Muito tem se falado sobre assunto, mas você sabe qual a origem da ecologia? Em resumo, os estudiosos da biologia se perguntavam porque os animais se comportavam de maneira diferente caso submetidos a meios diferentes. Assim, se deu a origem da ecologia.
Devido à importância dessa área, muitos estudos foram desenvolvidos para entender os conceitos da ecologia. Por isso, confira aqui um compilado de informações essenciais para que você compreenda o que essa área busca definir.
O que é a Ecologia?
Para começar, antes de falar da origem da ecologia, vamos primeiro defini-la. Essa área da biologia antigamente estudava apenas a relação de seres vivos com o ambiente.

Porém, conforme o aumento das necessidades de estudo da área, a ecologia passou a estudar tanto a relação entre os seres vivos e o ambiente (Ecobiose) como também a relação dos seres vivos entre si (Alelobiose).
Qual a origem da Ecologia?
Ainda nos tempos pré-históricos começaram os primeiros estudos de ecologia. Obviamente, ela ainda não se configurava como ciência, mas a sua origem se deu a partir da necessidade do ser humano conhecer o ambiente no qual se localizava e entender como se relacionar com aqueles elementos.
História da Ecologia
A partir da origem da ecologia, sempre que alguma população vivia em algum local, priorizava-se o estudo daquele lugar. Com o desenvolvimento da ciência e evolução dos aparelhos para realizar as análises, começaram os estudos mais profundos.
O resultado disso foi total ampliação dos conceitos ecológicos, como, por exemplo, o desenvolvimento de conceitos muito conhecidos como Habitat, nicho ecológico, entre outras definições. O desenvolvimento da ecologia permitiu também o estudo de várias técnicas de preservação, fato que abriu mais espaço para as ciências que tratam de meio ambiente.
Qual a função da Ecologia?
Agora que você já sabe qual é a origem da ecologia, vamos detalhar mais sobre aquela definição da área dada no começo do artigo. Em termos mais técnicos, a ecologia é a área que estuda sobre as relações dos seres vivos com o meio em que vivem, tanto orgânico como inorgânico. Isso significa que a ecologia:
- Estudará as características dos seres vivos que vivem na localidade;
- Estudará as características da própria localidade;
- Observará como os dois tópicos anteriores se relacionam;
- Pode propor soluções para possíveis problemas.
Perceba a partir dessa lista como que a ecologia necessita de conhecimentos diversos de outras áreas da própria biologia como a evolução, citologia, e também precisa de conhecimentos de outras áreas de estudo como a química.
Qual a importância da Ecologia?
Logo, a partir do tópico anterior e com o conhecimento da origem da ecologia, é notável que a grande importância da ecologia é justamente mostrar como os seres vivos se comportam em cada tipo de meio e como este se porta com a presença dos seres.
Graças aos conhecimentos ecológicos, sabemos que não é viável destruir ambientes aquáticos justamente por afetar a fauna de uma região, já que afeta diretamente em coisas como cadeia alimentar, habitat de vários animais da região.
Qual a diferença entre Ecologia e meio ambiente?
Após ler sobre a origem da ecologia, é comum que ela se confunda com o meio ambiente. Saiba que enquanto o meio ambiente é um dos objetos de estudo da área, a ecologia é a parte da ciência dedicada a estudar as relações existentes nos ambientes.

Espera-se que agora você tanto saiba a origem da ecologia, como também o seu desenvolvimento no passar dos anos. A fim de divulgar mais o artigo, compartilhe em seus veículos de mídia e para não ficar desatualizado de qualquer assunto, retorne sempre para este site.
1 comentário em “Qual a origem da Ecologia?”