Sendo o sistema político base de boa parte do mundo nos dias de hoje, é comum que hajam estudos sobre a origem da democracia nas escolas de muitos países. Ainda assim, acontece de o grande público acabar deixando essa informação de lado, inclusive sem entender o conceito da mesma e como ela funciona para os cidadãos.
Contudo, é muito importante entender toda a trajetória de criação e crescimento desse conceito, que com o passar dos anos se tornou dominante em grande parte dos países e que vai muito além da parte política.
Portanto, neste artigo separamos todas as informações sobre a origem da democracia e como ela funciona até os dias atuais, tanto na parte política como em outras áreas, como a social. Acompanhe a seguir!
O que é a democracia?
Antes de partir para a origem da democracia, é necessário entender seu conceito: é um sistema de governo em que o poder é exercido pelo povo através de representantes eleitos. Ainda nesse sistema político, os cidadãos possuem igualdade de direitos e oportunidades para participar dos processos eleitorais, independente da sua classe social, raça, religião, etc.

A democracia também prega pelo respeito aos direitos individuais e a liberdade de expressão, desde que esta não fira os direitos do coletivo, pois este sempre será o foco principal do sistema.
Qual a origem da democracia?
A origem da democracia nos leva para a Grécia Antiga, mais precisamente na cidade de Atenas por volta do século V a.C., onde aconteciam assembleias com os cidadãos para que as decisões políticas do local fossem tomadas. Dentre elas, eleger governantes, criar leis e discutir assuntos de interesse público. Esse tipo de governo foi chamado democracia direta, pois, o povo participava ativamente das decisões.
A palavra democracia é uma junção dos termos demos e kratos, que respectivamente significam povo e poder na língua grega. Desde a sua origem, o sistema evoluiu e criou novos formatos, muitos que inclusive são adotados até hoje pelo mundo.
Qual a história da democracia?
Após a origem da democracia, o sistema foi utilizado em diversos locais ao longo dos anos, a princípio sendo limitado a pequenas comunidades até que, com a chegada das revoluções em grandes partes do mundo, ela se expandiu e se tornou a base política de muitas nações, como França e Estados Unidos.

Ainda assim, por muito tempo o processo democrático foi limitado a certos parâmetros como idade, gênero, raça e propriedade, algo que também evoluiu com o passar dos anos, com diversas questões humanitárias sendo consideradas.
Com isso, surgiram vários formatos desse sistema, onde todos têm como base os pensamentos vindo desde a origem da democracia.
Quais os tipos de democracia?
Atualmente, existem vários tipos de sistemas democráticos usados em vários países e setores do mundo. E cada um deles tem características que correspondem às necessidades das sociedades que a utilizam. Alguns tipos são:
- Democracia direta: sistema que vem da origem da democracia, onde povo participa diretamente das decisões políticas;
- Democracia representativa: onde os cidadãos elegem representantes para tomarem decisões em prol deles;
- Democracia parlamentar: sistema no qual o poder legislativo é eleito pelo povo e é responsável pela criação das leis, enquanto o executivo é governante como primeiro-ministro ou presidente;
- Democracia presidencialista: semelhante ao parlamentar, mas neste caso o presidente também é eleito pelo povo e possui mais poderes e autonomia;
- Democracia participativa: na qual os cidadãos são incentivados a participarem das decisões por meio de plebiscitos, audiências ou referendos;
- Democracia deliberativa: em que o foco principal é o diálogo e a deliberação entre a população, para assim tomar decisões fundamentadas.
Como dito antes, embora existam estes diversos tipos atualmente, a base de cada uma sempre está na participação do cidadão no processo político, característica imutável da democracia no geral.
Qual é a base da democracia?
Desde a origem da democracia, a sua base principal é que todo o poder político deve ser exercido em nome do povo, além de liberdade, igualdade, justiça e participação coletiva. Todos estes são parte da essência deste sistema, o tornando legítimo e efetivo. Sem estes princípios, não existe um sistema democrático de fato.
Entender a origem da democracia não é somente importante no contexto histórico, mas também para nos ajudar a compreender melhor a sociedade como ela é nos dias atuais, com sistemas que abordam todas as classes sociais e devem sempre focar no benefício coletivo, mas respeitando também o indivíduo.