Conheça a Origem da Coxinha brasileira e algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da coxinha brasileira leia aqui!
Hoje iremos falar sobre um alimento muito conhecido aqui no Brasil, me atrevo a dizer que é um dos favoritos de muitos, a famosa coxinha brasileira de frango, está presente em praticamente todos os momentos, lanches em casa, festas, até mesmo cafés da manhã. Mas você conhece a origem dela? Aposto que não. Então, vamos conhecer agora.
O que é uma coxinha?
Essa maravilhosa iguaria é um salgado feito com uma massa de batata ou farinha de trigo e recheado com frango desfiado, enrolado em farinha de rosca e frito em óleo bem quente.
Qual a origem da coxinha brasileira e portuguesa?
Ainda no século XIX esse delicioso salgado foi criado na cidade de Limeira, porém existe um conto sobre ele contando que teria sido criado para o filho da Princesa Isabel, que escondido dos Nobres na Fazenda Morro Azul vivia, pois era portador de necessidades especiais, por isso era um pouco complicado alimentá-lo, pois a criança só queria comer coxa de galinha.
Certo dia, a cozinheira não possuía a quantidade adequada de coxa de galinha para a família, incluindo a criança, sendo assim ela fez a primeira versão do salgado utilizando a carne de uma galinhada que havia preparado e o fez com formato de pequenas coxas de galinha e assim foi criado esse maravilhoso salgado, conhecido como coxinha.

Salgado esse que teve uma fama imensa fazendo até mesmo a Imperatriz Teresa Cristina se deslocar até Limeira para prová-lo, a Imperatriz gostou tanto desse salgado que solicitou a receita a cozinheira do menino, para que esse quitute fosse levado para o Rio de Janeiro e feito na cozinha Imperial.
Mais uma curiosidade sobre a coxinha é que mesmo tendo sido criado no Brasil, por essa cozinheira, acredita-se que ele também é baseado em uma receita francesa conhecida como coxa-creme.
Como é feita a coxinha brasileira?
A massa da coxinha brasileira é feita a base de farinha de trigo e caldo de frango e o seu recheio é feito com frango desfiado e muita das vezes ainda leva o catupiry, um tipo de queijo, e para fritá-la é preciso passá-la no ovo, em seguida na farinha de rosca e então fritar em óleo bem quente.
Como é feita a coxinha portuguesa?
Já falamos sobre como é feita a coxinha brasileira, agora vamos à coxinha portuguesa, ela não é tão diferente assim, porém essa é feita a base de batatas ao invés da farinha de trigo e o recheio continua o mesmo, com frango desfiado e a maneira de fritar também é parecida, certas vezes podem até assar no farelo de pão, ao invés da farinha de rosca. Ambas devem ter seus recheios temperados a gosto.

Nesse texto falamos um pouco sobre a história, motivo pelo qual foi criado e receitas antigas sobre esse tão saboroso salgado chamado coxinha, consumido de forma abundante no Brasil, trouxemos também a importância que teve na vida de membros da realeza na história brasileira.