Inspirada em um conto de fadas do século XIX, a origem da Elsa, icônica personagem dos estúdios Disney, é sem dúvida uma incógnita para a grande maioria dos seus fãs.
Isso tanto pela primeira aparição da personagem ser relativamente recente, como também pelo próprio estúdio não comentar sobre essas informações, deixando isso para os bastidores de suas produções.
De toda forma, além da origem da Elsa contada nas telonas, existem muitas outras informações que são cruciais para entender melhor a personagem e toda a sua história.
Neste artigo, vamos ver como a Disney adaptou esse conto de séculos atrás para torná-lo a grande história de sucesso que ele é hoje em dia. Confira a origem da Elsa!
Qual a origem da Elsa?
Oficialmente, a origem da Elsa vem do reino de Arendelle, onde ela e sua irmã mais nova, Anna, são filhas do Rei e Rainha do local. Contudo, desde pequena a jovem Elsa demonstrou ter habilidades misteriosas e mágicas, podendo controlar e criar formas de gelo.
Para sorte da jovem, isso nunca foi um problema para sua família, que a incentivava a controlar tais habilidades. Contudo, após um acidente, Anna é atingida por um raio de gelo e precisa de cuidados mágicos, o que faz com que os pais das irmãs proíbam Elsa de usar seus poderes novamente e também passam a esconder suas habilidades dos seus súditos.

Anos se passam e Elsa está prestes a se tornar a Rainha de Arendelle, mas graças ao que houve com sua irmã, ela isolou todos no castelo do Reino, inclusive Anna, que sempre sonhou em conhecer o mundo lá fora e outras pessoas.
No dia da sua coroação, Elsa acaba revelando suas habilidades e, depois disso, foge do seu reino, com medo de ser repreendida, mas acaba causando outros problemas sem perceber.
Quem é Elsa?
A voz original da personagem é de Idina Menzel, atriz, cantora e compositora, que inclusive venceu o Oscar com a canção Let It Go, atribuída à personagem. No Brasil, a Elsa é dublada por Taryn Szpilman.
Quando a Elsa apareceu pela primeira vez?
A origem da Elsa da Disney apareceu no filme Frozen, de 2013, que se tornou um enorme sucesso de público e crítica, também sendo um dos produtos mais populares de todos os tempos da Walt Disney Studios.

Contudo, a personagem que inspirou a Elsa veio muito tempo antes, em 1844, no conto de fadas A Rainha de Neve, do dinamarquês Hans Christian Andersen. Desde o início da Disney, existia a vontade do então chefe do estúdio, Walt Disney, de adaptar o conto para uma animação, mas isso só aconteceu décadas depois.
Curiosidades sobre a Elsa?
Além da origem da Elsa, separamos algumas curiosidades sobre a personagem, seja dentro ou fora das telonas.
- Elsa é uma das únicas princesas Disney que não possui um par romântico;
- No conto original, Elsa e Anna não são irmãs. Na verdade, Anna é irmã de Kristoff;
- Além dos filmes da série Frozen, Elsa aparece nos jogos Kingdom Hearts e Disney Infinity.
Além de se tornar um dos principais sucessos da Disney nos últimos anos, Elsa mostra a capacidade sem igual do estúdio de adaptar grandes histórias para os dias atuais.
Tendo como base uma história de quase duzentos anos, o mundo de Frozen é hoje um dos mais bem sucedidos do mundo, angariando novos fãs por onde passa.