Conheça a Origem da Effa Motors!

Se você desconhece a origem da Effa Motors, saiba que esta é uma empresa que tem um fundador uruguaio extremamente visionário e criativo.

O dono da Effa Motors, que trouxe ao Brasil uma diversidade de modelos únicos de carros e caminhões, produzidos de maneira única e original, criou uma marca relevante internacionalmente. Vamos conhecer mais sobre sua origem e história!

Qual a história da Effa Motors?

A origem da Effa ocorreu em 2006, quando a empresa direcionou a atenção para o setor automobilístico, fazendo parcerias de sucesso com empresas chinesas e passando a comercializar veículos leves com a marca Effa Motors.

Qual a história da Effa Motors
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, a empresa fazia a montagem de automóveis e demais veículos originários da China, em que atuam junto a Lifan, Jiangling Motors, JinBei, Hafei, Changhe, Sinotruck e HuangHai.

Um dos diferenciais que mais chamam atenção desde a origem da Effa, é a empresa trabalhar com certos modelos de organizações famosas, mas que não atuavam em países como o Brasil. Neste caso, a companhia fazia a venda com o nome Effa, como é o caso do Changhe Ideal, ou melhor, o Effa M100.

Como a Effa Motors começou?

Effa comercializava utensílios como trancas automáticas e enfeites natalinos, no entanto, buscava um mercado mais robusto e após a origem da Effa Motors, a marca se consolidou no mercado através de montagem de carros específicos, por uma técnica e estratégia conhecida como CKD.

Falamos, inclusive, que o Completely Knock-Down, é o uso de kits de certas partes de um produto não montado anteriormente. Dessa forma, as montadoras, o caso da Effa, fazem a construção dos veículos de acordo com os materiais que tem em posse.

Durante muitos anos, desde que aconteceu a origem da Effa, a empresa montava veículos que tinham origem da China. Algumas marcas do país se uniram junto da Effa para trabalharem em expansão no mercado, o que perdurou por muitos anos, até a Lifan desfazer a parceria por assumir a exportação de carros para a América Latina.

Quem fundou a Effa Motors?

A origem da Effa se deu graças ao uruguaio Eduardo Effa, que teve sempre a criatividade ao seu lado. Tanto é que quando era uma criança de apenas 12 anos, construiu um ventilador com ajuda de um motor reaproveitado de um brinquedo.

A história de Eduardo é muito interessante e visionária, visto que ele atuava como um vendedor de enfeites de Natal. No entanto, ele esteve em uma trading na China, conversou com alguns importadores e teve a certeza de que aquele era o momento que tanto aguardou para deslanchar a sua carreira.

Ele diz que esse era o momento da mudança e o agarrou com unhas e dentes, buscando empresas para criar parceria e desenvolver o projeto que almejava. É a partir desse momento que o seu trabalho começa a ganhar forma, ao trazer alguns carros das montadoras Changhe e Hafei ao mercado sul-americano.

A Effa Motors é uma empresa brasileira?

Há sede tanto aqui no Brasil, em Barueri, na grande SP, quanto em San José de Mayo, no Uruguai. No entanto, o seu foco é aqui por nosso país, onde a marca se destaca facilmente por vender caminhões e carros de passeio de excelente qualidade.

A Effa Motors é uma empresa brasileira
Fonte/Reprodução: original

Mas essa é uma empresa que tem um fundador uruguaio, conforme explicamos, que trouxe carros e caminhões de outros países, como a China para o nosso país e conquistou seu renome no mercado.

O que torna a Effa Motors diferente de outras empresas?

Aprender sobre a origem da Effa, mostra que a técnica utilizada por Eduardo é totalmente diferente da que vemos em empresas conceituadas pelo mercado. O uso do CKD fez e faz enorme diferença neste setor, pois são carros e caminhões construídos com outros métodos.

Não é muito comum você ver que existe uma empresa no setor de carros de passeio, que usa materiais de montadoras para construir novos modelos de veículos. Este é um enorme diferencial desde a origem da Effa aqui no Brasil e Uruguai.

Deixe um comentário