Origem da Daihatsu: entenda mais sobre a marca!

Conheça a origem da Daihatsu e como foi fundada aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da marca, leia aqui!

Para os amantes das histórias de carros e suas montadoras, a Origem da Daihatsu pode ser bem interessante. Esta, que é uma marca pouco observada, marcou a história da indústria automotiva, produzindo de carros compactos e muito econômicos, até híbridos e elétricos muito antes destes se tornarem tão desejados.

Vamos conhecer então a origem da Daihatsu!

Quando a Daihatsu foi fundada?

A origem da Daihatsu se deu em 1 de março de 1907, inicialmente ela foi criada com o nome de Hatsudoki Seizo Co. Ltda, e fabricava motores a vapor para barcos e tratores. Logo a empresa começou a fabricar automóveis e mudou seu nome para Daihatsu Motor Co., Ltd. em 1951.

Quando a Daihatsu foi fundada
Fonte/Reprodução: original

A Daihatsu é conhecida por fabricar carros pequenos e econômicos, e é uma importante fornecedora de carros populares no oriente. A empresa também tem uma longa história de competição em corridas automobilísticas e ganhou vários prêmios no desenvolvimento de carros híbridos e elétricos, isto já em meados da década de 60.

Entre 1967 e 2018, a montadora foi uma filial da Toyota Motor Corporation, depois se tornou uma empresa independente e continuou produzindo veículos compactos, especializando em minivans e 4×4.

Qual o país de origem da Daihatsu?

O local de origem da Daihatsu é a cidade de Osaka no Japão. Em 1907 foi estabelecida na cidade uma oficina para a fabricação e venda de motores de combustão. A cidade de Osaka, além de sediar a empresa, também tem parte na formação do nome da Daihatsu.

Quem fundou a Daihatsu?

A montadora foi criada por professores da universidade da cidade de Osaka, em 1907 Yoshiaki Yasunaga e Seishiro Tsurumi se uniram para estabelecer na cidade uma das mais antigas empresas de motores e, posteriormente, de carros.

Em 1931 a empresa começa a produção de microcarros de três rodas montados com motores de 500 cilindradas, movido à gasolina. Somente em 1951 a empresa ganha o atual nome, usado até hoje.

Por que a Daihatsu foi fundada?

Agora que entendemos um pouco sobre a origem da Daihatsu, vamos compreender seus objetivos principais. A princípio a empresa tinha a ideia de produzir e vender motores de combustão interna, essencialmente para barcos e tratores.

Mas com o passar do tempo, a empresa começou a crescer e se desenvolver, então passou fabricar automóveis, o que acabou se tornando seu negócio principal. Iniciou, então, o fornecimento de veículos eficientes, confiáveis e acessíveis para a população, com especial atenção para veículos compactos e econômicos, o que a faria logo se tornar uma importante fornecedora de carros populares no Japão e em outros países.

Qual o primeiro carro da Daihatsu?

Antes da origem da Daihatsu, ou seja, ainda enquanto Hatsudoki Seizo Co., a empresa fabricou o primeiro carro com motor em 1907 chamado de Type A, originalmente projetado para ser um trator, mas que também foi utilizado para o trasporte de pessoas. Esse foi o primeiro passo para a Daihatsu se tornar uma fabricante de carros.

Qual o primeiro carro da Daihatsu
Fonte/Reprodução: original

Em 1951, já com o novo nome, a empresa produziu o primeiro carro, chamado de Bee, também com três rodas e 540 cilindradas. O primeiro carro com quatro rodas seria lançado somente em 1958, e apenas em 1963 lançariam o primeiro carro a ser exportado, o Daihatsu Compagno.

Por fim, o que podemos entender da origem da Daihatsu é que uma empresa pode ter muitas mudanças de percurso, mas quando são bem realizadas essas mudanças podem significar progresso e inovação, a empresa é hoje uma das importantes fornecedoras de carros em seu país e marcou com contribuições valiosas a história da indústria automotiva.

Deixe um comentário