A origem da Dança Esportiva, também chamada mundialmente de Ballroom Dance, ocorreu oficialmente durante a década de 1920. Os responsáveis por seu surgimento foram os famosos clubes de dança de Londres que realizavam semanalmente competições de dança de diversos estilos.
Desde a origem da Dança Esportiva, esse tipo de competição alcançou a popularidade e o título de Esporte Olímpico reconhecido através da COI, o Comitê Olímpico Internacional. Assim, conheça e entenda tudo sobre a origem da Dança Esportiva neste conteúdo, confira.
Como é a dança esportiva e qual a sua origem?
Entende-se como Dança Esportiva, também conhecida de Ballroom Dance em outras partes do mundo, uma modalidade competitiva de dança de salão. Essa modalidade combina esporte e dança.

A origem da Dança Esportiva que conhecemos hoje, se deu em 1920, por conta dos famosos clubes de dança de Londres. Nesses espaços, eram realizadas semanalmente competições de diversos estilos de dança, como: valsa, foxtrot e o popular tango.
Normalmente, as competições da Dança esportiva são realizadas em casal e divididas nas modalidades de Standard (Tango Internacional, Valsa Vienense, Valsa Lenta, QuickStep e Slow Fox) e Latin (Cha Cha Cha, Paso Doble, Rumba, Samba e Jive).
Essas danças são divididas por níveis de aprendizado dos participantes. Com isso, os iniciantes são de nível bronze, já prata são os intermediários e por fim o ouro que são aqueles mais avançados no esporte.
Qual é o objetivo da dança esportiva?
O objetivo da Dança Esportiva é realizar a coreografia com a utilização de técnicas criadas para esse esporte. Normalmente, a competição é realizada em casais e entre os dois há sempre aquele responsável por conduzir o ritmo da dança.
Após a origem da Dança Esportiva e sua consolidação pelo mundo, ficou decidido algumas formas de dançar dentro desse esporte, sendo: dupla de homem e mulher, dupla de dois homens ou duas mulheres, grupos e também ProAm (um profissional com um amador).
Quem pode praticar dança esportiva?
Pessoas de todas as idades podem praticar a dança esportiva. Pois, esse esporte é considerado muito democrático e não existem restrições de idade, limitações físicas ou gênero.
Atualmente é possível encontrar escolas de dança esportiva espalhadas pelo Brasil. Para iniciar os estudos, basta procurar por uma que atenda suas necessidades e se matricular nas aulas.

Sua prática é repleta de benefícios, como bem-estar mental, melhora na aptidão física e até mesmo nas relações sociais do praticante.
Qual é o equipamento necessário para a dança esportiva?
A prática da dança esportiva não requer equipamentos como o caso de outras atividades físicas. Desde o tempo que se deu a origem da Dança Esportiva, sua prática requer apenas roupas confortáveis para o treino.
Em caso de competições de grande porte, se faz necessário o uso de uma vestimenta que chame atenção e combine com a coreografia utilizada pelos dançarinos.
Qual é a roupa ideal para a dança esportiva?
Em competições oficiais é necessário a utilização de roupas customizadas e específicas para esse tipo de dança. Normalmente, as mulheres utilizam longos vestidos colados no corpo e salto alto para a prática.
Também é possível encontrar aquelas que optam por maiôs enfeitados semelhantes aos usados na patinação artística. O ideal é que estejam maquiadas e com cabelos presos.
Já os homens, desde a origem da Dança Esportiva, utilizam roupas elegantes, como ternos largos e sapatos para dança. É importante que a roupa escolhida para prática agregue na coreografia apresentada aos juízes.
Após a origem da Dança Esportiva, essas competições ganharam espaço pelo mundo. Hoje a prática é regida internacionalmente através do World Dancesport Federation, conhecida como WDSF. No Brasil, o comitê responsável por essa prática profissional é o Conselho Nacional de Dança Desportiva.