão encantador.
O que é a Engenharia Florestal?
Antes de falarmos sobre a origem da engenharia florestal, vamos explicar o que é a engenharia florestal, é um curso da área ambiental, que está voltado para o entendimento do impacto humano no meio ambiente e como elaborar as maneiras mais sustentáveis e menos nocivas à utilização de recursos renováveis e não renováveis.
Para que serve a Engenharia Florestal?
A utilidade da engenharia florestal está relacionada à questão do planejamento para exploração e posterior preservação dos recursos naturais.

Isso porque o papel do engenheiro florestal está associado a fazer com que o impacto humano na natureza seja minimizado da maneira mais sustentável possível.
Além disso, o engenheiro também atua na preservação ambiental e recuperação de áreas que foram degradadas, servindo também para ajudar as população que precisa daqueles recursos naturais para sua sobrevivência.
Qual a origem da Engenharia Florestal?
A origem da engenharia florestal teve início na Alemanha em 1811, por uma questão ambiental da época, e foi explorada inicialmente por Johann Heinrich Cotta, criador da primeira escola de engenharia florestal que está ativa até os dias atuais.
Já no Brasil, a origem da engenharia florestal ocorreu depois de muito tempo, em 1960, pela Escola Nacional de Florestas em Minas Gerais, e posteriormente, foi transferida para Curitiba.
História da Engenharia Florestal
O curso surgiu pela necessidade histórica, visto que na época de seu surgimento, na Alemanha, aconteciam muitos problemas causados pela devastação florestal e era demandado profissionais que analisassem esse contexto em função da melhoria da localidade.
Após a abertura dos cursos superiores, de 1971 a 1982, as Nações Unidas, por meio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, fizeram o Projeto 52, uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná e Universidade Albert-Ludwing na Alemanha, com o objetivo de desenvolver ainda mais o curso de Engenharia Florestal.

Ainda no ramo acadêmico, em 1973 foi criado a primeira pós-graduação da área, e em 1982 houve a criação do primeiro curso de doutorado em engenharia Florestal.
Hoje em dia, os profissionais são muito requisitados, pois a questão ambiental vem sendo bastante discutida por ser um tema extremamente importante no que diz respeito a preservação do meio ambiente, bem como utilização de recursos naturais esgotáveis.
Como é o curso de Engenharia Florestal?
Agora que sabemos sobre a origem da Engenharia Florestal, vamos falar sobre o curso em si, tem uma duração de mais ou menos 5 anos e traz em sua grade disciplinas variadas, pois o engenheiro precisará lidar com questões de cunho econômico, social, ético e ambiental.
Por isso, há matérias de sociologia, matemática, química, bioquímica, dentre outros.
Tendo essa gama de saberes, tanto a questão exata do trabalho, bem como a ética, estão interligadas em prol dos objetivos específicos do profissional e permeiam a profissão desde a origem da Engenharia Florestal.
Como está o mercado de trabalho para Engenharia Florestal?
O mercado para esse curso está extremamente favorável visto que há uma demanda por esses profissionais e apesar de ser um curso antigo, ainda há uma falta de profissionais para essa área, fazendo o engenheiro ser muito solicitado.
A média salarial gira em torno de R$ 4.500 e R$ 5.000, além da questão financeira, as questões de ecossistema e sustentabilidade que rondam o dia a dia profissional estão ligadas a própria história do ser humano, fazendo com que o trabalho seja articulado entre essas áreas.
Quais as áreas de atuação da Engenharia Florestal?
As áreas de atuação são amplas e igualmente importantes para economia e sociedade. Elas podem variar tanto de hortas em escolas e o processo de aprendizagem, como auxílio à agricultura, consultoria para empresas, silvicultura e atuação nas produções de sementes, como também gestão ambiental e manejo florestal.
Dessa maneira, conseguimos entender que a origem da engenharia florestal, bem como na sua atualidade, está comprometida com o desenvolvimento mais efetivo da sociedade de forma mais sustentável e econômica.
E para os futuros engenheiros florestais, o mercado se mostra bastante amplo, possibilitando diversas vertentes de atuação.
1 comentário em “Saiba o que é a origem da Engenharia Florestal e como está o mercado de trabalho”