O que nós sabemos sobre a origem da Engenharia de Pesca até agora na humanidade, no contexto da leitura a seguir, vamos dar uma breve pauta sobre como surgiu a origem da Engenharia de Pesca, além de citar como ela está sendo desenvolvida e idealizada.
Em resumo, a origem da Engenharia de Pesca teve início com o povo italiano por volta do século XV e se trata de uma profissão regulamentada por volta de 1971.
O que é a Engenharia de Pesca?
A chamada “AQUICULTURA”, é o termo responsável pelo cultivo e reprodução de peixes e outros animais aquáticos em grandes quantidades.
Afinal, antes disso não sabia ou se tinha recordações, nem dados registrados de algum povo fazendo dinheiro, vendendo peixes específicos ou reproduzindo algum tipo de ramo alimentício aquático de fauna ou flora.

Então pode-se resumir que a origem da Engenharia de Pesca seja próxima a esse termo chamado de “aquicultura” e só existiu dali em diante.
Para que serve a Engenharia de Pesca
Desde a origem da Engenharia de Pesca, como dito acima, esta área estuda sobre o ecossistema marinho, buscando trazer benefícios tanto para o produtor quanto o animal, por meio de melhoramento genético, adaptação do habitat, formas de capturar peixes, moluscos, etc.
Para que também o ecossistema não seja afetado por tanta “caça”. E o profissional tem que levar tudo isso em consideração sem prejudicar o lucro da empresa ou do pequeno produtor.
Qual a origem da Engenharia de Pesca?
Este foi criado em 13 de julho de 1970, por meio da Resolução 12 A-1970 do Conselho de Ensino e Pesquisa. Dali em diante surgiu de forma pioneira aqui no Brasil, o curso de graduação conhecido como Engenharia de Pesca e suas aulas tiveram início por volta do ano de 1971.
Depois de sua origem vieram os demais ensinos que conhecemos até hoje, e o curso de graduação que dura 5 anos inteiros, mas que capacita milhares de profissionais da área em média por ano.
Qual a importância da Engenharia de Pesca?
Imagine que quanto mais a Engenharia de Pesca atua, isso considerando desde a própria origem, mas ela rende dinheiro e lucros líquidos e comprovados as empresas que a sabem aproveitar.
Em resumo, sua importância é que através de seus profissionais e pesquisa, essa área desenvolve técnicas e tecnologias para a produção de pesca sem explorar demasiadamente o meio ambiente ou prejudicar o fluxo natural das águas e peixes.

Por isso, existe a tão famosa temporada de pesca de certas espécies, para que elas não entrem em extinção e prejudique o ecossistema.
Quais as áreas de atuação da Engenharia de Pesca?
Antes de falar sobre o ramo de atuação, precisamos entender sobre o curso superior, onde algumas disciplinas, tem ligações com as áreas de atuação na Engenharia de Pesca aqui no Brasil.
No curso, que dura cinco anos, os estudantes aprendem todas as fases do desenvolvimento da pesca:
- Engenharia;
- Física;
- Cálculo;
- Topografia;
- Aquicultura;
- Confecção de Aparelhos de Pesca e Técnicas de Captura;
- Navegação (embarcações e noções básicas sobre como usá-las);
- Limnologia (estudo da ecologia de ambiente de água doce)
Estas são apenas as principais disciplinas que o curso de graduação oferece. Quanto ao profissional da área, é conhecido como engenheiro hídrico, também pode ser chamado de “Engenheiro de pesca”.
Pode trabalhar nas áreas da criação, captura, industrialização de peixes e organismos aquáticos. Então se trata de um profissional capacitado a desempenhar várias vertentes da criação, reprodução e melhoria de ecossistemas destes animais do nicho específico responsável.
Os engenheiros de pesca podem empenhar diversas atividades, a fim de exemplificar algumas, podemos citar algumas como:
- Ecologia Aquática;
- Extensão Pesqueira;
- Tecnologia do pescado;
- Produção por “piscicultura” de uma espécie lucrativa de peixe.
São diversas áreas de atuação que um profissional do nicho pode estudar conforme o seu curso, todas bem interessantes e recheadas de novidades deslumbrantes.
Cada vez mais a origem da Engenharia de Pesca tem sido valorizada e melhor paga, e bem vista pelo mercado de trabalho, e se tudo der certo e continuar crescendo cada vez mais uma hora será reconhecida como uma profissão de tão alto nível quanto médicos e advogados.