Conheça a Origem da dança frevo e suas influências culturais só aqui no Origem das coisas. Para entender mais do surgimento da dança frevo leia aqui!
Já se perguntou qual a origem de uma das danças brasileiras mais famosas? Pode não parecer, mas a dança do frevo é tão popular quanto a capoeira ou as quadrilhas de São João.
O Frevo não é apenas uma dancinha de carnaval, ela possui o título de patrimônio imaterial da humanidade, título este concedido pela UNESCO em 2012. Hoje, você vai aprender sobre uma das danças típicas mais interessantes do Brasil.
Qual origem e história do Frevo: essa dança exuberante
A origem da dança Frevo se deu no final do século XIX. O termo “frevo” foi criado por Oswaldo Oliveira, ele deu esse nome por causa da forma como os foliões dançavam, como se estivessem “fervendo” pelas ruas.
Oswaldo Oliveira foi um jornalista pernambucano que nasceu em 14 de setembro de 1882, essa data ficou marcada como o dia do frevo em sua homenagem. O termo “Frevo” foi utilizado pela primeira vez em 9 de fevereiro de 1907 por um jornal da época chamado Pequeno, data essa também considerada pelos pernambucanos como dia dessa expressão artística.

A época de origem do frevo também influenciou muito em sua formação. No final do século XIX o Brasil passava por alguns eventos históricos de grande importância, tais eventos foram a proclamação da república e, principalmente, a abolição da escravatura.
Assim como aconteceu em todo o país, os que foram libertos de suas condições como escravos começaram a se integrar na sociedade e se fazerem mais presentes não só nas ruas mas também nas festas carnavalescas.
O carnaval naquela época era semelhante ao carnaval europeu: roupas caras e máscaras luxuosas, algo que obviamente estava fora do alcance daqueles que foram recém libertos, então tudo o que restava para os mesmos era festejar.
A alta presença de ex-escravos em meio às festas incomodou a elite, o que gerou uma grande repressão por parte da polícia a esses grupos. Muitas vezes era usado a violência para expulsar das ruas os que não faziam parte da elite, entretanto, desde suas raízes o povo brasileiro resiste.
Por conta disso, hoje a dança do frevo possui alguns aspectos “violentos”, muito semelhante ao processo que deu origem à capoeira. Somado a isso, os guarda-chuvas eram utilizados como armas em momentos de briga.
Com o passar do tempo o objeto começou a diminuir de tamanho, ganhando cores e uma aparência mais inofensiva.
Quais são as principais características da dança Frevo
Algo que é inconfundível no frevo é a forma como os movimentos são rápidos, essa dança é conhecida por ser frenética, animada e acrobática. Não importa se é um dançarino ou um folião, todos são contagiados pela música.
E por falar em música, a fanfarra – como é conhecida a orquestra do frevo – é formada principalmente por instrumentos de percussão e de sopro. Os mais comuns são o trompete, o saxofone, a tuba e o trombone.
Outra características inconfundível do frevo é o visual dos passistas, como são chamados os dançarinos. Além das roupas bem coloridas, o clássico guarda-chuva está sempre presente.
Por mais que aparente ser algo puramente visual, o objeto dá um auxílio aos dançarinos quando é necessário executar saltos ou movimentos acrobáticos.
Tipos de Frevo
O frevo também possui divisões. Os três principais tipos são: de rua, de bloco e de canção.
Frevo de rua
O frevo de rua é mais acelerado, não há letra nas músicas e, como o nome já sugere, os foliões, assim como a orquestra, se concentram inteiramente nas ruas.
Frevo de bloco
Esse é totalmente oposto ao de rua, aqui, a orquestra é formada por instrumentos como violões, flautas e cavaquinhos. O ritmo é bem mais lento e calmo.
Frevo de canção
Este estilo possui músicas cantadas, muito semelhantes às famosas marchinhas. As letras normalmente tratam do contexto atual.
O que é o Paço do Frevo
Paço do Frevo é um museu localizado em Recife. Dedicado à valorização e a preservação do frevo, é possível encontrar os mais diversos objetos que referenciam o frevo, pesquisas, estudos e diversos itens ligados a essa cultura pernambucana.
O museu foi inaugurado em 9 de fevereiro de 2014 a partir de uma parceria entre o IPHAN, o governo federal, a prefeitura de Recife e a Fundação Roberto Marinho.
Além de contar a história do Frevo, o museu também conta com diversas oficinas e apresentações relacionadas à dança. Quem visita o mesmo diz que a experiência é semelhante a de vivência do carnaval pernambucano.
Maior movimento do Frevo: O Galo da Madrugada
Tendo sua primeira aparição em 1978, o Galo da Madrugada é considerado, atualmente, como o maior bloco carnavalesco não só do Brasil mas do mundo. Em 1984 o bloco chegou a possuir um Recorde no Guinness, livro dos recordes.
Esse bloco foi criado para resgatar o bloco de rua, seu primeiro desfile ocorreu em 23 de janeiro de 1978 e desde então acontece todos os anos. Seu hino foi eternizado na voz de Alceu Valença, mas já foi interpretado por diversos outros artistas.
Estudar a origem da dança do frevo, assim como de outras danças típicas brasileiras, é algo que pode trazer uma bagagem cultural enorme para qualquer um. O país não é grande apenas em tamanho ou em população, as diferenças sociais mostram como o povo brasileiro é diverso e ao mesmo tempo único.
9 comentários em “Qual a Origem da Dança Frevo e Suas Influências Culturais”