Conheça a Origem da engenharia de energia e o que é aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento a área de conhecimento.
No artigo a seguir, vamos falar um pouco de como foram, os primeiros relatos sobre a origem da Engenharia de Energia, além de explicar para que serve, o que é, e outras curiosidade, confira!
O que é a Engenharia de Energia?
Antes de falarmos sobre a origem da engenharia de energia, precisamos entender o que ela é. Em resumo, é uma área da engenharia que busca aprimorar e otimizar o uso da energia.

Os engenheiros de energia da área chamada de “Engenharia de Energia”, são os profissionais responsáveis por fazer todo o processo de análise e planejamento de um setor de determinada indústria de energia, seja ela renovável ou não.
Ou seja, são os profissionais responsáveis pela pesquisa e implementação de novas modalidades de energias, como a eólica e a solar, que cada vez mais está se desenvolvendo, o que deixa de ser uma fonte de energia alternativa, como são conhecidas.
Para que serve a Engenharia de Energia?
Nos dias de hoje, vivemos em um planeta onde grande parte dele, se importa com o impacto que a vida humana tem, sobre a natureza ao seu redor, e por isso buscam alternativas para diminuir esse impacto ambiental. E é aí que a engenharia de Energia se torna imprescindível.
Os profissionais dessa área são responsáveis por garantir a energia de maneira segura, barata e ainda se possivelmente amigável ao meio ambiente ao seu redor; os engenheiros analisam, planejam e otimizam o processo da condução de energia.
E sempre devem estar atualizados sobre novos métodos, e assim desenvolver novos equipamentos para os tipos de energias, principalmente as renováveis, como a solar e eólica.
Qual a origem da Engenharia de Energia?
Agora que já sabemos o que é, iremos falar sobre a origem da engenharia de energia, a qual pode ter sido iniciada em um tempo, em que nem mesmo os seres humanos a conheciam por este nome.
No começo de tudo, se nos referirmos ainda a época em que foram relatados as primeiras idealizações de energia, os seres humanos que naquele tempo, foram responsáveis pelos primeiros motores feitos para produzir energia em troca de algum combustível.

As primeiras máquinas, funcionavam com a energia da queima de carvão ou madeira, estas belezinhas que eram conhecidas como “máquinas a vapor”. Que foram as mães pré-históricas, dos painéis solares que conhecemos hoje que fornecem energia, em troca de luz solar.
Foi ali onde tudo começou para a origem da Engenharia de Energia, foi o começo de uma profissão e uma faculdade que não só ganharia destaque, como também seria aprimorada. Sobre os cursos superiores, no Brasil, o primeiro curso surgiu em 1999, como um mestrado na UNIFEI.
Mas só em 2003, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, nasceu o primeiro curso de graduação em Engenharia de Energia. Já em 2006, a UFABC passou a oferecer não só a graduação, mas também modalidades de mestrado e doutorado. E a partir dai o curso foi sendo desenvolvido em outras universidades do país.
Qual o papel da Engenharia de Energia?
Desde sua origem, o papel do profissional de Engenharia de Energia é melhorar o consumo de energia de sua empresa contratante, com outras pessoas da equipe. Tornar não só mais fácil e barato, como menos agressivo para o meio ambiente, desde o início de seu projeto.
Pessoas que se formam nesta profissão tem conhecimento prático em várias áreas e nichos de seu mercado, que fazem coisas muito positivas, e estão sempre a par de diversos possíveis, novos projetos para trazer para o seu contratante.
Quais as áreas de atuação da Engenharia de Energia?
O profissional da área de Engenharia de Energia, desde a origem da Engenharia de Energia em si, pode desempenhar vários papéis. A seguir, vamos falar um pouco sobre alguns pontos que a Engenharia de Energia pode seguir, confira:
- Diagnóstico: Este engenheiro é o que vai dar a visão para a empresa, sobre as regiões que têm ou não capacidade de receber, e instalar uma usina de energia; com os outros profissionais do nicho ele planeja tudo, e coloca os projetos devidos no papel com sua equipe;
- Otimização do Consumo de Energia: Esta é uma das funções de Engenharia de Energia em que o funcionário teria que administrar o consumo de energia de seu contratante;
- Desenvolvimento de Tecnologia: O engenheiro também pode atuar no desenvolvimento de novas tecnologias com outros profissionais da área;
- Planejamento Energético: O profissional que com os outros citados, vai continuar ajudando de maneira mais eficiente a elaborar, e colocar tudo em prática, para o seu contratante.
Todas estas funções desempenhadas por profissionais, tem seu valor e suas conquistas dadas desde a origem da engenharia de energia, como o primeiro curso de graduação em Engenharia de Energia do Brasil na UERGS.
Como está o mercado de trabalho para Engenharia de Energia?
Atualmente o mercado de trabalho para a Engenharia de Energia, é vasto e conta com diversas oportunidades e pendências de empregos, para vagas de profissionais específicos da área.
Desde a origem da Engenharia de Energia ela se desenvolveu muito bem, e hoje em dia pode ter diversos setores disponíveis para o mercado atual de trabalho. Vamos citar alguns destes a seguir:
- Setor de Combustíveis;
- Indústrias de Petróleo e Metal;
- Setor Público na área de energia e meio ambiente;
- Empresas de Energia, Distribuidoras, Transmissoras, etc.
E quanto esta profissão paga? Desde que formado e colocado em vagas de emprego boas, profissionais da área podem ganhar mais de R$ 7.000,00. Depende somente de quem, ou para quantas empresas ele dispõe de seus trabalhos e projetos atuais.
Qual foi a sua opinião ao entender mais sobre a origem da Engenharia de Energia?
Achou relevante as informações passadas? Se sim, compartilhe com seus amigos, principalmente aqueles que estão pensando em seguir carreira na área.
1 comentário em “Qual a origem da Engenharia de Energia e para que serve?”