Conheça a Origem da Dança do forró, os seus estilos e como se tornou o que é hoje aqui no origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da dança, leia aqui!
Nessa leitura você entenderá um pouco da origem da dança forró, uma dança popular da região do nordeste do Brasil, acompanhada de música. Uma música que tem aspecto ligado à cultura e cotidiano do nordeste do Brasil, sua sonoridade é acompanhada de alguns instrumentos, como triângulo, sanfona e zabumba.
Qual origem da dança forró?
A origem da dança forró é datada do século XIX, nesse período a dança ocorrida em terrenos de barro batido, que eram molhados para evitar que levantou muita poeira e para minimizar este possível transtorno, as pessoas dançavam arrastando os pés.

O nome forró tem algumas origens descritas, no entanto a mais aceita é aquela que diz que a sua origem veio da abreviação de forrobodó que possui o significado de arrasta-pé, farra e confusão.
Como o forró virou o estilo musical do Nordeste?
O estilo forró possui três grandes momentos na história nordestina, a primeira dela que diz que ela surgiu com baião disseminado pelo cantor Luiz Gonzaga, ele abriu as portas para esse estilo, na década de 1950, e também tantos outros cantores do gênero, como Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Sivuca.
Décadas depois o forró sofreu um upgrade, com a união de outros elementos sonoros, que antes era somente utilizado nos estilos musicais pop e rock, o baixo, bateria e guitarra, sendo esse o segundo momento da construção do forró como um estilo musical. Os cantores que propagaram esse momento foi família Ramalho, Zé e Elba, além de Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

O terceiro momento aconteceu na década de 90, foi quando ocorreu a difusão por todo o Brasil dessa cultura já tão desenvolvida na região nordestina, e com isso teve o acréscimo de novas tecnologias e plataformas digitais que facilitam que isso ocorresse mais facilmente, grupos como Falamansa, Rastapé, Bicho de Pé e outros grupos figurarão nesse momento super importante desde a origem da dança forró.
O que é dançar forró?
Dançar forró é se entregar a um ritmo que engloba diversos estilos de dança numa só, como danças portuguesas, indígenas entre outras, como também a mistura de cultura.
Quais estilos de dançar forró?
Existem três principais estilos de dançar forró, são eles Xote, Xaxado e Baião.
Baião
É um ritmo musical e de dança com suas origens no nordeste do Brasil, uma mistura de dança africana e indígena.
Xote
É um estilo de dança de salão, bem semelhante a polca, só que de uma forma mais lenta, no Nordeste esse estilo é acompanhado da sanfona.
Xaxado
Sua origem possui divergências, mas a mais aceita que é proveniente do cangaço. É uma dança que acontece em círculo e em fila indiana, de certa forma é uma dança coreografada.
Quais os tipos de forró
O forró foi disseminado entre alguns tipos, que são: O forró pé de serra, universitário e o eletrônico.
Pé de serra
Este é dito com o mais tradicional entre os tipos de forró e se destaca pela característica de ser mais sensual, com jogo de malícia entre os participantes, o que gera uma cumplicidade entre a dupla.
Universitário
A principal característica desse tipo de forró é a complexidade dos passos, bem específicos do estilo, pois junta giros, passos, aberturas e outras coisas.
Eletrônico
Já esse tipo de forró é considerado um subgênero, surgiu no meio da introdução dos elementos sonoros de outros estilos, sendo essa mistura da origem da dança forró com a lambada, axé e outros.
Quando é o Dia do Forró?
Como outros estilos, o forró também possui um dia para ser comemorado e exaltado, o dia 13 de dezembro foi esse dia escolhido para comemorar o dia do forró.
Como vimos o forró se modernizou fazendo da origem da dança forró algo bem diferente do que vemos agora, isso se formos comparar. O forró atravessou fronteiras regionais, espalhadas por todos os estados brasileiros e até fora, por todo o mundo. Na origem da dança forró era associado apenas o nome forrobodó, mas com essa disseminação, outros nomes surgiram, com bate-coxa, arrasta-pé, rala-bucho, entre outros, fazendo desse estilo patrimônio nacional.
3 comentários em “Qual origem da dança forró e como virou a paixão do Nordeste brasileiro?”