Conheça aqui a origem da damurida e como fazer aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do prato indígena leia aqui!
O Brasil é um dos países mais ricos do mundo quando o assunto é culinária, desta vez vamos falar sobre a origem da damurida, o prato de Roraima no qual foi criado pelos povos nativos do estado, que ganhou espaço na mídia e na mesa dos brasileiros. Confira!
O que é a damurida?
A Damurida é um prato típico do estado de Roraima, que consiste em um caldo extraído da mandioca, o chamado tucupi, que é misturado com pimenta e temperado com ervas.

Geralmente, o caldo é acompanhado de carne bovina ou carne de peixes, além disso, o caldo da damurida é acrescido de muitos legumes como tomate, pimentão, vagem, azeitona, mandioca.
Para que serve a damurida?
A damurida é um alimento rico em nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo humano, pois os legumes e os temperos que tradicionalmente acompanham a feitura do prato, indicam um alimento com muitas vitaminas e minerais importantes.
Mas, sob uma ótima mais social, a damurida é um prato que representa a cultura indígena brasileira.
Qual a origem da damurida?
A origem da damurida, como dito antes, é indígena, mais precisamente o povo de etnia Wapichana, do estado de Roraima. Porém, não se sabe com precisão quando a receita foi criada, pois, ao que tudo indica, ela se trata daqueles conhecimentos milenares dos indígenas brasileiros, os quais são passados de geração em geração.

Dessa maneira, todos os passos de preparo e até os utensílios utilizados tem algum conhecimento, como a cuia de barro, que é obrigatória, segundo os próprios indígenas, para preparar corretamente o prato.
O que significa a damurida?
Damurida tem como significado o prato da culinária do estado de Roraima e que é de origem dos nativos daquela região. Então, se trata de um caldo espesso, temperado com muitas pimentas, com jambu, chicória, cheiro verde e a proteína pode ser das mais diversas, os nativos usam carne de caça para compor a receita, porém, pode ser usado carne bovina e peixes. Trata-se de um prato com o sabor diferenciado, próprio da cultura indígena brasileira.
Como fazer damurida?
A damurida de peixe é muito fácil de se fazer. Primeiro, tempere o peixe com sal e limão e deixe-o imerso no suco de limão e no sal. Depois, em uma panela, coloque o Tucupi, que é o extrato da mandioca, coloque um pouco de água, cebola, tomate, chicória, cheiro verde, pimenta-de-cheiro, pimenta malagueta, canaimé, murupi e olho de peixe, e ferva essa mistura por aproximadamente 30 minutos.
Durante o processo de fervura, é normal o aparecimento de uma espuma, e caso aconteça, retire-a com o auxílio de uma colher. Depois da fervura, coloque o peixe dentro desse caldo. Após o cozimento do peixe, a receita está feita.
Quais os tipos de damurida?
Existem alguns tipos de damurida, as principais versões são feitas com carne bovina e a feita com carne de peixe.
Apesar dos diferentes tipos de proteína animal criarem dois tipos completamente diferentes em sabor, o preparo do prato e os temperos continuam os mesmos. Com isso, só mostra como a receita pode ser versátil e customizável pelo cozinheiro que prepara este prato típico.
Por fim, a damurida é o prato que representa um pouco do sabor e da cultura indígena, representa tradição, cultura e conhecimentos milenares.
Gostou de saber qual a origem da damurida? Continue conosco no Origem das Coisas e aprenda muito mais sobre a cultura brasileira e do mundo!
1 comentário em “Qual a origem da damurida: um prato indígena delicioso!”